"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 19 de maio de 2015

Salmo da Organização da Criação

Dom José Maria Maimone

Salmo da Organização da Criação

Dom José Maria Maimone
Bispo emérito de Umuarama (PR)
Hoje meditei sobre o salmo 103, que se encontra no Ofício das Leituras do 7º Domingo da Páscoa, usando o meu livro “Os Salmos dos Cristãos”.
Como é bonito e confortante a gente observar o carinho e cuidado com que Deus criou todas as coisas e determinou como elas deveriam permanecer para glorificar o Criador. Pena que muitas coisas, principalmente os humanos, se transviaram tomando atitudes contrárias às desejadas por Deus.

Aqui pude compreender porque se diz que o pecado é a raiz de todos os males do mundo.
Vou tomar alguns versículos do salmo que poderão nos ajudar a degustar a harmonia desejada por Deus em toda a criação:
“Senhor, eu vos louvo e bendigo com todo o meu ser. Ó meu Deus, como sois grande. De beleza e majestade estais vestido e a luz vos envolve como um manto” (vv. 1 e 2).
Deus é grande e belo. Não fosse assim não podia ter criado tanta coisa e tão lindas. O v. 2 nos coloca no clima do tempo litúrgico: Páscoa e Ascensão. Jesus se revestiu da glória divina.
Os v. 4 nos mostra, de maneira figurada, como Deus usa suas criaturas de maneira que a gente nem poderia imaginar: “Usais os ventos como mensageiros e as labaredas do fogo como vossas servidoras”. Para nós, geralmente, as ventanias e o fogo só causam estragos.
Muitas vezes escutamos os incrédulos dizerem que Deus se esqueceu de nós. Este salmo nos mostra como Deus cuida com muito carinho, não apenas das pessoas, mas também de todos os animais, plantas e minerais.
O salmo diz: “Do céu enviais as chuvas para os montes e não deixais faltar à terra a água necessária” (13).
“Fazeis nascer o capim para os animais e dais crescimento às verduras e cereais que o homem cultiva. Assim a terra lhe dá o necessário para viver: vinho para torná-lo alegre, óleo para ungir seu corpo, pão para lhe dar vigor” (14-15).
“Vós cuidais das árvores... Ali as aves fazem seus ninhos, as cegonhas fazem sua casa no topo dos pinheiros; os cabritos selvagens vivem nas altas montanhas, e as ratazanas se escondem nas frestas dos rochedos” (16-18).
Tudo isso nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Quanto valem dois passarinhos? Uma ninharia, não é verdade? No entanto nenhum deles cai no chão sem a permissão do Pai do céu... Não tenhais medo, pois valeis bem mais que muitos pássaros” (Mt 10, 29-31).
E para terminar, uma alusão maravilhosa ao Espírito Santo: “Quando enviais o vosso espírito tudo é criado e, assim renovais a face da terra” (30).

Publicado em: 
http://www.cnbb.org.br/outros/dom-jose-maria-maimone/16523-salmo-da-organizacao-da-criacao

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.