Sexta-feira, 8 de abril de 2016 - 2ª Semana da Páscoa
João 6,1-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7 Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O povo sabia que Jesus tinha algo muito importante para oferecer. Queriam ter como alimento a sua Palavra, seu carinho, sua acolhida, seu afeto, seu amor, seu perdão, sua bênção e sua cura. E, Jesus, fonte de misericórdia e amor, ao ver o povo, não ficava indiferente: Ele sempre tinha compaixão por eles. Estar com Jesus... Quanto aprendizado. Como Jesus deve tê-los feito crescer em humanidade... Quanta luz deve ter iluminado as mentes e os corações. Estar com o Amado era simplesmente como que saciar-se por completo. Estar com Jesus significava ter escolhido a melhor parte... Essa não nos será tirada... Escolher Deus é, simplesmente, escolher o melhor... E Jesus queria saciá-los...Ele era o alimento que saciaria a grande fome que aquele povo tinha: fome de Deus. E, Jesus, que nos educa para a rica experiência de partilha, faz a Sua parte: realiza o milagre da multiplicação. Quem sabe, poderíamos assumir mais a atitude do menino que, na sua total fragilidade, entrega tudo o que tem para o bem de todos. Só crer em Deus não basta! Precisamos deixar que ele nos transforme.
Oração
Senhor Jesus, fonte de amor que sacia toda fome, sacia minha fome de amor, de acolhida, de ternura, de afeto, de perdão e de cura interior. Ensina-me a confiar apaixonadamente em Ti. Ensina-me a estar Contigo para que possa ser nutrido(a) com a Sagrada Eucaristia, seiva que me faz crescer no amor e na misericórdia. Elimina, Jesus, os “desertos” do meu coração para que não fique árido de ternura e sensibilidade pelos que sofrem ao meu redor. Toca, Senhor, o meu coração insensível, para que eu aprenda a dividir o que tenho, mas, sobretudo, dividir o que sou. A minha maior riqueza seja possuir a Ti, Deus Salvador. Fortalece, Jesus, com Tua doce presença, a minha vida, tantas vezes atribulada, cansada, triste e desnorteada. Que a Sagrada Eucaristia, Teu Corpo e Sangue, seja o meu mais precioso e salutar alimento. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana maravilho. Participa com alegria da Sagrada Eucaristia ou do Culto Dominical.
Padre Renato dos Santos - SDB
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano