Quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 2ª Semana da Páscoa
João 3,16-21
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.
16 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Amar será sempre uma questão de exercício. Viver sem amar e ser amado(a) é como se já estivéssemos mortos. O amor é a própria alma, é aquilo que nos anima. Para Deus, infinitamente carinhoso e bom, que nos ama apaixonadamente, o amor tem sabor de regeneração, de resgate, de redenção e de salvação. É neste sentido profundo que vamos compreender este trecho do Evangelho. Deus nos amou tanto, tanto, mas tanto, que chegou a dar-Se em Seu Filho Jesus Cristo. Somente neste amor misericordioso é que podemos encontrar o verdadeiro sentido da vida. Em Deus o amor verdadeiro tem face de transcendência e sabor de eternidade. A vida eterna será, certamente, consequência da nossa capacidade de amar. Amor verdadeiro liberta, cura, perdoa, gera vida, acolhe, inclui. Deus fez e continua fazendo isso de forma excelente. E a condição única que Ele estabelece para que tenhamos vida n’Ele, é crer. Não tem nada de difícil ou impossível no ato de crer. Basta-nos crer n’Ele, que é amor, para recebermos os frutos deste amor gerador de vida.
Oração
Senhor Jesus, amor incondicional que gera salvação e vida plena, salva-me por Teu infinito amor de predileção. Cura minhas feridas interiores, meus ressentimentos, minhas mágoas. Cancela em mim todo desejo de vingança, todo ódio, toda raiva, toda inveja, todo orgulho. Imuniza-me com Tua graça santificante. Não deixes, Jesus, que o pecado me escravize, fazendo-me preferir as trevas à luz. Cura meu coração dilacerado pelo pecado. Livra-me da desgraça de ser motivo de pecado para alguém. Regenera-me e me salva pela força do Teu amor. Faze-me entender que amor é atitude e que será sempre na ação concreta que testemunharei o imenso poder do Teu amor transformador. Educa-me com amor, para o amor e pelo amor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita regeneração pelo amor.
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - No Bicentenário do nascimento de São João Bosco.