Segunda-feira, 18 de abril de 2016 - 4ª Semana da Páscoa
João 10,1-10
O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.4 E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7 Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O Evangelho de hoje é por demais maravilhoso. Jesus se autodenomina como “Porta”. “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. E que porta acolhedora é Jesus. Porta pela qual, necessariamente, teremos que passar para saborear e desfrutar da verdadeira felicidade. Essa Porta não leva ninguém à frustração ou ao desânimo. Pelo contrário, leva à vida, à felicidade e às verdadeiras alegrias. Jesus Bom Pastor é uma figura muito agradável e simpática aos nossos olhos. Em geral as pinturas e esculturas apresentam Jesus carregando uma ovelha no colo. Essa ovelha pode ser você, pode ser eu. Ele, carinhosa e amavelmente, vai buscar a que ficou para trás, aquela que se desviou do rebanho. O que realmente importa é sabermos que a misericórdia nos resgata sempre. Ainda que pecadores, longe do rebanho, ele não nos descarta, porque quer a nossa total conversão ao seu grande projeto de vida: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Jamais encontraremos vida em abundância estando longe d’Ele.Não nos resta outra coisa a fazer senão agradecer profundamente por essa vida que d’Ele recebemos.
Oração
Senhor Jesus, Porta das ovelhas, ajuda-me a entrar cada vez mais no redil pela Porta geradora de vida nova, que és Tu, doador de todos os dons. Agradeço-te por me acolheres carinhosamente em Teu redil, não obstante todas as minhas fraquezas e limitações. Agradeço-te também por me teres carregado ao colo nos momentos de maior fragilidade pelos quais tenho passado. Ensina-me que fora do rebanho sempre estarei correndo o risco de ser devorado pelas forças do mal que me querem destruir. Livra-me de ser presa fácil do Maligno. Protege-me das ações perversas dos tantos lobos atuais, que agem inescrupulosamente. Concede-me a graça de sempre saber ouvir a Tua voz. Nada me desvie dela. Sejas somente Tu, Jesus, a grande porta da minha vida, pela qual serei capaz de desfrutar e saborear as verdadeiras alegrias. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te uma linda semana, cheia das mais ricas bênçãos de Deus.
Um abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16