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quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A complementaridade e comunhão homem mulher na Amoris Laetitia

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)


A complementaridade e comunhão homem mulher na Amoris Laetitia A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, trás relevantes contribuições para iluminar a relação homem-mulher no matrimônio face aos desafios do aumento da violência doméstica. No número 153 enfrenta com coragem a despersonalização da sexualidade que leva a distorções e patologias, posicionando-se contra toda violência e manipulação na conjugalidade.

No nº 156, enfático: É importante deixar claro a rejeição a toda forma de submissão sexual. Mais adiante no mesmo item cita a São João Paulo II, quem tinha expressado: O amor exclui todo o gênero de submissão, pelo qual a mulher se tornasse serva ou escrava do marido. A comunidade ou unidade, que devem constituir por causa do matrimônio, realiza-se através de uma recíproca doação, que é também submissão mútua. A sexualidade está ao serviço desta amizade conjugal, de modo inseparável, porque tende a procurar que o outro viva em plenitude. Quando no capítulo VII aborda o tema da educação sexual dos filhos retoma a questão da masculinidade e feminilidade, e expõe no número 286: É verdade que não podemos separar o que é masculino e feminino da obra criada por Deus, que é anterior à todas as nossas decisões e experiências e na qual existem elementos biológicos que é impossível ignorar.
Mas também é verdade que o masculino e o feminino não são qualquer coisa de rígido. Por isso é possível, por exemplo que o masculino do marido possa adaptar-se de maneira flexível à condição laboral da esposa; o fato de assumir tarefas domésticas ou alguns aspectos da criação dos filhos não o torna menos masculino, nem significa falimento, uma capitulação ou uma vergonha.
É preciso ajudar as crianças a aceitar como normais estes intercâmbios sadios que não tiram dignidade alguma à figura paterna. A rigidez torna-se um exagero do masculino e do feminino, e não educa as crianças e os jovens para a reciprocidade encarnada nas condições reais do matrimônio. Estas valiosas reflexões do Papa possibilitam tornar a família um contexto educativo que proteja e promova relacionamentos saudáveis, livres e na gratuidade e ternura amorosa do Reino. Deus seja louvado!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19559:a-complementaridade-e-comunhao-homem-mulher-na-amoris-laetitia&catid=391&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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