Quinta-feira, 3 de agosto de 2017 – 17ª Semana do tempo comum
Mateus 13,47-53
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52 Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Deus nos dá todas as possibilidades para optar por sermos bons, mas, por vezes, caímos no erro estratégico de optar pelo mal, que nos leva à morte. Duvido que esta opção seja uma opção consciente de nossa parte! Mas, de todas as nossas opções, boas ou ruins, estando ou, não, conscientes, os resultados serão sempre evidentes. Cada um colhe o que planta. Não dá para ser diferente. Deus misericordioso, que já nos salvou no lenho da cruz, continuará fazendo de tudo para que nossas opções fundamentais sejam para o bem. Ele sempre espera que nós tenhamos o bom senso de escolher a vida. Nossas opções mal feitas nos condenarão. Em nossa possibilidade de escolher, sempre deveríamos escolher o melhor. Com Deus não é diferente. Todavia, o critério com o qual Deus se servirá para escolher os peixes, que somos nós, será a justiça. Os justos serão recolhidos e, os maus, serão jogados fora, na fornalha. O que seria de nós não fosse a misericórdia divina? O preço da cruz foi alto... Só Ele sabe o preço dos nossos pecados! Nós, talvez, saberemos o preço da misericórdia. Deus queira que assim seja!
Oração
Senhor Jesus, fonte vital de perdão e misericórdia, perdoa, pelo Sagrado Sacramento da Absolvição, os meus muitos pecados. Concede-me a graça de ser mais responsável com a minha Salvação eterna. Ajuda-me, Jesus, com os dons insubstituíveis do Teu amor, a ser efetivamente justo(a). Que todas as minhas ações sejam justas. Livra-me da desgraça de não fazer o bem. Defende-me do fogo do inferno, que é ausência total da Tua suave e doce presença. Livra-me do choro e do ranger de dentes. Sê, Jesus, paciente comigo. Quero progredir, com a Tua graça, na justiça e santidade. Ajuda minha família a reencontrar, no tesouro das sãs tradições, o conteúdo necessário que ajudará a trilhar sempre o caminho do bem. Amém!
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita procura do tesouro que é Jesus.
Aceita meu abraço de comunhão.
Padre Renato dos Santos – SDB