Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017 – Quinta Semana do Tempo Comum
Marcos 7,24-30 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
É importante que fiquemos atentos(as) no seguinte detalhe: a mulher ouviu falar de Jesus. Ou seja, alguém foi capaz de transmitir a ela a alegria que tinha sentido de te-se encontrado pessoalmente com Jesus. A mulher, que era pagã, acreditou na palavra de quem lhe transmitiu a experiência deste encontro com Jesus. E Jesus procura um artifício para colocar a fé desta mulher à prova. Chega até a dizer que não era justo tirar a comida dos filhos, para dar aos cachorrinhos. A virtude da humildade desta mulher, que não se embraveceu por ter sido intencionalmente considerada inferior, alcança de Jesus o objetivo que procurava alcançar: a bênção da libertação espiritual de sua filha. O coração de Deus sempre será sensível aos que O procuram de forma reta e com convicção interior. Nada do que é verdadeiramente humano deixa de encontrar repercussão no coração de Cristo.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda libertação, liberta-me das seduções do antigo inimigo. Liberta-me das atitudes que não me deixam ser solidário(a), fraterno(a) e comprometido(a) com a defesa da vida. Concede-me a graça de enfrentar as dificuldades cotidianas de cabeça erguida, contando sempre com a Tua graça transformadora. Ajuda-me a colocar aos pés de Tua cruz todos os meus sofrimentos, angústias, frustrações, decepções e desencantos... Intervém, Jesus, em minha vida. Estende Tuas mãos santas sobre mim. Cobre-me com Tua luz, com Tua energia, com Tua graça santificante. Não obstante todos os meus problemas, coloca em meu coraçao a decisão firme de buscar-TE com determinação, até encontrar-Te. E, encontrando-Te, eu possa ter a graça de ser discípulo(a) missionário(a) do Teu amor e da tua infinita misericórdia. Derrama sobre mim ao menos uma porção da Tua bênção. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito anúncio de Jesus Cristo onde quer te encontres...
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.