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terça-feira, 1 de setembro de 2015

O que significa a Missa e os paramentos do Sacerdote?

0a512c710014005460f0f8a5adc33152c298adb1A santa Missa é a presentificação do Sacrifício de Jesus no Calvário. Não é repetição e nem multiplicação desse acontecimento; é a sua renovação, atualização. As ações de Cristo são “teândricas”, isto é, humanas e divinas ao mesmo tempo, por isso, não se esgotam no tempo como as nossas ações. Deus está acima do tempo, que é sua criatura.

A Missa é oferecida com várias finalidades: homenagem de adoração suprema ao Pai Eterno por Seu Filho encarnado, feito homem, unindo as nossas com as Dele e as de toda a Igreja. É um ato de oferecimento de cada fiel ao Senhor para o amar e servir.paraentenderecelebraraliturgia
É um culto de ação de graças ao Pai para agradecer-lhe os dons que recebemos: a glória da Virgem Maria, seus méritos e os dos santos e todos os benefícios que recebemos pelos méritos de Cristo. É também um ato de reparação pelos nossos pecados e os da humanidade. Diz São Pedro Julião que “Deus Pai nada nos pode recusar visto que nos deu Seu Filho, que se mantém na Sua presença nesse estado de Sacrifício e de vitima pelos nossos pecados e os de todos os homens”. É o momento de apresentar a Deus nossas necessidades pessoais; e, sobretudo, a graça necessária para vencer os piores pecados que nos escravizam.
Além disso, no oferecimento eucarístico do pão e do vinho, são também apresentadas a Deus toda a riqueza e pobreza da humanidade inteira. Assim rezamos pelas necessidades de todos os homens espalhados pelo mundo inteiro, em particular pelos mais necessitados. Quando participamos da Santa Missa ajudamos concreta e eficazmente os outros. De fato, a Santa Missa é fonte privilegiada de justiça, de partilha, de paz, de reconciliação e de perdão entre todos os povos. A Eucaristia sempre é celebrada sobre o altar do mundo. Une o céu e terra (cf. Ecclesia de Eucharistia, 8).
Na celebração da santa Missa, tudo lembra o Sacrifício de Jesus por nós. O altar de pedra contém relíquias de santos, às vezes até ossos, pois eles participam da glória de Cristo e “intercedem por nós sem cessar”; as velas que queimam no altar e se consomem, e os círios, simbolizam a fé, a esperança e a caridade. As toalhas brancas que cobrem o altar representam os lençóis com que foi envolvido o Corpo de Jesus Cristo; o crucifixo representa-O morrendo por nós. Tudo lembra o Calvário.
Leia também: A Missa na Bíblia
Quando o sacerdote paramentado sobe o altar para celebrar a santa Missa, representa Jesus Cristo caminhando para o suplício do Calvário, diz São Pedro Julião Eymard (Flores da Eucaristia, p. 277). Ensina o santo que “as vestes sacerdotais nos ensinam com que disposições nos devemos apresentar ao Santo Sacrifício”. Dom Rafaello Martineli, explica em seu livro: “Eucaristia, pão de vida eterna”, que a beleza e a esmerada ornamentação dos paramentos, sinal da fé e do amor dos fiéis, é também um convite a contemplar a Beleza do Senhor, presente de um modo todo especial na Eucaristia.
Antigamente, antes do Concílio Vaticano II, o sacerdote colocava o “amito”, um lenço sobre os ombros, significava a modéstia e o recolhimento. A brancura da alva (túnica branca) significa a pureza. O cordão na cintura simboliza os laços com que os judeus O prenderam no Jardim das Oliveiras, para conduzi-lo aos tribunais de Anás, Caifás, Herodes e Pilatos. A estola significa o poder sacerdotal e a inocência. A casula indica o manto de púrpura que Lhe colocaram nos ombros no Pretório, para zombar do Senhor. E simboliza também a cruz que lhe impuseram. Então, devemos ver no sacerdote paramentado o próprio Jesus Cristo com as vestes da Sua Paixão.
O sacerdote (bispo ou presbítero) é o ministro sem o qual não é possível celebrar a Santa Missa: de fato, ele é consagrado com um Sacramento especial (o Sacramento da Ordem). Ele obedece ao mandato de Cristo, fazendo o que Ele fez na Última Ceia; preside e age in persona Christi capitis, isto é, em nome e na pessoa de Cristo, Cabeça da Igreja: quem age na Eucaristia Jesus Cristo, o sacerdote é o instrumento visível; representa a Igreja, age in persona Ecclesiae, isto é, em nome da Igreja, e deste modo recolhe a oração da Igreja inteira.ObanquetedoCordeiro
São Pedro Julião Eymard, também disse que: ” A Redenção é para nós como o Sol, que ao mesmo tempo brilha para todos, mas é como se existisse para cada um”. E esta Redenção acontece sobre tudo na Santa Missa, pois cada vez que ela é celebrada, “torna-se presente a nossa redenção”, ensina a Igreja. Na Eucaristia Jesus se submete ao sacerdote para poder chegar a nós. Ele sabia que coisa alguma poderia substituir a Sua Pessoa em nossa vida.
Prof.Felipe Aquino
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/08/31/o-que-significa-a-missa-e-os-paramentos-do-sacerdote/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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