Brasília,
10 de outubro de 2014.
Prezado Irmão Sacerdote,
Ref.: CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2014.
Aproxima-se a Campanha
para a Evangelização de 2014, assim sendo, sinto necessidade de lhe escrever
por dois motivos:
Em primeiro lugar, dada a importância dessa Campanha
para a Igreja no Brasil. De ano para ano, mais nos convencemos de que
precisamos “caminhar com nossas próprias pernas”. As ajudas do exterior, que
tanto beneficiaram nossas Dioceses, diminuem cada vez mais. Devemos ser muito
gratos às Dioceses da Europa e da América do Norte que, durante décadas, nos
ajudaram a evangelizar, a formar futuros ministros e a sustentar nossas
iniciativas no campo social. Mas, ultimamente, essas contribuições têm
diminuído, e um dos motivos é que há Dioceses de outros continentes mais
necessitadas do que as nossas. Diz o povo que “quando Deus fecha uma porta,
abre uma janela”. Essa situação nos tem obrigado a ser criativos e a motivar
mais nossos fiéis para que, também nesse campo, se tornem protagonistas.
Em segundo lugar, estou certo de que seu papel à
frente de uma paróquia, de uma comunidade ou área pastoral é decisiva nessa
Campanha. Nota-se que quando e onde o sacerdote assume a causa e motiva o povo a
participar ativamente da Campanha para a Evangelização, os resultados são
surpreendentes.
Assim, venho motivá-lo a “arregaçar as mangas” e
participar decisivamente da CE 2014 e, portanto, da Coleta Nacional da Campanha
para a Evangelização.
Como a Coleta da CE ocorre no 3º domingo do Advento,
neste ano tal Coleta será no dia 14 de dezembro (claro: terá início já na Missa
vespertina do sábado anterior).
Aumentando as contribuições da Coleta da CE, ganhará
a sua Diocese (45% da coleta), que poderá aplicar maiores recursos nos
trabalhos de evangelização; ganhará o seu Regional (20%), que terá melhores
condições de servir às respectivas Dioceses; ganhará a Igreja no Brasil (35%),
que terá recursos para suas necessidades e para ajudar Dioceses carentes.
O tema da Campanha de 2014 é: Cristo é a nossa paz
(cf. Ef 2,14). Há muita gente que precisa da paz que nasce no coração de
Cristo. Há urgências e necessidades mil nos imensos campos de evangelização.
Assuma, pois, esta causa!
Que Deus o abençoe,
Dom
Murilo S.R. Krieger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Responsável
na CNBB pela Campanha para a Evangelização