DIOCESE DE LIMEIRA
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Transfiguração do Senhor - 06
de agosto de 2017
“A vocação da
comunidade é se transfigurar em Cristo”
Leituras:
Daniel 7, 9-10.13-14. Salmo 96/97, 1.2.5.6.9; Segunda Carta de Pedro 1, 16-19 e
Mateus 17, 1-9.
COR
LITÚRGICA: VERDE
Animador: Hoje
celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor. Antes de passar pelas
humilhações da paixão e morte de cruz, Jesus quis mostrar a sua glória como
Filho de Deus. Escolheu os três apóstolos, Pedro, Tiago e João, para que eles,
no momento oportuno, dessem testemunho de sua ressurreição. E a glória de Jesus
é a mesma que nos espera, se tomarmos nossa cruz, todos os dias, e o seguirmos
até o fim. Lembramos com carinho, hoje também, de todos os ordenados, pois o
"ministério do sacerdote é, sim, o de anunciar a Palavra, de celebrar os
sacramentos, conduzir na caridade a comunidade cristã, em nome e na presença de
Cristo" (Pastores dabo vobis, nº
43).
1. Situando-nos brevemente
É salutar saber que, embora os
Evangelhos jamais tenham mencionado o nome do monte onde Jesus se transfigurou,
no entanto, a tradição do século IV, com Cirilo de Jerusalém e Jerônimo, aponta
o monte Tabor como o lugar cristofânico.
No século VI, os bizantinos
construíram três igrejas. Depois, alguns monges orientais vieram habitar neste
monte no século IX, criando um episcopado. Sucessivamente, os beneditinos são
os habitantes deste lugar, construindo uma abadia. No século XIII, os
muçulmanos invadem o local e expulsam seus habitantes e constroem uma
fortaleza. Mais uma vez os cristãos retomam o local e erguem um santuário,
vindo posteriormente a ser expulsos por uma nova invasão muçulmana e desolam o
monte.
Só no século XVIII, com a presença
da Custódia da Terra Santa, que os franciscanos retomam a vida litúrgica e
espiritual do local, dando origem, no século XIX, aos estudos arqueológicos,
encontrando importantes elementos históricos. Constroem, a atual Basílica com
três naves que foi inaugurada em 1924.
A Igreja do Oriente, em particular
a nestoriana, celebrava nos finais do século V, assim como no século VII (há
referências na Síria ocidental), a festa da Transfiguração.
No Ocidente, a festa já era
mencionada a partir do século IX em Nápoles, Espanha, e em alguns países
germânicos. Assim sendo, no século X, na França e, no século XI – XII, em Roma,
na basílica Vaticana começam a celebrá-la. Mas a grande difusão desta festa se
deve aos monges beneditinos de Cluny, através do abade Pedro, o Venerável (+
1156).
A festa torna-se universal graças
ao Papa Calixto III, em 1457, em ação de graças pela vitória contra os turcos
em Belgrado, em 6 de agosto de 1456.
A visão apocalíptica assinalada na
visão de Daniel, o testemunho de Pedro e a voz do Pai indicarão o conteúdo
central desta liturgia, efetivada na pessoa de Cristo, cabeça transfigurante da
Igreja.
2. Recordando a Palavra
A visão apocalíptica de Daniel vai
iluminar a passagem da Transfiguração de Jesus, seja no seu esplendor divino
seja no sentido de que o Eterno Pai vai outorgar ao Filho do Homem todo o
poderio universal. Nesta revelação encontramos os indícios da participação/
filiação divina de Jesus com o Pai, e o seu reinado eterno.
À luz da visão de Daniel e da
Transfiguração nada impede que associemos a visão de Ap 12, “a mulher vestida
de sol”, isto é, a Igreja transfigurada em Cristo, grávida de sua Palavra e,
por assim dizer, conferida a ela na pessoa de Pedro, as chaves de ligar e
desligar. Assim também a Maria, em sua Maternidade divina, foi conferida o
poder de participar deste poderio/reinado do Filho, pois o que foi conferido a
Ele, um poder infinito, vai se rememorizando pelas palavras de Gabriel, “e o seu
reino não terá fim” (Lc 1,33).
A Maria Santíssima, a tradição da
Igreja confere o poder de interceder, e Bernardo de Claraval vai chamá-la de
“Onipotência suplicante”, isto é, sua relação materna e disciplinar com Cristo
e sua obediência ao projeto do Pai foi tão sincrônica que sua missão agora é
“advogar, auxiliar e intermediar” pela Igreja peregrina (CONCÍLIO VATICANO II.
Constituição Dogmática Lumen Gentium (LG), n. 148.150).
3. Atualizando a Palavra
O argumento de Pedro em seu
testemunho sobre Jesus não se baseia em fábulas, mas em experiências. A fé da
Igreja deve ser alicerçada nesta perspectiva, embora exista uma resistência no
meio intelectual de que só a fé será suficiente para que o cristão se mantenha
firme em suas convicções religiosas. Mas não é isto o que a história bíblica
revela nem a experiência milenar da própria Igreja.
Pedro recorda que no monte Tabor a
filiação divina de Jesus foi reafirmada pela voz do Pai. Uma filiação não de
adoção como é o nosso caso, mas uma filiação eterna. Nesta filiação se derrama
toda a graça e dele recebemos a herança de uma filiação focada na plenitude de
Deus feito homem.
Foi assim que aconteceu com Maria.
Toda formada nesta presença divina, mas não isenta dos labores da vida. Nossa
Senhora soube garantir para si e para a Igreja, Esposa de seu Filho, esta
presença contínua de Cristo e ser transmissora desta luz divina aos irmãos
quando Isabel fica repleta do Espírito Santo, só com a saudação de Maria (Lc
1,41).
4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
O evento da Transfiguração narrado
em Mt 17, 1-9 nos chama atenção por alguns detalhes: a figura de Moisés que
caracteriza a “lei” e “mediação”, e Elias com sua “eloquência profética e
taumatúrgica”. As experiências de ambos foram em montanhas. Moisés e Elias no
monte Horeb/Sinai e Jesus no monte que a tradição identifica com o monte Tabor.
Moisés recebe um chamado de Deus para uma missão árdua, conduzir um povo
rebelde à Terra prometida; Elias da mesma forma só que com características
específicas. Jesus anuncia a Pedro, Tiago e João que, mesmo tendo visto sua
glória em antecipação, pede segredo do ocorrido, revela que para chegar à
glória futura terá de passar pelo crivo da humilhação, da paixão, da morte e
finalmente da Ressurreição.
Moisés, depois de cumprir sua
missão, terá um substituto, Josué, seu fiel discípulos e colaborador; Elias
terá Elizeu e Jesus terá Pedro, ”Cefas” onde construirá sua Igreja. Porém,
Pedro e os demais discípulos deram muita dor de cabeça a Jesus por não terem
assimilado bem, antes da Ressurreição e do Pentecostes, a missão salvífica de
Jesus.
Maria, por sua vez, desde a
anunciação recebe uma grande Boa-Nova: escolha para uma missão que, em grau
diverso, supera as missões anteriores dos profetas e apóstolos. Sim, a
maternidade divina de Maria é o restaurar tudo que ficou pendente do passado em
nova perspectiva para um porvir. Uma maternidade contraste com a lógica humana,
pois o princípio de sua maternidade é de restaurar todas as coisas em Cristo.
Tudo começa pelo nome que Maria recebe, a “cheia de graça” (Lc 1,27); a sua
maternidade será sob a sombra do Altíssimo, seu Filho reinará definitivamente e
se chamará Deus que salva.
Nossa Senhora não criou nenhuma
comunidade a partir da revelação recebida, mas se tornou formadora e educadora
exemplar da Cabeça da Igreja, Mãe e Serva. Se tornou um polo de atração para
muitos há dois mil anos, arrastando multidões pelo seu jeito feminino e materno
de ser e seu testemunho que supera a todos os discípulos de Cristo.
À luz da Transfiguração do Senhor,
o Pai deixou um mandamento: “Escutai-o”, concordando com o que Maria já havia
aconselhado nas Bodas de Caná (Jo 2,5). Ela é a representante da comunidade
obediente de Israel (Ex 19,8; 24,7; Jr 42,7), vai de encontro com as nossas
expectativas. O Pai vai repetir o que a Mãe já havia aconselhado. Esta sintonia
do Pai com Maria é sinal de unidade de amor e continuidade do mesmo projeto,
pois tudo recomeça com Cristo, tudo será renovado em nós filhos e filhas,
comunidade que está em processo de transfiguração.
O dia do Padre, transferido do dia
4, memória litúrgica de São João Maria Vianney, muito tem a ver com a festa da
Transfiguração do Senhor. A vida sacerdotal deve ser um contínuo
transfigurar-se em Cristo e por Cristo, mas este slogan pode parecer deveras
sentimental e sujeito a equívocos. Ora, cada sacerdote tem sua experiência
própria e individual com Cristo sacerdote e é impossível ser cópias uns dos
outros.
São pessoas escolhidas pela
misericórdia de Deus a serviço do povo (Hb 5,1) e jamais a serviço de si
mesmos. Contudo, muitos exemplos foram deixados a serem imitados em sua adesão
a Cristo sacerdote, exemplos esses que nunca deixaram de usar o “avental” do
serviço ao povo de Deus. Mas, por serem homens, os encantos do mundo, suas
fantasias e promessas provisórias podem fazer com que deixem o avental no
armário e se vistam de indumentárias artificias e perigosas à sua vocação.
A Igreja se põe de joelhos frente
ao Único e Eterno Sacerdote, para que a concelebração/ serviço dos sacerdotes
seja duradoura na autenticidade, no entusiasmo e na humildade vocacional.
Que chame atenção o avental do
serviço aos mais abandonados e necessitados na sociedade, sem nepotismo e,
assim, outros se sintam também vocacionados a uma vestimenta tão singular e delicada,
nobre e marcada por renúncias, alegre porque “não fostes vós que me escolheste,
mas foi Eu que vos escolhi” (Jo 15,16).
Oração dos fiéis:
Presidente: Com
muita fé e muito amor no coração façamos a Deus nossos pedidos.
1. Senhor, por todos os padres da
Igreja de um modo especial pelo nosso pároco N. , que doam a sua vida no
serviço a todos nós. Peçamos:
T.: Senhor, seja sempre o nosso
amparo.
2. Senhor, para que nossos jovens
saibam perceber a tua voz a chamá-los para uma missão especial. Peçamos:
3. Senhor, para que nossos
governantes possam perceber que em cada pessoa brilha a tua luz. Peçamos:
4. Senhor, que nunca falte na mesa
de teus filhos e filhas o pão de cada dia. Peçamos:
5. Senhor, para que se fortaleça
cada vez mais a fé de nossa comunidade em teu Filho, nosso Salvador. Peçamos:
(Outras intenções)
Presidente:
Senhor, Pai de misericórdia, acolhei com bondade os nossos pedidos e
concedei-nos viver de acordo com tua proposta de salvação. Por Cristo, nosso
Senhor.
Todos: Amém.
ORAÇÃO DAS OFERENDAS
Santificai, ó Deus, as nossas
oferendas pela gloriosa Transfiguração do vosso Filho, e purificai-nos das
manchas do pecado no esplendor de sua luz.
Por Cristo, nosso Senhor. Todos:
Amém.
ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
Ó Deus, que o alimento celeste por
nós recebido nos transforme na imagem de Cristo, cujo esplendor quisestes
revelar na sua gloriosa Transfiguração. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.
BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presidente: O
Senhor esteja convosco. T.: Ele está no
meio de nós.
Presidente: Abençoe-vos
o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. T.: Amém.
Presidente: Ide
em paz e que o Senhor vos acompanhe. T.:
Graças a Deus.
ATIVIDADES DO BISPO DIOCESANO
Dia 02 de
agosto – quarta-feira: atendimento na residência episcopal – 10h00; Missa
– Seminário Campinas – Acólito e leitor – ministério – 18h00.
Dia 03 de
agosto – quinta-feira: Encontro do clero no Dia do Padre – Limeira Clube
– 10h00 com almoço; e Missa - Investidura de Ministros – cidade de Iracemápolis
– Jesus Crucificado – 19h30min.
Dia 04 de
agosto – sexta-feira: Atendimento na residência episcopal – 09h00. Saída
para Aparecida, SP.
Dia 05 de
agosto – sábado: Missa – Pastoral da criança – 09h00 em Aparecida; Crisma – São
Sebastião – Limeira – 19h00.
Dia 06 de
agosto – domingo: Missa – dedicação da Igreja São Benedito – Americana - Padre
Vilson Pereira Júnior – 17h00.
Dia 08 de
agosto – terça-feira: Missa e dedicação da Igreja São Domingos de
Gusmão – Americana - Padre Marcos Radaelli – 19h30min.