Segunda-feira, 7 de novembro de 2016 – 32ª Semana do Tempo Comum
Lucas 17,1-6
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Como nos diz Jesus, sempre teremos escandalosos entre nós. Ninguém melhor do que Ele para fazer esta afirmação. Ele nos conhece em profundidade. Jesus é perito no entendimento das categorias humanas. Continuaremos sendo filhos amados de Deus com nossas virtudes e defeitos. Melhor, contudo, será nosso empenho em superar os defeitos fazendo brilhar mais as virtudes. É o próprio Jesus quem nos convida a sermos sal da terra e luz do mundo. As virtudes bem vividas nos levarão ao projeto essencial de santidade. Aliás, a santidade deveria ser o nosso grande sonho. A santidade nos defenderá de escandalizar os pequeninos, ou seja, os ainda fracos na fé. A santidade nos ajudará a perdoar a quem nos ofendeu. Santidade é experiência de Deus. A experiência de Deus nos faz transcender, isto é, nos faz ir além dos elementos puramente humanos. Afinal, na natureza humana tivemos a encarnação do divino que a faz transcender, ou seja, ultrapassar os limites do puramente humano. “Somos filhos de Deus, e o que seremos ainda não se manifestou”. (1Jo 3,2)
Oração
Senhor Jesus, fonte perene do perdão e do amor misericordioso, concede-me a graça de nunca escandalizar ninguém. Que minhas atitudes de cristão(ã) maduro(a) e consciente das atitudes decorrentes desta opção de vida, me ajudem a viver na justiça, na paz e no perdão. Elimina do meu coração a tentação de me fixar no ódio, na vingança, na falta de perdão e compreensão de quem foi fraco na fé. “Aumenta, Jesus, a minha fé!” Faze-me ir em frente, superando a inimizade e o desamor. Jesus, Tu que és Deus de perdão e de misericórdia, robustece-me numa fé madura e operativa que me faz crescer na capacidade de agir em favor dos menos favorecidos da sociedade. Impele-me a tomar posse do dom da fé que me deste no Batismo. Que a lógica do Teu amor misericordioso me transforme e me faça crescer na santidade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito testemunho de vida.
Forte abraço!
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco – No Ano da Misericórdia!