Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016 – 3ª Semana odo Advento.
João 5,33-36
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34 Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35 João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36 Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“Ninguém ama o que não conhece". Como só podemos amar o que conhecemos, da mesma forma não podemos testemunhar sem sermos possuidores de um conhecimento, convicção pessoal e certeza interiores. João deu testemunho da verdade justamente porque ele sabia do que e de quem estava testemunhando. Jesus dava sentido à sua vida. Como João Batista, também nós podemos ser lâmpadas acesas na vida de tantas pessoas. Todavia, ser lâmpada não significa, necessariamente, ser luz. Existem muitas pessoas convivendo conosco que são lâmpadas totalmente apagadas. Jesus Cristo é a Luz verdadeira que ilumina todo ser humano que vem a este mundo e nos convida, sempre, a participarmos da Sua luz, para que possamos ser luz na vida das pessoas com quem convivemos. E esta luz será muito mais forte e bonita na medida em que formos capazes de sermos boas lamparinas. Jesus será sempre o melhor combustível a arder em nós, se assim o permitirmos. Somente em Cristo conseguiremos ser luz do mundo. Valerá a pena tentar conhecê-Lo mais, para amá-Lo mais e n'Ele, sermos mais luz na convivência social.
Oração
Senhor Jesus, Luz que ilumina todo ser humano que vem a este mundo, ilumina-me com Tua luz poderosa. Não permitas, Jesus, que a minha vida seja uma lamparina apagada. Agiganta-me no Teu amor e no conhecimento da Sagrada Teologia. Derrama sobre mim Teu Espírito revelador para que Te conheça cada vez mais e possa, assim, testemunhar-te com bravura e coerência. Ajuda-me a ser, em todos os lugares da sociedade, um(a) grande revelador(a) da Tua sagrada presença e da Tua ação transformadora em minha vida. Elimina em mim toda vergonha, medo e falta de coragem de testemunhar-Te como único senhor e Salvador. Continua, Jesus, a iluminar a mim, a minha família e a minha comunidade. Concede-me também a graça de ser luz na vida de muitas pessoas. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita capacidade de ser luz na vida das pessoas. Neste final de semana não deixes de participar da Sagrada Eucaristia ou do Culto Dominical. Será o terceiro Domingo do Advento.
Grande abraço!
Padre Renato dos Santos – SDB