"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ver de cima

Dom José Alberto Moura

Ver de cima

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)

Quanto mais em cima estivermos enxergamos mais amplamente tudo, se nossa vista estiver boa. Quanto mais fechada em si mesma e com a visão ofuscada, menos a pessoa tem noção adequada da realidade a seu redor. Por isso, a perspectiva de vida com seu sentido torna-se mais abrangente para quem olha a existência com a visão total da mesma.

Jesus, do alto da cruz pode olhar compassivo para nós e derramou todo o seu sangue para nos regenerar da visão e prática egoísta da vida. Após a ressurreição Ele se elevou para junto do Pai, com o olhar redentor para conosco, sendo nosso grande intercessor perante o agora também nosso Pai, conforme Ele nos ensina no Pai Nosso. Mas para termos o direito de estarmos junto a Deus um dia na eternidade, precisamos também ter o olhar dele, buscando o que é do alto, ou seja, uma vida que é regida não pela carne ou o egoísmo, e sim pelo Espírito ou o amor. Ele cura nossa visão e nos coloca em posição elevada para vislumbrarmos a vida com a luz da misericórdia, da justiça e da fraternidade. Afinal, Ele não veio à nossa pequenez à toa. Ergue-nos na visão da caminhada terrena para assumirmos nossos passos para a construção da história humana com o olhar divinizado.
Antes da ascensão ao céu Jesus deu as últimas instruções aos discípulos e lhes assegurou a vinda do Espírito Santo, que dá robustez à fé dos mesmos. Deste modo eles cumprirão a missão deixada pelo Mestre: “Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria e até os confins da terra” (Atos 1, 8). A vida terrena nos dá o mérito da vida eterna feliz se cumprirmos aqui nosso dever de casa, ou seja, seguindo os passos do Filho de Deus, imitando-o e propagando seus ensinamentos aos outros. Não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos colocar a mão na massa, através do uso dos dons de Deus para colocá-los a serviço da construção da convivência na promoção da vida e da dignidade humana, promovendo a vida de todos com verdadeira humanização. Deus quer a vida terrena boa para todos. Mas cada um deve dar de si para que isso vá progressivamente acontecendo, mesmo à custa do sacrifício de si, como o próprio Cristo fez exemplarmente.
Paulo lembra o poder de Jesus, que “colocou tudo sob os seus pés” (Efésios 1, 22), ou seja, Ele implantou aqui seu Reino, em que seu amor e seus valores ou critérios superam os poderes humanos, que, por si, não têm força para promover totalmente a dignidade humana, que precisa do amor de Deus para sua transformação. Ele está acima de qualquer poder humano, pois é o Filho de Deus. Com Ele, e seguindo seus ensinamentos, somos capazes de fazer reinar a justiça na terra, em que todos sejam tratados como filhos de Deus. Haverá uma visão ampla da vida, em que a pessoa humana é tratada realmente como imagem e semelhança divina. Como Deus criou tudo e cuida maravilhosamente do universo, o ser humano é chamado a ter a visão abrangente e cuidar da terra de modo amoroso e carinhoso. Só com esse olhar amplo é que o problema humano existencial tem solução benéfica para todos. Com o amor divino somos capazes de humanizar a face da terra.

http://www.cnbb.org.br/outros/dom-jose-alberto-moura/16492-ver-de-cima

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.