Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 – São Policarpo
Marcos 9,41-50
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41 disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44 É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46 É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,48 ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Este texto é tremendo! Causa-nos até espanto. Mas, nos espanta, se ficarmos ao pé da letra, sem um entendimento mais profundo daquilo que estava no coração de Cristo quando fez tais afirmações. Não podemos jamais esquecer que Jesus vem para fazer o resgate da condição humana na sua totalidade. Para Jesus, salvar o ser humano, não era, absolutamente, salvar somente a alma. Salvação para Ele era algo integral. Corpo e alma são importantes. Portanto, vemos a grande sensibilidade d’Ele para com os pobres, a quem era privado o direito de desfrutar uma vida com dignidade. Não podemos, jamais, aceitar estruturas que legitimem a exclusão de quem quer que seja... E Jesus fala de atitudes simples, como por exemplo, dar um copo de água. Quem sabe poderíamos até nem considerar este gesto. Mas Deus considera. Não serão somente os grandes atos de caridade que farão a diferença em nossas vidas. Certamente surpreenderemos mais com as pequenas atitudes, no dia a dia, do que com grandes ações, esporádicas. Nossa caridade certamente dará muito sabor à vida de tantos que dela necessitam. (Aproveito para agradecer, de coração, aos que nos fazem doações para as Obras sociais.)
Oração
Senhor Jesus, fogo de amor que purifica, concede-me o dom da purificação. Derrama sobre mim o fogo de Teu Espírito, a fim de que eu seja cada vez mais puro(a), santo(a), irrepreensível e solidário(a). Ajuda-me a não ser causa de tropeço para os mais fracos na fé. Livra-me da desgraça de dar escândalos. Cura-me da insensibilidade para com os pobres e sofredores, privados de desfrutar a vida com dignidade. Que o copo de água que posso oferecer com amor, seja a minha luta diária pela defesa da vida dos mais desvalidos da sociedade. Meus pés me levem por caminhos santos. Minhas mãos façam somente boas obras. Meus olhos, iluminados pela Tua luz resplandecente, vejam Tua ação transformadora acontecendo cotidianamente. Dá-me a graça de saber dar sabor à vida das pessoas que comigo convivem. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muitas obras de misericórdia.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB