Quarta-feira, 3 de agosto de 2016 – 18ª Semana do Tempo litúrgico comum.
Mateus 15,21-28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21 Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22 Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23 Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26 Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27 A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28 Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus está fora de sua terra. Ele precisava passar uma lição importante para seus discípulos: a lição da boa acolhida aos estrangeiros. Aliás, a prática de acolher os estrangeiros que aceitavam o único Deus, como era o caso de Israel, estava totalmente deixada de lado. Jesus vai recuperar esta atitude fundamental com este episódio de conceder a bênção que a mulher buscava para sua filha. E Jesus estabelece um diálogo com uma mulher, que não era bem aceita nem pelos discípulos. A discriminação social era muito acentuada e evidente. A mulher, por sua vez, deu um grande testemunho de humildade. Era alguém que realmente acreditava e confiava em Jesus. Portanto, eles não tinham motivo algum para afugentá-la da presença de Jesus. Esta mulher era "Cananéia", "grega, de origem siro-fenícia". Para a cultura judaica era uma vergonha que alguém desse tipo seguisse a Jesus. Isso envergonhou também os discípulos que já estavam vacinados com a cultura equivocada de uma sociedade hipócrita. Mas Jesus sabia o que se passava no interior desta mulher estrangeira. Ele sabia que era uma mulher de fé concreta e radical. Ela, mais do que todos, sabia muito bem do que Jesus era capaz. E vai à luta. Ela não se intimidou com os dados culturais que eram contrários ao seu querer. E, Jesus, para dizer simbolicamente que não aceitava aquela cultura discriminadora, sai de sua terra. Ainda que argumentasse com a mulher na lógica judaica, justamente para dizer que não poderia mais se sustentar tal modo de ser, faz aquilo que os judeus não mais faziam: reconhece a fé adulta desta mulher Cananéia. O objetivo maior de Jesus era fazer com que os discípulos superassem os preconceitos pré-formulados culturalmente. A mulher estrangeira, que já tinha feito a opção por Jesus em seu coração, não podia sair sem receber a graça, sem receber a bênção... Lutou até o fim. Foi humilde, soube argumentar sem agredir. Ou seja, deu um banho de civilidade até nos discípulos, quanto mais na cultura discriminatória de então... E Jesus deu o veredicto: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!”E a bênção acontece:E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda graça e de toda bênção, cura-me de todos os males concedendo-me a bênção de uma vida nova, vivida no Teu infinito e misericordioso amor. Senhor Jesus, filho de Deus, tem piedade de mim. Liberta-me das ciladas do demônio que continua rodeando como um leão, procurando a quem devorar. Senhor Jesus, socorre-me! Escuta meus gritos de desespero, de angústia, de dor e de sofrimento. Restaura-me com Teu amor misericordioso! Concede-me a graça de transformar meu coração de pedra em coração de carne, para ser mais conforme ao Teu coração. Elimina da minha vida todas as atitudes de exclusivismo e acepção que me impedem de acolher educadamente a todas as pessoas. Não permitas, Jesus, que eu seja ovelha perdida e afastada do Teu rebanho. Que a coerência do meu testemunho de discípulo(a) missionário(a) atraia para Ti as ovelhas desgarradas do Teu rebanho. Ajuda-me a crescer numa fé firme e radical para ser merecedor(a) de Teu inigualável reconhecimento: “Filha, filho, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita cura e restauração interior.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vatican