Segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 8ª Semana Comum
Marcos 10,17-27
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros:“Então, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Um dos temas mais importantes e atuais para nossa vida de seguidores de Jesus Cristo é justamente o tema da vida eterna. Possuir a vida eterna é a melhor e mais importante conquista que uma pessoa deveria almejar. Não basta ter tudo neste mundo se viermos a perder a vida eterna. Muito mais importante do que a riqueza é a solidariedade. Rico mesmo é quem sabe ser solidário. Contudo, convém que nos perguntemos se realmente estamos interessados, de verdade, na vida eterna. Afinal, a sociedade na qual estamos inseridos força a relativizar tudo e não otimiza o tema da vida eterna. O que vale é o aqui e o agora. Vale o ter sem medida, independendo do modo como se pode conseguir o que se tem. Vale o desfrutar sem medida tudo o que está ao nosso alcance, ainda que de modo irresponsável. O prazer vazio das coisas momentâneas tem tirado muitas pessoas do foco principal. A liberdade espiritual diante de tudo aquilo que podemos possuir nos faz pessoas alegres, transparentes, serenas. Como nos diz o salmo 83: “um dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele”. É a beleza da vida eterna.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo chamado, chama-me para o seguimento e para fazer parte do Teu Reino de amor. Ajuda-me, Jesus, a possuir a vida eterna, libertando-me do apego desenfreado aos bens materiais. Que meus bens materiais não sejam empecilhos para não possuir a vida eterna. Faze-me mais solidário(a) com os que sofrem. Contudo, educa-me para o entendimento de que a melhor oferta que posso fazer é a oferta de mim mesmo(a). Faze-me livre, Jesus, para ser mais capaz de doação de vida. Liberta-me da escravidão do consumismo desenfreado. Não permitas que eu fundamente a minha segurança nas riquezas deste mundo. Que nenhuma posse material me mantenha longe do Teu infinito amor. Tua graça me faça cada vez mais responsável na construção cotidiana da vida eterna. Tudo passa, menos o Teu infinito amor por mim. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita solidariedade.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.