Sexta-feira, 4 de setembro de 2015
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jejum não pode ser confundido com abstinência. Podemos abster-nos de comer alguns alimentos, sem deixar de comer outros. Jejum é não comer. Enfim, o jejum nos prepara para as grandes batalhas espirituais: Mt 4,1-3, 17.21. Neste sentido, até Jesus fez jejum... Você já fez jejum de verdade? Jejum não é obrigação ou imposição. É, sim, um grande recurso espiritual que, para quem conseguiu provar este recurso, nunca mais deixará de fazê-lo com alegria e, secretamente. Será que temos a capacidade de entender que o jejum ajuda muito no crescimento espiritual? Jesus recomendou o jejum várias vezes. O que queremos com o jejum? Jamais esquecer que um verdadeiro jejum deveria ser sempre acompanhado pelo Espírito Santo, que nos fortifica na decisão de fazê-lo com determinação e coragem. O jejum e a oração nos colocam numa atitude de humildade diante de Deus. Necessitamos fortemente de sua ajuda. Quando Ele vê o nosso propósito reto e firme, sempre nos acompanhará com seu Divino Espírito. O jejum também pode ser oferecido por alguém que enfrenta dificuldades ou por alguma necessidade específica. A melhor maneira de fazê-lo bem é preparando-se bem, espiritualmente: Intensificando a oração pessoal; fazendo uma boa confissão sacramental; estabelecendo propósitos, etc. Jejum sem orações perderia a eficácia, ou seja, ficaria sem o efeito desejado. Sl 35.13, At 13.3
Oração
Senhor Jesus, fonte renovadora de todas as coisas, renova-me com Teu amor e transborda meu coração com Tua santa alegria e felicidade. Ajuda-me a superar o homem velho, pequeno, pecador, perverso e egoísta que mora dentro de mim. Faze com que eu me revista do Homem novo, que és Tu Jesus, que dá a vida verdadeira. Renova-me, Senhor Jesus, com a lei nova do Teu amor misericordioso. Restaura-me com Teu perdão, com Tua acolhida. Auxilia-me, Jesus, a fazer jejuns saudáveis, para crescer no autodomínio, na espiritualidade, na santidade e na defesa da vida. Tua graça me faça ser “vinho bom”, ou seja, anunciador(a) convicto(a) da tua mensagem nova, numa sociedade que insiste em querer viver longe do Teu amor e de tua misericórdia. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te uma excelente participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.