"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 7 de junho de 2016

Jovens saem as ruas para praticar as Obras de Misericórdia

JuventudeMisericordiosa (3)
Para viver as 14 Obras de Misericórdia, como pedido pelo Papa Francisco neste Ano da Misericórdia, jovens da PJ (Pastoral da Juventude) da Paróquia São Sebastião, em São José dos Campos, iniciaram um projeto chamado “Juventude Misericordiosa”.

Iniciado em maio, a atividade sugere que cada jovem realize duas obras de misericórdia em cada mês até o fim do ano. A iniciativa partiu do jovem Jonatan, catequista de Crisma e a ideia inicial foi pensada para ser vivida pela sua turma de crismandos. A boa acolhida levou o projeto a ser trabalhado também com os  jovens da PJ a qual faz parte.
“Dar pão a quem tem fome” e “dar bons conselhos” foram os primeiros gestos realizados. Os jovens começaram servindo café e pão com manteiga pela manhã aos moradores de rua nas intermediações do Hospital Municipal de São José dos Campos, na Vila Industrial, e prosseguiram dando bons conselhos aqueles que precisavam.
“O que mais chamou atenção foi notar que em um raio de menos de 2 quilômetros de nossas casas há pessoas que estão passando por necessidades e muitas vezes não possuem alguém para compartilhar suas experiências. Aprendi a dar valor em tudo o que temos e ficou explicito que o pouco que temos para nós foi muito para eles”, comentou o jovem Jonatan.
  
As Obras de Misericórdia
Obras corporais
1. Dar de comer aos famintos;
2. Dar de beber aos que tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Acolher o estrangeiro;
5. Visitar os enfermos;
6. Visitar os encarcerados;
7. Sepultar os mortos.
Obras espirituais 
1. Aconselhar os duvidosos;
2. Ensinar os ignorantes;
3. Admoestar os pecadores;
4. Consolar os aflitos;
5. Perdoar as ofensas;
6. Suportar com paciência as injustiças;
7. Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.
  
Ano Santo
Para bem celebrarmos este Ano Santo, Dom Cesar Teixeira escreveu uma Carta Pastoral de Convocação do Ano da Misericórdia, disponível para download no site da diocese (www.diocesesjc.org.br), com orientações específicas para nossa diocese.

Agende a Peregrinação para a Porta Santa, na Catedral São Dimas ou na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, em Jacareí, para sua Pastoral, Grupo ou comunidade. Comunique para o Jornal Expressão: 12 3928-3929 ou e-mail jexpress@diocesesjc.org.br, com assunto: Ano Santo.

http://www.diocese-sjc.org.br/jovens-saem-as-ruas-para-praticar-as-obras-de-misericordiosa/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.