1
AVALIAÇÃO DO REGIONAL SUL 1 REFERENTE AO SEMINÁRIO
NACIONAL DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
As
experiências relatadas com análise da mesma nos grupos permitiu, perceber que
no processo de Iniciação sempre, teremos elementos novos a serem agregados, não
há um ponto final. Contudo, houve momentos no decorrer do seminário que ainda,
repetimos “velhas” fórmulas de querermos receitas prontas, com tudo organizado.
Refletimos que faz se necessário nos abrirmos para a experiência do sentir e
isto, deve ser realizado com cuidado e devagar.
O
seminário com seu formato ousado, nos instigou a ousar. Devemos ter a ousadia
de buscar e realizar o novo a partir dos elementos que possuímos através do
diálogo fraterno com a comunidade, não deixando a responsabilidade absoluta com
a catequese, pois, a iniciação é maior que esta. Vale nos perguntarmos como as
demais pastorais estão trabalhando a questão da iniciação.
No
Regional Sul 1 podemos constatar inúmeros trabalhos com a iniciação, cada um em
seu tempo e ritmo e, refletindo a luz dos
relatos apresentados, os trabalhos realizados nas diversas Igrejas deste
Regional, constatamos que, estamos laçando as sementes, como um bom semeador
deve fazer.
O ITINERÁRIO
Compreendemos
que com o itinerário a questão das pastorais (setorização/divisão) desaparecem e que a comunidade como um todo, deve estar a
serviço da iniciação e neste Regional já podemos encontrar dioceses onde as
formação catequéticas não encontramos só a pastoral da catequese. Porém
sentimos que ainda há grandes desafios a serem superados especialmente por
partes dos padres que ainda não compreenderam a abrangência da iniciação à vida
cristã.
O
presente itinerário nos auxilia a superar a visão fragmentada das pastorais e que uma conversão pastoral é uma necessidade urgente em nossa
Igreja e que deve ser realizada com muita paciência, perseverança sem deixar de
levar em consideração a realidade local da comunidade e da família.
Assim,
invocando uma Igreja missionária, incentivando a Animação Bíblico-Catequética,
integramos as diversas pastorais, inclusive a pastoral familiar (porque neste
processo de iniciação envolvemos as famílias), para estarem a serviço da
iniciação à Vida Cristã.
SUGESTÕES E PROPOSTAS
·
PARA O REGIONAL
1- Trabalho conjunto entre Catequese e Catequese junto a
pessoa com deficiência;
2- Organizar mais sistematicamente a escola do Regional;
3- As equipes diocesanas estudarem o itinerário com os
catequistas de base, bem como com os presbíteros e bispos;
4- As equipes dos Sub Regionais aprimorarem-se para que o Regional seja fortalecido;
5- Não esquecer de
continuar o trabalho com os documentos e estudos existentes;
6- Aperfeiçoar a comunicação entre os Sub Regionais e
este, com suas respectivas dioceses.
·
NACIONAL
1-
Realizar mais seminários
no mesmo formato deste, para que possamos conhecer os trabalhos que estão sendo
realizados em nossa Igreja nas diversas partes do Brasil;
2-
Nas reuniões dos Bispos
em nosso regional, motivar estes a lerem o itinerário de modo que possam incentivar
seus presbíteros também a lerem e assim, apoiar os trabalhos que estão ou
vierem a ser desenvolvidos com relação à iniciação.
Pe. Paulo Gil
e Dom
Vilson Dias de Oliveira, DC

