Quarta-feira, 17 de junho de 2015 – 11ª Semana do Tempo Comum Mateus 6,1-6.16-18
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto,para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quando os nossos próprios interesses se sobrepõem aos interesses da comunidade significa que ainda não entendemos o que é superar em nós a atitude de hipocrisia, que é puro fingimento. Se as nossas ações são realizadas para sermos vistos pelos outros, significa que ainda não entendemos o que é amar de verdade. Quem ama e, por isso doa a vida, não fica esperando nada em troca. Fazemos boas ações para agradar a Deus que está nas pessoas que necessitam de nossas atitudes concretas. Agradando as pessoas estaremos agradando a Deus que se manifesta em cada uma delas. Jesus, hoje, aborda com veemência os temas do jejum, da oração e da esmola. Jejum, oração e esmola, por amor, tem um sentido que ultrapassa o nosso entendimento puramente humano. Quando assumimos estas práticas com autenticidade, nossa recompensa não virá da evidência dos olhares humanos, mas do coração misericordioso de Deus.
Oração
Senhor, meu Deus e Pai amoroso, que me criaste para a transparência, para a sinceridade e para a retidão de caráter, ajuda-me a ser sempre mais autêntico(a) no dizer e no agir. Não me deixes cair na tentação de ser dissimulado(a), fingido(a) ou falso(a) com os outros e comigo mesmo(a). Que todas as minhas iniciativas possam ter como motivação principal a busca de santidade. Liberta-me de tentação de querer fazer para aparecer ou para levar vantagens. Basta-me o Teu querer e a Tua aprovação para tudo quanto puder fazer em benefício dos mais necessitados. Ajuda-me a superar a tentação das vantagens pessoais e do exibicionismo. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muitas ações de solidárias.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.