Terça-feira, 27 de setembro de 2016 – São Vicente de Paulo
Lucas 9,51-56
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.51 Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.
Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de
preparar hospedagem para Jesus. 53 Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram:
“Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55 Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
56 E partiram para outro povoado. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Ninguém é obrigado a aceitar a Jesus como Senhor de suas vidas. Felizes são os que O aceitam. Aceitá-Lo deve ser um ato livre, maduro e consciente das responsabilidades que decorrem desta opção. Aceitar a Jesus não é aceitar uma teoria, mas, uma pessoa que tem um projeto de vida muito concreto. Por isso, aceitá-Lo é mudar radicalmente de vida. Há quem não deseja mudar radicalmente o estilo de vida. Precisamos respeitar e saber conviver com estas pessoas. É Jesus quem nos ensina isso quando repreende Tiago e João, que queriam que descesse fogo do céu para destruir os samaritanos. Quem pensamos que somos nós para julgar, discriminar ou reprimir quem não crê ou ainda não descobriu a riqueza deste projeto maior que se chama Jesus Cristo? Temos que respeitar até quem gosta de viver com as transitórias e falsas alegrias do mundo. Não faz parte do projeto divino castigar, amedrontar, impor, reprimir... Quem quer aceitá-Lo, deverá fazê-lo por amor e com total liberdade. O limite de Deus é tão somente a liberdade que Ele mesmo nos concedeu. De nossa parte servirá muito bem o testemunho convicto, alegre e feliz de ter a Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador. Isso é maravilhoso!
Oração
Senhor Jesus, fonte de amor e misericórdia, ensina-me a ser mais tolerante com quem discorda do meu modo de conceber as várias realidades da vida. Derrama sobre mim o dom da paciência para que respeite o ritmo das pessoas com quem convivo diariamente. Ajuda-me a conviver em paz, harmonia e respeito com todos os meus semelhantes. Não permitas que os meus relacionamentos interpessoais sejam desrespeitosos, desequilibrados, imaturos e intolerantes. Concede-me a graça, Jesus, de aceitar-Te cada vez mais como Senhor da minha vida, da minha história, dos meus projetos. Vem, Jesus, em meu socorro! Não me abandones ao poder do pecado e da morte. Não obstante toda a minha pequenez humana, estende para mim a Tua mão poderosa. Resgata-me, Jesus, por Teu infinito amor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de tolerância.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano