Desejo-te um mês de abril repleto das mais ricas bênçãos de Deus.
Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-feira, 1 de abril de 2016
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
1 Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. 3 Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4 Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5 Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6 Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8 Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9 Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10 Jesus disse-lhes:“Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.11 Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12 Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14 Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Os Apóstolos estavam desencantados e sem ânimo. Perderam a esperança maior. Exaustivamente trabalharam a noite toda e não pescaram nada. Ou seja, quando não fazemos o que está nos planos de Deus, mas somente aquilo que nós consideramos importante, as coisas não terão resultados positivo. Sempre que abandonamos o plano de Deus sobre nós, ficamos infrutíferos. Quantas tarefas temos iniciado, mas, não concluído. Quantas iniciativas tivemos e, não lucramos êxito. Se Deus não for o fundamento sólido das nossas ações, certamente as atividades que fazemos não terão seu êxito pleno. É muito importante que aprendamos a fazer tudo por Ele, com ele e n’Ele. Quantas vezes não passou em nossa cabeça abandonar o barco e dar o fora, sumir de tudo e de todos. Diante do dado dramático da paixão e morte de Cristo, os Apóstolos perderam a coragem, a esperança, o entusiasmo. Voltaram à primitiva atividade de pescadores. E Deus, que é fiel sempre, vai buscá-los novamente, lá no lugar onde eles estavam. Agora, quando formos capazes de fazer o que nos é possível fazer, obedecendo ao comando de Cristo Ressuscitado, tudo terá efeitos bem diferentes dos ordinários.
Oração
Senhor Jesus, pescador excelente enviado pelo Pai, pesca-me cada vez mais com Teu amor que me reveste de beleza e dignidade. Ajuda-me a fazer sempre Tua santa vontade. Que minhas ações, Jesus, possam ter êxito porque queridas pelo Teu amor e não por minhas pobres paixões humanas. Provoca-me para a criatividade. Não me deixes viver no comodismo das coisas de sempre, feitas sem motivações profundas, sem discernimento. Estimula-me para iniciativas que qualifiquem minha vida de cristão(ã) comprometido(a) com a transformação do mundo. Não deixes que eu fique lamentando da vida e das coisas que não deram certo.Ajuda-me, Senhor, a fazer pescarias milagrosas: pescarias de afeto, de ternura, de acolhida, de perdão, pescaria de autoestima, pescaria de bem viver na família, no trabalho. Mostra-me o caminho da verdadeira felicidade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito êxito em tuas boas ações. Tenhas uma excelente participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical
Aceita meu abraço e minhas preces.
P. Renato dos Santos - SDB
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano