Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 – São João Maria Vianney - Dia dos Párocos.
Mateus 16,13-23
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20 Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21 Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22 Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23 Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“E vós, quem dizeis que eu sou?” Os Apóstolos, aqueles que deveriam suceder Jesus no Governo Pastoral da Igreja por Ele fundada, já estavam com Ele há 3 anos. Era mais do que hora de saber dizer, pessoalmente, quem era Jesus para eles. Em nome de todos, Pedro, o primeiro Papa, dá a resposta: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Deve ter ficado todo orgulhoso de ter sido ele a responder quem era Jesus. Jesus, porém, corrige Pedro imediatamente: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Humanamente falando, Pedro não tinha a sabedoria necessária para formular uma resposta desta sobre Jesus. Ele ainda não tinha passado pela experiência do recebimento do Espírito Santo, que é Aquele que dá toda sabedoria... Ninguém de nós vai conseguir dizer interiormente quem é Jesus, se não for pela ação do Espírito Santo, que nos dá o entendimento. Portanto, vamos insistentemente pedir os dons do Divino Espírito. Somente assim teremos a capacidade de responder com coerência interior que é Jesus para nós, hoje. Não podemos ficar de braços cruzados. E como está difícil testemunhar, hoje, a própria fé. É remar contra a corrente. Mas seremos vencedores se formos fiéis.
Oração
Senhor Jesus, Messias e Filho do Deus vivo, concede-me a bênção de ser inspirado(a) diariamente pelo Teu Divino Espírito, a fim de ser capaz de revelar e esclarecer na sociedade complexa em que vivo que Tu és o Messias e o Filho do Deus Vivo. Que esta verdade fundamental me dê a graça de testemunhar Teu infinito amor e misericórdia. Como batizado(a) neste berço de amor que é a Igreja, eu possa ser pedra viva nesta grande edificação. Não permitas, Jesus, que eu seja derrubado(a) pelas ações Demoníacas. Contigo quero ser vitorioso(a). Concede-me a graça de amar cada vez mais a Igreja que fundaste sobre Pedro. Livra-me, Jesus, da desgraça de ser pedra de tropeço para o Teu plano de amor que quer continuar acontecendo ainda hoje, no coração de cada batizado(a). Restaura-me e serve-Te de mim como missionário(a) do Teu Evangelho que transforma vidas. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita afirmação interior de que Jesus é o Filho do Deus vivo.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco - No Ano da Misericórdia
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano