Evangelho do dia Pão da vida
Terça-Feira, 25 de novembro de 2014 – Santa Catarina de Alexandria – Padroeira do Estado de SC
Lucas 21,5-11
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5 algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Em torno do Templo girava a vida, a cultura, a economia e a educação do povo. Contudo, Jesus já havia alertado que o Templo tinha se transformado num covil de ladrões. Infelizmente as autoridades maiores do povo desvirtuaram esta Instituição. O templo não era mais o lugar do encontro com o sagrado. Transformaram o Templo em local de ascensão econômica para um grupo de privilegiados. E Jesus não suportava tal atitude. De agora em diante Jesus será o verdadeiro Templo Sagrado, para o qual acorrerão todas as gentes. Deus armará n’Ele a sua divina morada. Ele, Filho de Deus, gerado no ventre puríssimo de Maria, ungido pelo Espírito Santo, será o novo Templo. Ele mesmo será o verdadeiro Sacerdote, o verdadeiro Altar e o verdadeiro Cordeiro que tirará o pecado do mundo. É por Cristo, com Cristo e em Cristo que deveremos sempre construir nossa saudável relação religiosa. Descobrir Cristo é descobrir a maior beleza. Nele a beleza se fez carne e habitou entre nós.
Oração
Senhor Jesus, morada viva do Deus vivo no meio da humanidade, habita em mim. Faze de mim a Tua santa habitação. Desmorona, Jesus, dentro de mim todos os falsos e insustentáveis costumes que muitas vezes me fazem desviar e até perder a verdadeira dimensão do mistério e do sagrado. Que neste mundo dilacerado pelos contra valores e marcado pela agitação e pelo vazio, eu possa redescobrir-Te como Valor Absoluto de minha vida. Concede-me a graça de perceber os sinais dos tempos. Livra-me dos falsos e interesseiros profetas. Derrama sobre mim os dons preciosos do Teu divino Espírito para que eu seja uma pedra viva na edificação de Tua Igreja, hoje, como autêntico(a) discípulo(a) missionário(a). Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito encontro com Deus no teu templo que e teu interior.
Aceita meu forte abraço e minhas preces. Rezemos pelo povo de SC.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.