Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 – 3ª Semana do Advento.
Lucas 7,24-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
24 Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25 Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26 Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27 É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28 Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29 Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30 Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Não é pouco ser considerado o maior entre os nascidos de mulher. Mas bem que João Batista merecia este elogio de Jesus. Afinal ele era profeta e, como acrescentou Jesus, ele era mais do que profeta. Ele foi escolhido diretamente por Deus para preparar os caminhos de Jesus. João Batista, ainda hoje, tem muito a nos ensinar: viveu no despojamento total; não buscava honrarias; não vivia de oportunismo; dispensava o luxo consumista; sabia acolher e corrigir. Contudo, não podemos esquecer uma afirmação muito importante que Jesus fez: “No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. Este "menor no Reino de Deus" posso ser eu.Qualquer batizado pode ser candidato a merecer este elogio de Jesus. Basta viver bem, empenhado-se em fazer a vontade de Deus no dia-a-dia da vida. A coerência, sobretudo, será a marca registrada de quem quer seguir o Senhor com fidelidade. No batismo recebemos toda a seiva necessária para viver bem alimentados espiritualmente. Pelo batismo começamos a ser grandes. Pela força do batismo começamos a ser discípulos(as) missionários(as). O que importa, é não deixarmos de anunciar os valores do Reino.
Oração
Senhor Jesus, doador dos bens eternos, concede-me a salvação eterna pela Tua infinita misericórdia. Ajuda-me a ser melhor, mais decidido(a), mais autêntico(a) e mais coerente no Teu seguimento. Olha para o meu desejo sincero de querer viver bem o batismo recebido. Derrama sobre mim as graças necessárias para merecer alcançar o prêmio dos justos. Faze-me entender da beleza de viver no despojamento e na simplicidade. Afasta-me da tentação de buscar honrarias e vantagens pessoais. Dá-me a graça de entender que a melhor tarefa é construir tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não consomem e nem os ladrões roubam. (Mt 6,20) Que Teu Santo Espírito aqueça dentro de mim o dom da fé que recebi no batismo, para ser mais discípulo(a) missionário(a) na família e na sociedade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito despojamento em favor dos mais necessitados.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.