Terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 – 5ª semana do Tempo Comum
Marcos 7,1-13
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6 Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9 E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Não podemos e não devemos abandonar os mandamentos divinos para seguir certas tradições que não nos ajudam a chegar ao essencial. Observar os mandamentos divinos é condição essencial para vivermos aqui e agora o Reino de Deus. Infelizmente vemos muitos líderes religiosos impondo “coisas” que não fazem sentido algum para nosso crescimento na fé e para nossa salvação. E, pior ainda, dizem que são coisas “divinas”... Temos que ter muito senso crítico para não cair em arapucas armadas por gente interessada em outras coisas, que não no verdadeiro crescimento na espiritualidade... Todo crescimento numa espiritualidade consistente, liberta. Espiritualidade autêntica é somente aquela que brota do encontro pessoal com Deus. Esta sim liberta o coração humano de muitas convenções vazias de sentido. Espiritualidade autêntica, que observa fielmente os mandamentos divinos, não faz divisão entre fé e vida. Todos os mandamentos divinos nos pedem maior sensibilidade e solidariedade na convivência social. Estas são as verdadeiras etiquetas que dão sentido ao nosso existir humano.
Oração
Senhor Jesus, Tu que és fonte da verdadeira caridade e do verdadeiro amor, ajuda-me a superar a hipocrisia dos ritualismos vazios de sentido que mascaram minhas verdadeiras motivações interiores. Toma conta do meu coração rebelde. Toma posse de minha vida para que seja vida cheia de sentido na convivência familiar e social. Nada do que é contrário ao Teu projeto de amor entre em meus pensamentos a ações. Purifica-me de todo ódio, vingança, orgulho, soberba, imoralidades e das ambições desmedidas. O meu existir consista tão somente em fazer a Tua vontade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita superação de ritualismos que não te fazem crescer interiormente.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.