Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 – 6ª Semana do Tempo Comum
Marcos 8,27-33
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29 Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu:“Tu és o Messias”. 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Muito oportuno perceber que Jesus faz uma pergunta de grande relevância durante uma caminhada. Ou seja, é na caminhada desta vida que devemos concluir quem é Jesus, para nós mesmos. E concluir quem é Jesus para nós mesmos torna-se fundamental para o nosso modo de viver. Ele continua a perguntar para mim, para ti, para todos nós: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Simplesmente não podemos nos omitir de dar uma resposta. Todavia, não vamos pensar que seja fácil, humanamente falando, definir interiormente quem é Jesus. No geral, a sabedoria humana não consegue, por si só, investigar o mistério da fé. Dizer o que os outros dizem sobre Jesus, é muito fácil. Difícil é definir, para nós mesmos, quem é Jesus, para podermos pautar nossa vida a partir d’Ele. E, Jesus, é bem objetivo: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Da nossa definição sobre Cristo, resultará o nosso modo de viver e testemunhar a fé. Será que Jesus tem liberdade de nos fazer esta mesma pergunta? Que idade temos? Já não seria mais do que o momento justo para sabermos dar uma resposta convincente sobre quem é Jesus em nossa vida? Se nos deixarmos alcançar pela graça certamente não correremos o risco de errar na resposta sobre quem é Jesus para nós.
Oração
Senhor Jesus, Messias e Filho do Deus vivo, derrama abundantemente sobre mim a luz do Teu Divino Espírito. Assim serei capaz de dizer, como Pedro, que Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo. Que esta verdade maior, que fundamenta a minha fé, me dê a graça de testemunhar Teu infinito amor com grande satisfação e alegria. Não deixes, Jesus, que eu seja derrubado(a) e tentado(a) pela ação de Satanás. Quero ser vitorioso(a) Contigo. Quebra em mim, Senhor, a soberba e as resistências interiores que não me deixam acolher com docilidade e abertura de coração as inspirações do Espírito Santo. Restaura-me, Senhor, e me conserva renovado(a). Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita capacidade de dizer quem é Jesus para ti mesmo(a).
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.