Segunda-feira, 15 de agosto de 2016 - 20ª Semana Comum
Mateus 19,16-22
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16 alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17 Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18 O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21 Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A vida eterna é um dos temas mais importantes e atuais para nossa vida de cristãos seguidores de Jesus Cristo. Afinal, possuir a vida eterna é a melhor e mais importante vitória que podemos ter. Na vida eterna teremos a satisfação e a realização total, completa. Será tudo em plenitude. A vida eterna será sempre fruto da graça e do empenho pessoal, diário. É conseguida pelas atitudes simples e coerentes do dia-a-dia. Conseguimos a vida eterna também pela nossa capacidade de renúncia e liberdade frente às coisas materiais. Entretanto, convém que nos perguntemos se realmente estamos interessados por este tema de reflexão. Afinal, a sociedade na qual estamos inseridos relativiza tudo e não quer refletir o tema da vida eterna. O que vale é o momentâneo. Vale o ter sem medida, independendo do modo como conseguimos as coisas. Vale o desfrutar sem medida de tudo o que está ao nosso alcance, ainda que de modo irresponsável. Convém notar também que quem faz a pergunta para Jesus não é um idoso, mas um jovem. É importante que um jovem se coloque esta reflexão. E Jesus nos quer livres diante das coisas materiais. É exatamente a liberdade que nos capacita para sermos capazes de renúncias essenciais e vitais. A liberdade nos faz pessoas alegres, transparentes e serenas.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo chamado, chama-me para fazer parte do Teu Reino e dá-me a capacidade de responder com convicção ao Teu chamado de amor. Ajuda-me, Jesus, a possuir a vida eterna, construindo-a no cotidiano da minha existência. Que o meu coração humano não fique preso a nada do que é material. Dá-me o dom da renúncia que me torna capaz de acolher o convite para Te seguir. Tudo o que possuo não seja empecilho para não alcançar a vida eterna. Concede-me a graça de colocar meus bens a serviço da vida. Faze-me livre, Jesus, para ser mais capaz de desprendimento das coisas materiais. Nada me mantenha longe do Teu infinito amor. Tua graça me faça cada vez mais responsável na construção deste projeto maior: a vida eterna. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito empenho na conquista da vida eterna.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano