Quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 – 2ª Semana do Advento -
Mateus 11,28-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A pessoa cansada, esgotada e sem motivações a caba por produzir ervas daninhas no lugar de frutos saudáveis. Em vão o agricultor se esforça para cultivar um solo cansado. Quando este solo cansado somos nós, quando estamos fatigados, injuriados, desanimados, sem autoestima e desmotivados, quando a vida perde o sabor, começamos a produzir frutos sem qualidade. As “ervas daninhas”, e são tantas, vão tomando conta do nosso coração. Diante desta situação, ou fazemos uma poda radical e colocamos um bom adubo que revitalize esta situação ou perdemos totalmente o foco principal da vida. Tenho encontrado tantas pessoas que perderam o foco por não darem mais conta, sozinhas, de carregar os fardos da vida. Chega um momento no qual devemos parar e repensar tudo. Andamos por demais agitados com coisas que não nos ajudam a sermos melhores... Decididamente não vale a pena o auto-anular-se. Não podemos desistir. É exatamente isso que Jesus está querendo nos dizer: não vamos ser orgulhosos e egoístas em querer caminhar sozinhos. Ele, somente Ele, será sempre o melhor e mais seguro porto de nossas vidas. Ele será sempre o melhor alimento, a melhor Palavra, o melhor húmus que nos revitalizará. Nele haveremos de reencontrar a alegria de viver.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda cura, cura meu coração ferido e cansado pelo peso dos fardos que carrego, egoisticamente, sem querer dividir o peso Contigo.Oxalá, o meu frágil coração encontre sempre no Teu coração misericordioso a força necessária para viver com alegria e satisfação. Restaura, Senhor, a minha vida. Que o bálsamo do Teu amor transformador possa curar meus sofrimentos e angústias. Tira de mim, Jesus, o fardo da amargura, do descontentamento, do ódio, da insatisfação, da mágoa, da inveja, da devassidão, da infidelidade, da dor física e do desânimo. "Recicla", Senhor, os meus sentimentos doentios. Ensina-me a colocar aos pés da Tua Cruz sagrada o peso das minhas cruzes cotidianas. A seiva da Tua graça regeneradora me regenere e me faça cada dia melhor. Concede-me a capacidade de recuperar a alegria de viver e de dar um novo rumo ao meu existir. Amem.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita revitalização interior.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.