Quinta-feira, 11 de agosto de 2016 – Santa Clara
Mateus 18,21-19,1
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22 Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muitos tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo.32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1 Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Precisamos entender que perdoar vai muito além de um puro ato humano. Perdoar é uma atitude que tem sua origem e fonte no próprio coração de Deus. É Ele, simplesmente, que nos ensina a perdoar, sempre. Já que somos necessitados do perdão de Deus, como é que não vamos perdoar a quem nos ofendeu, se é Ele mesmo quem nos ensina esta atitude essencial para o cristianismo? O coração humano é o lugar, simbolicamente falando, onde acontecem todas as escravidões ou libertações das dores e sofrimentos. Por não querermos perdoar acabamos por ficar anos e anos sofrendo de mágoas, ressentimentos, vingança. A atitude de perdoar liberta-nos disso tudo, nos alivia, nos devolve a alegria de viver. Contudo, penso que esta reflexão é válida para pessoas normais. Infelizmente, há quem não consegue dar esse passo em direção ao perdão. Há quem consegue, ao contrário, alimentar-se do ódio e da vingança. Temos que rezar muito pela libertação destas pessoas. Não podemos, ou melhor, não devemos colocar limites na tarefa de perdoar. Quem já fez pecados e experimentou o sabor da misericórdia divina é que compreende bem o que significa perdoar e acolher o perdão. Precisamos crescer na atitude interior de compaixão e misericórdia.
Oração
Senhor Jesus, fonte de misericórdia, toca profundamente o meu coração, tantas vezes insensível e sem predisposições para perdoar. Ajuda-me, Jesus, a crescer na atitude do perdão. Que eu possa perdoar sem limites a todos os que me ofenderam, como Tu, Jesus, perdoaste a mim e as minhas muitas e graves faltas. Não permitas que a minha capacidade de perdoar seja pautada por cálculos matemáticos. Dá-me a graça de aprender Contigo que o amor é mais forte que a vingança, a raiva e a intolerância. Liberta, Jesus, a minha mente dos mecanismos que não me deixam esquecer as ofensas recebidas. Faze, Jesus, que eu ame mais e com mais qualidade. Somente assim serei grande para perdoar. Amém
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de perdão.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
-------------------------------------