"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Contribuir com Alegria!

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No mês de dezembro acontecem muitas confraternizações entre famílias, comunidades, escolas, funcionários de empresas, sindicatos e assim por diante. O objetivo, normalmente, é integrar as pessoas e se alegrar com as vitórias obtidas ao longo do ano. 

Celebrar as vitórias e conquistas é algo que faz parte da vida do ser humano. É o que testemunham vários relatos bíblicos, como a festa da colheita, também conhecida como  Festa das Tendas, prescrita no Livro do Êxodo (23,16). Era a festa mais alegre de Israel, e da qual Jesus Cristo também participou (Jo 7,2).
A principal característica da festa é a gratuidade. É por isso que, no meu entender, as melhores festas continuam sendo aquelas aonde todos os participantes “se sentem em casa” e colaboram com doações e serviços. É o que normalmente sucede nas festas de confraternização do natal e final de ano.
A Igreja, desde o princípio, incentivou o trabalho gratuito nas comunidades. Sem ele as comunidades se tornariam inviáveis e o trabalho da evangelização não poderia prosperar. 
Temos muitas pessoas que, ao longo dos anos, contribuíram para que as comunidades pudessem crescer e as pessoas pudessem ser atendidas em suas necessidades sociais e espirituais.  É o que testemunham as belas “igrejas” da região junto com os salões comunitários, as obras sociais e os cemitérios. Por isso valorizamos muito as pessoas que doam parte do seu tempo, dos seus bens ou do seu dinheiro para o trabalho evangelizador.
O trabalho voluntário na Igreja continua, apesar das muitas solicitações da sociedade atual. Assim, no domingo, dia 13 de dezembro, na Igreja Santo Inácio de Lajeado, teremos a alegria de ordenar diácono ao jovem Filipe Bernardon. Em sua juventude, ele se propõe trabalhar para “anunciar o Evangelho a todos os povos”, dando assim, “a vida em nome de Cristo, para as pessoas de nossas comunidades”. 
Também no domingo, dia 13 de dezembro, a Igreja no Brasil motiva a Coleta Nacional da Evangelização. O objetivo é angariar fundos para subsidiar os trabalhos da Igreja no Brasil e nas dioceses, uma vez que “nada se faz sem dinheiro”. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, incentivamos a que esta coleta seja feita em todas as comunidades, em uma das missas até o Natal, como forma de renovar o “ardor e a responsabilidade dos cristãos na participação da obra da Evangelização”. Destacamos a importância de cada família colaborar com a coleta, uma vez que “Deus ama a quem dá com alegria”.
Motivados pela abertura do Ano Santo da Misericórdia e pela alegria da certeza de que o Natal está próximo, sigamos a colaborar com as nossas comunidades, através de trabalhos e de ofertas, “testemunhando a alegria de sermos Igreja discípula e missionária de Jesus Cristo”.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17809:contribuir-com-alegria&catid=303&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.