Quarta-Feira, 3 de dezembro de 2014 – São Francisco Xavier - Missionário da Ásia
Mateus 15,29-37
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29 Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30 Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31 O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32 Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34 Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35 E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36 Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37 Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Ninguém permanece igual depois do encontro pessoal com Cristo. Fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo é, das experiências interessantes e profundas, a mais excelente. O encontro com Jesus faz mudar o rumo da vida e dá sabor ao existir humano. Preenche o vazio existencial e estimula à conversão. Este encontro cura a alma, o físico e o psíquico. Jesus dá um sentido maior ao puramente humano. E ele sente compaixão. Estavam com fome... Jesus não se preocupou somente com a dimensão espiritual daqueles pobres marginalizados. Para Jesus o estômago também contava. As necessidades materiais também são importantes. Portanto, Ele quer dar também o pão material, tão necessário para o desenvolvimento integral das pessoas. Ele provoca os discípulos à criatividade: “Quantos pães tendes?” O humano, que sempre parece querer dificultar a ação divina reage negativamente: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” E Jesus provoca a todos nós para a ação solidária. Não podemos ficar indiferentes diante das necessidades dos que sofrem. Para Jesus o pouco sempre pode ser transformado em muito. Basta que tenha partilha consciente. E para nós, acostumados a esbanjar irresponsavelmente, Jesus manda recolher as sobras.As sobras também poderão se transformar em milagres...
Oração
Senhor Jesus, fonte que sacia a fome de Deus e a fome de pão, vem saciar meu coração atribulado, aflito e, tantas vezes, desesperançado. Faze, Jesus, que eu me aproxime do Teu coração misericordioso, levando minhas enfermidades, meus anseios, meus ideais e meu desejo de ser melhor. O encontro pessoal contigo transforme minha vida. Estar contigo possa ser a delícia de meu coração. Cura-me! Que o bálsamo do Teu perdão Sacramental e a energia da Sagrada Eucaristia possam curar minhas muitas enfermidades. Cura-me também da insensibilidade que me desumaniza e não me deixa perceber a dor de tantos sofredores que vivem ao meu lado. Faze-me mais responsável no uso dos bens da criação. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita partilha.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.