"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O perfume da misericórdia e da ternura

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)


Neste domingo Jesus o amigo dos publicanos e pecadores, como terminava a narrativa precedente, se encontra com uma mulher marcada pelas suas numerosas faltas, desconsiderada totalmente pela plateia masculina como se qualifica hoje a que topa fazer qualquer programa. No entanto ela vindo aos pés de Jesus, os lava com as suas lágrimas, os unge com um rico perfume e os enxuga com seus cabelos. 

O anfitrião fariseu da gema, fez no seu interior uma avaliação depreciativa de Cristo, pois se fosse profeta saberia muito bem quem era essa mulher, mais conhecida que vintém em cofre de Igreja. Jesus estabelece um diálogo então com o guardião da moral, mostrando que tinha lido seu pensamento discriminatório, e depois de recriminá-lo pela falta de cordialidade e gentileza ao recebê-lo esquecendo os gestos mais corriqueiros da hospitalidade, expõe que ela o acolheu com generosidade, e porque muito amou lhe tinham sido perdoados seus pecados. 
Trazendo para a nossa vida, aprendemos com esta mulher vítima também da exploração machista da época, a ser sinceros e reconhecermo-nos como realmente somos diante de Deus, demonstrando gratidão e amor terno e confiante, acreditando na misericórdia que nos salva e restaura. Somos perdoados pela graça que nos liberta para amar, pois Deus tem prazer em perdoar e salvar, o que Ele detesta é a auto suficiência de quem julga sem piedade e caridade seus irmãos/ãs pecadores.
Ela se torna um ícone da pessoa plenamente alcançada pela misericórdia e amor compassivo da Jesus, que valoriza e nos inclui na comunhão com o Pai. Nestes dias em ocasião do estupro coletivo de uma jovem numa comunidade, escutei muitos comentários duros, impiedosos, é totalmente incapazes de compreender a situação da vítima. Rezo por estas pessoas pois a pior violência é a que brota do ressentimento, juízo frio, que vai-se tornando ódio e exclusão. Que o Rosto da misericórdia nos ensine a acolher e perdoar sempre com generosidade e magnanimidade. Deus seja louvado!
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18908:o-perfume-da-misericordia-e-da-ternura&catid=391&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.