"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Reflexão do 3º Domingo do Avento - Ano B - 2014


Estamos no Advento e neste final de semana se abre uma janela neste tempo litúrgico, onde a espera se faz presente, para colocar a “Alegria”, por isso que é chamado de “Gaudete”, isto mesmo, este final de semana nós queremos, com toda a Igreja, celebrar a LUZ, como nos diz João “o Batista”: Eu vim para dar testemunho da Luz”. Neste período em que celebramos a espera do Senhor que vem e veio no Natal, mas que esperamos o Senhor que vem para colocar um fim na iniquidade sobre a terra (Universo) e queremos dizer que tudo isso é a alegria da Luz que brilha e transforma a todos aqueles que se abrem ao seu chamado.

Sabemos que João era primo de Jesus, que seus pais eram de idade avançada e que certamente João ficou, logo cedo, órfão de seus pais, mas existia em João, desde o encontro de Maria com Isabel, um chamado de Deus e com isso tinha uma missão, esta missão foi despertada em um período que ele passou com os Essênios que tinham uma espécie de mosteiro próximo ao Mar Morto. Neste período João descobriu sua vocação nos estudos das Sagradas Escrituras e nas tradições de seu povo. E segundo a tradição Jesus também esteve com os Essênios, mas não sabemos por quanto tempo.
João descobre sua vocação e vai pro Jordão batizar as pessoas que querem buscar uma conversão, neste sentido João trás uma novidade, pois até então os Judeus faziam abluções com água no sentido de “se” purificar, mas João começa a batizar, isto é, derramar água sobre as pessoas lavando-as para uma conversão. Agora alguém batiza e isto é totalmente novo.
Mas muito mais que batizar, ele proclama pra que veio: “Eu sou a voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor”, e anuncia quem virá após ele: “no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. E em outro texto diz: “Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo”. (Jo 1,33).
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente”. É Jesus, esta Luz que veio ao mundo, e que nos Batiza no Espírito Santo para nos conformar a Deus por isso que devemos assumir a vida de João em nós. Assim como gritava no deserto da Palestina e buscava anunciar a Boa Notícia que o Senhor já estava em nosso meio devemos, hoje, gritar no deserto da indiferença, do orgulho, da ambição, do materialismo, do relativismo... Que Jesus está em nosso meio e que traz uma vida nova através do Batismo no Espírito, isto é, de uma efusão da presença do Espírito, mas como uma nova experiência, um novo Pentecostes.
Somos, hoje, chamados a sermos os novos “Batistas” de nosso tempo a sermos uma voz que grita neste deserto da indiferença. Mesmo que tenhamos que passar pelo ridículo diante desta sociedade consumista, hedonista... Temos que gritar proclamar com audácia (Parresia) o nome de Jesus e buscar salvar pessoas para Deus. Os homens não sabem do perigo a que estão expostos, estão cegos, surdos, mudos, cabe a nós filhos de Deus resgatados pelo sangue de Jesus a fazer a diferença na sociedade mesmo que tenhamos que dar a vida pelos irmãos em Cristo. É o que chamamos de Martírio branco, sem derramamento de sangue, mas de testemunho verdadeiro de sermos seguidores de Cristo e que não compactuamos com o mundo dominado pelo Demônio.
Seja de Cristo. Hoje, e faça a diferença, não tenha medo...
Antonio ComDeus
 
1ª Leitura - Is 61,1-2a.10-11
Exulto de alegria no Senhor.
 
Salmo - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)
R. A minh'alma se alegra no meu Deus.
 
2ª Leitura - 1Ts 5,16-24
Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservados para a vinda do Senhor.
 
Evangelho - Jo 1,6-8.19-28

No meio de vós está aquele que vós não conheceis.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.