Terça-feira, 13 de setembro de 2016 – São João Crisóstomo
Lucas 7,11-17
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse:“Não chores!” 14 Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15 O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.16 Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17 E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Fernando Pessoa disse a respeito de Jesus: “Tão humano assim, só podia ser Deus”. É exatamente isso o que vemos na cena deste Evangelho. Um Jesus humano, com sentimentos, com ternura, com compaixão. Compaixão é sofrer a mesma dor com alguém. Trata-se de um Deus que se interessa pelos nossos sentimentos, pelos nossos sofrimentos, pelas nossas angústias. E não podemos esquecer que todo encontro com Cristo é encontro gerador de vida. Ninguém sai igual depois de ter feito o encontro pessoal com Jesus Cristo. Encontrar-se com Cristo é encontrar-se com a fonte da misericórdia, com a fonte do amor, que é gerador de vida. Quem se encontra com Cristo, que é a fonte de vida e de amor, nunca mais continuará da mesma forma. Para encontrar Cristo, contudo, precisamos nos despir da arrogância, da soberba e do orgulho. Para o encontro com Ele precisamos nos vestir com a veste da humildade. Fazer a experiência pessoal do encontro com Cristo deveria ser a meta número um da nossa espiritualidade. Espiritualidade madura, consistente e cheia de sentido sempre será fruto deste encontro. Este é o grande desafio. E Ele sempre quer dizer na intimidade de nossos corações: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!”
Oração
Jesus, fonte de vida e salvação, salva-me. Cura-me dos males físicos, psíquicos, espirituais e morais. Toca-me com Tuas mãos santas e poderosas. Toca meu corpo e minha alma. Tu, Jesus, que não és indiferente à dor e ao sofrimento, conforta-me e enxuga minhas lágrimas. Ajuda-me a fazer a experiência do encontro pessoal Contigo para que minha vida tenha um sentido maior. Concede-me a graça de sentir Teu amor regenerador atuando dentro de mim. Não permitas, Jesus, que os problemas e as dificuldades da vida me façam esmorecer e sucumbir. Livra-me de todos os males, sobretudo da arrogância, da soberba e do orgulho que não me permitem doar a vida. Que a certeza e o conforto da Tua presença real em minha vida, independendo dos problemas que possam surgir, seja o maior milagre. Pela força da Tua Palavra eu possa reencontrar a verdadeira Vida e o verdadeiro Amor que És Tu, único e suficiente salvador. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito encontro com Cristo, sobretudo no rosto dos mais fragilizados.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano