"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Homilia do 2º DOMINGO DA QUARESMA


Vilson Dias de Oliveira

Diocese de Limeira


25 de fevereiro de 2018




Este é o meu Filho Amado”

Leituras: Gênesis 22, 1-2.9a.10-13.15-18; Salmo 115 (116), 10.1.16-17.18-19 (R. Sl 114,9); Carta de São Paulo aos Romanos 8, 31b-34; Marcos 9, 2-10.

COR LITÚRGICA: ROXA
Animador: Na celebração de hoje, quando recordamos a transfiguração do Senhor, somos inspirados em Cristo para assumirmos o caminho da Cruz como método de vida e salvação. Fazemos isso com nosso jejum, oração e sendo discípulos missionários Daquele que se fez um de nós.


1. Situando-nos
Em nossa caminhada pascal, celebramos o segundo domingo da Quaresma, o Domingo da Transfiguração do Senhor. Mudamos do deserto para o Tabor, da tentação para a glória. Com Jesus e os seus três discípulos, subimos a montanha, para fazermos a experiência da intimidade, anteciparmos a visão de sua glória e recebermos o mandato de escutar a sua palavra. Vivemos, neste domingo, o mistério da vida que passa pela morte.

Escutando o Evangelho da transfiguração, entrevemos a glória de Cristo, a face luminosa do mistério pascal. O Pai, que exprime seu amor pelo Filho-Servo Sofredor é o mesmo que o acolherá à sua direita. Nós que, com os três discípulos, subimos um alto monte, recordamos o brilho da Aliança de Deus com seu povo liberto da escravidão e o caminho da partilha do pão, do poder e da terra. Em Jesus, renova-se essa Aliança, esse mesmo projeto libertador, projeto de vida.

A transfiguração de Jesus pretende narrar antecipadamente a vitória sobre a cruz, a vida em toda a sua plenitude, que vence os poderes de morte deste mundo, as perplexidades e os desafios. Seguindo os passos de Jesus, queremos aprender com ele a criar uma nova sociedade e uma nova história.

2. Recordando a Palavra
Abraão é exemplo de obediência a Deus; a vivência da fé está sempre ligada à sua pessoa. Pela fé, ele se torna fonte de bênçãos para todas as famílias da terra.

Mas, como aconteceria isso se Abraão não tinha filho? Finalmente, ele recebe um filho, Isaac, no qual sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu e as areias do mar. Isaac é o fruto da promessa, o filho muito amado, a esperança do futuro.

Observando, porém, que os povos vizinhos de Israel sacrificavam crianças aos seus deuses para manifestar o amor que tinham por eles, Abraão começa a se perguntar se também o Deus de Israel queria que ele sacrificasse o seu único filho. Mas, Deus não aceitou o sacrifício de Abraão e isto fez o povo entender que Deus não quer sacrifícios humanos, não quer a morte do homem, mas a vida (cf. Jo 10,10). Abraão passa, então, a considerar Isaac como sinal de Deus: nascido de Sara estéril e liberto da morte.

A narração (Gn 22, 1-2.9a.10.15-18) quer mostrar que a disponibilidade da fé de Abraão é agradável a Deus, que renovará as promessas a ele feitas. Abraão viveu a fé em situações adversas: acredita que podia ser pai, apesar de sua velhice e de Sara; acredita que a obediência a Deus está cima dos próprios laços de sangue (sacrifício de Isaac, o primogênito). Na realidade, o pano de fundo deste quadro bíblico bem antigo reforça ainda mais a fé de Abraão no Deus da Vida.

Abraão se encontrava em um dilema: seguir os costumes da religião cananeia, que ordenava sacrificar o primogênito para ter a benção dos deuses? Ou confiar no Deus da vida que mandava acreditar na promessa? O núcleo central do texto de Gênesis proclamado neste domingo é crer, mesmo em meio à escuridão. Abraão cala diante do mistério. Ele teve de enfrentar tudo sozinho, o silêncio é envolvido pelo mistério incomparável de Deus, superando pela fé e confiança os absurdos que a vida lhe apresentava.

O Salmo 116 é uma oração pessoal de ação de graças. O justo, que guarda a sua fé, dirige a Deus o agradecimento, depois de violentas provações. Com o salmista, agradecemos a pronta resposta de Deus ao nosso grito, nos momentos de tribulação.

Na segunda leitura (Rm 8, 31b-34), descobrimos que a fidelidade de Deus, anunciada na primeira leitura, é aqui plenamente proclamada: Deus está com todos os que têm fé e que por ela são justificados (cf 8,30).

O texto paulino segue na linha de pensamento da primeira leitura: Deus não poupou seu próprio Filho, para que, ele intercedesse por nós (cf 8,32). E em sua fidelidade ao Pai, Cristo dá a vida por nós, não quer condenar-nos. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (8,31b). Se Deus não é contra nós, não nos nega nada, não nos acusa, não nos condena. Esse argumento pode resumir-se em uma pergunta: “Quem nos separará do amor de Deus em Cristo Jesus? Deus jamais romperá a sua Aliança conosco, pois ele é um Deus fiel. Nele temos a certeza da vitória, a libertação plena.

O texto da transfiguração se encontra no meio da narrativa de Marcos. Os discípulos, finalmente reconheceram em Jesus o Messias, o Cristo (Cf. 8,29). Mas Jesus lhes explica que o “Filho do Homem”, como se chama a si mesmo (Cf. Dn 7,13-14), não devia ser imaginado como um Messias conquistador, à maneira do rei Davi, e sim, como o Servo Sofredor de Isaías 52, 13-53,12. O destino do Messias é a glória, mas o caminho é a cruz.

A cena da alta montanha (Marcos não diz de que monte se trata!) repete a do Batismo de Jesus no Jordão e prefigura sua morte e ressurreição: “Este é meu Filho amado” (cf. Mc 9,7; 1,11). Devemos relacionar também a cena da transfiguração com a que se encontra no fim do Evangelho de Marcos, quando o véu do Santuário foi rasgado em dois, de alto a baixo, o centurião romano, ao pé da cruz, exclama: “Realmente este homem era Filho de Deus” (cf. 15, 38-39).

A descrição de Marcos possui especial beleza. Ele diz que Jesus tem suas vestes mudadas, tornando-se brilhantes, extremamente brancas, de uma brancura tal que nenhuma lavadeira sobre a terra as poderia alvejar. As vestes de Jesus agora se parecem com as dos mártires (cf. Ap. 3,15-18; 7, 9-14). O martírio será o seu destino, mas a vitória será sempre da Vida.

Jesus está acompanhado de Moisés e Elias (Lei e Profetas), que confirmam com suas histórias o caminho de Jesus na direção do conflito final e da cruz. Esses dois personagens do Primeiro Testamento não estão presentes como enfeites ou convidados de honra ou testemunhas da glória de Jesus. Eles aí estão para explicar a Jesus qual é a sua missão como Filho. Essa missão consiste em sair deste mundo, em fazer uma Páscoa, em sofrer uma Paixão.

Pedro, porém, toma a cena como se fosse de triunfo, e com sua proposta – armar três tendas – espera desviar Jesus do trajeto já indicado. Na verdade, Pedro não sabia o que estava dizendo, porque tanto ele como seus companheiros, Tiago e João, estavam com muito medo (cf. Mc 9, 5-6), Não seria bom ficar no monte, porque ficar ali em vestes brancas e brilhantes, seria não ouvir a resposta de Moisés e Elias ao “este é meu Filho amado” pronunciado pelo Pai: Filho é aquele que tem o destino de sofrer em favor de seu povo.

Filho é aquele que obedece, aquele que é destinado a sofrer por seu povo, aquele que perdoa e se doa. Filho é aquele cuja glória é restaurar-nos à plena amizade com seu Pai, a todos nós, começando por Jerusalém e estendendo-se até os confins da terra.

Agora, sabemos o que é ser Filho de Deus. É obediência/reverência; é abraçar o destino de viver e morrer pelo povo; é amar os inimigos no momento de ser crucificado por eles, e encontrar sua única esperança no Pai, invisível e silencioso; é ser o ministro vitorioso da reconciliação com Deus e com o próximo para toda a humanidade.

A passagem – Páscoa – de Jesus pela morte o levará à ressurreição: “Por isso, Deus o exaltou e lhe deu um Nome que está acima de todo nome” (Fl 2,9).

3. Atualizando a Palavra
Abraão é provado, e a prova de Abraão não consiste simplesmente no sacrifício do filho, mas deste filho. Isaac é um dom especial de Deus, prova de seu amor onipotente; é a promessa cumprida. O velho patriarca tem de sacrificar um filho que ama e uma promessa cumprida que ele reconhece; e tem de continuar crendo e esperando. Tem de sacrificar uma experiência recebida de Deus, para abrir-se a outra nova por meio do mistério.

O que significa hoje para nós, ter de percorrer um caminho doloroso, o caminho da cruz e do sofrimento, acreditando que é justamente este caminho que nos conduzirá à benção, à salvação? Nos momentos de provação, angústia e abandono, que ultrapassam nossa natureza e nossa lógica, como continuar crendo que o nosso Deus quer a vida e não a morte? (cf. Jo 10,10).

O trecho da carta de Paulo aos Romanos inicia com uma pergunta: “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (8,31b). E seguem outras perguntas cujas respostas parecem óbvias. Como alguém que se defende de um processo de acusação, a pessoa justificada por Deus possui a certeza da vitória, pois tem como advogado de defesa o próprio Jesus ressuscitado, que intercede à direita de Deus.

Paulo celebra a certeza das comunidades, que é também a nossa certeza, de que o projeto de Deus vai vencer. “Deus é por nós, ninguém será contra nós” (8,31b). “Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Por isso, juntamente com ele, nos dará tudo o de que precisamos” (8,32). Quais são as certezas que queremos celebrar hoje? O que tem isso a ver com a nossa realidade? A certeza de que ninguém poderá ser contra nós é, de fato, uma experiência que invade a nossa vida em todas as dimensões: cabeça, coração, vontade, espírito, mente, amor e pés?

Se realmente a experiência do amor de Deus está na raiz de tudo, começamos a olhar tudo a partir desta nova experiência: a vida, a história, a lei, as pessoas, o trabalho, o dia a dia da caminhada, a missão e o próprio Deus.

Lendo e relendo em profundidade o texto da transfiguração segundo Marcos, levando em conta o seu contexto, descobrimos que nele está uma experiência profunda e crucial de Jesus diante de uma tomada de decisão. Ele tem de escolher entre várias possibilidades qual será a sua missão e destino: um Messias nacionalista e vitorioso; uma fuga para um individualismo e comodismo; um Messias sofredor. O amor de Jesus por seu Pai e pelo seu povo, cansado e abatido como ovelhas sem pastor, foi capaz de fazer com que ele seguisse o caminho da cruz, um caminho messiânico, com o intuito de criar um mundo plenamente humano, desafiando o poder dominante.

Esta experiência de Jesus é transmitida, refletida e relida pelos primeiros cristãos em sua própria prática. O texto do jeito que se encontra é uma releitura pós-pascal. Trata-se de uma confissão de fé dos primeiros cristãos em Jesus crucificado e ressuscitado. Ele não é um Messias glorioso, triunfante e que faz milagres, mas um Messias sofredor que passa pelo caminho da cruz por causa de sua prática libertadora.

Trazendo o texto para os dias de hoje, para a nossa vida de seguidores de Jesus, podemos constatar reações e comportamentos semelhantes aos dos discípulos, ou seja, instalar-nos em uma posição triunfalista? Como discípulos de Jesus, fixando o olhar no seu rosto resplandecente, no mistério da transfiguração, entendemos este momento apenas como revelação da glória de Cristo ou também como preparação para enfrentar a cruz?

Subir ao monte” e estar envolvidos por alguns momentos, no esplendor da glória implica um “descer do monte” e continuar a realidade cotidiana onde vemos “somente Jesus” na humildade de sua natureza humana. Jesus nos convida a regressar ao vale para partilharmos com ele a dureza do desígnio de Deus e enfrentar com coragem o caminho da cruz.

Descer do monte” é enxergar a situação concreta em que vivem tantos irmãs e irmãos nossos desrespeitados em sua dignidade, reconhecer que o projeto de nação que temos nem sempre considera adequadamente os anseios do povo, perceber que com frequência os mais pobres são tratados como supérfluos e descartáveis.

É bastante degradante olhar a quantidade de moradores de ruas, em especial nas grandes cidades, as crianças abandonadas tentando ganhar a vida nos semáforos, o crescimento das favelas, as filas intermináveis nos hospitais públicos.

O episódio da transfiguração assinala um momento decisivo no ministério de Jesus. É um evento de revelação que consolidou a fé no coração dos discípulos, preparou-os para o drama da cruz, e antecipou a glória da ressurreição. Com os três discípulos escolhidos, continuamos a contemplar o rosto transfigurado de Cristo, para sermos confirmados na fé e não correremos o risco de nos escandalizar ao ver o seu rosto desfigurado na cruz.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
Característica profunda deste tempo forte de Quaresma é a nossa participação no mistério pascal de Cristo, ou seja, na sua morte e ressurreição. Este tempo, que volta a cada ano, nos permite avançar no processo pascal de identificação com Cristo, “até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude” (Ef 4,13).

Na Eucaristia, nos reunimos como comunidade viva, que experimenta a presença de Cristo ressuscitado como Senhor da história. A Páscoa se torna presente na celebração como memorial. O fato histórico da Páscoa se perpetua no rito que o celebra. O fato histórico da paixão, morte e ressurreição de Cristo tornou-se celebração ritual de Cristo na última ceia que ritualizou este acontecimento.

Importa termos consciência de que, como Igreja e como comunidade cristã reunida não repetimos exteriormente o gesto ritual de Cristo na última ceia, mas realizamos o sinal de sua entrega.

No Primeiro Testamento, Deus poupa Isaac, o filho da promessa. Mas, chegará o dia em que ele aceitará o sacrifício de seu Filho, como expressão de seu amor pela humanidade para salvá-la. O Pai não reserva para si o Filho único, mas o entrega para a salvação do mundo (cf. Jo 3,16; Rm 8,32). A tradição da Igreja sempre viu em Isaac uma prefiguração de Cristo.

O sacrifício de Abraão, figura do sacrifício de Cristo, é o modelo de nossa resposta de fé e amor ao plano de Deus. A obediência amorosa a Deus que supõe a fé, sobretudo quando se opõe à nossa natureza e à nossa lógica, é portadora de salvação. A glória que nos aguarda (como as promessas, no caso de Abraão) dá sentido até ao sofrimento mais absurdo. O Filho de Deus nos precedeu no mesmo caminho da cruz. Portanto, não há lugar para desânimo e dúvida; de fato, ninguém nos pode separar do amor de Cristo (cf. Rm 8,38).

A Eucaristia da qual participamos a cada domingo da Quaresma nos coloca sempre de novo no processo pascal, nos transfigura e nos faz experimentar antecipadamente o banquete do Reino, da ceia dos redimidos, no qual há lugar para todos, também para os desfigurados, os pobres e sofredores, os que são considerados supérfluos e descartáveis.

Oração dos fiéis:
Presidente: Viver a Quaresma é abrir-se à misericórdia divina sendo misericordioso com todos. O nosso amor não é perfeito porque somos imperfeitos, mas podemos amar o máximo possível. O restante Jesus fará por nós, de graça. Entreguemo-nos ao Pai, pela nossa oração.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA - ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente: Ó Deus, que estas oferendas lavem os nossos pecados e nos santifiquem inteiramente para celebrarmos a Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
Presidente: Nós comungamos, Senhor Deus, no mistério da vossa glória, e nos empenhamos em render-vos graças, porque nos concedeis, ainda na terra, participar das coisas do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presidente: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Presidente: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vocês como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa.
Todos: Amém.

Presidente: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, os guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
Todos: Amém.

Presidente: O Espírito de sabedoria e fortaleza os sustente na luta contra o mal para poderem com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.
Todos: Amém.

Presidente: (Dá a bênção e despede a assembleia).

Agenda de Dom Vilson para Fevereiro/2018
Dia 22/02 – Quinta-feira: Reunião do Conselho de Presbíteros, às 9h, na paróquia São Manoel, em Leme, SP.
Dia 22/02 – Quinta-feira: Missa e Posse de Administrador Paroquial na Quase-Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Pe. José Valter Rossini, às 19h30, em Araras, SP.
Dia 23/02 – Sexta-feira: Reunião da Pastoral da Comunicação – Sul 1, às 9h, na residência Episcopal.
Dia 23/02 – Sexta-feira: Missa e Posse de Pároco Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Gilmarcos da Silva Teixeira, às 19h30, em Americana, SP.
Dia 24/02 – Sábado: Missa e Posse de Pároco Paróquia Jesus Crucificado, Pe. Rodrigo Alves, às 18h00, em Iracemápolis, SP.
Dia 25/02 – Domingo: Missa e Crisma na Paróquia São Francisco de Assis, Pe. Ismael Vanderlei Avi, as 16h00, em Araras, SP.
Agenda de Dom Vilson para Março/2018
Dia 02/03 – Sexta-feira: Missa e Crisma São Judas Tadeu, Pe. Thiago Cabrini, às 19h30, em Araras, SP.
Dia 03/03 – Sábado: Missa e Posse de Pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Vinicius Alves Martins, às 18h00, em Limeira, SP.
Dia 04/03 – Domingo: Missa e Posse de Pároco na Paróquia São Judas Tadeu, Pe. Nathan Rafael de Oliveira, às 10h00, em Descalvado, SP; e Missa e Posse de Pároco e reitor no Santuário Bom Jesus dos Aflitos, Pe. Vilson Pereira Júnior, às 18h00, em Pirassununga, SP; Leitura de Posse do Padre Osmar Mendes de Ataíde junto na missa de Posse do Pe. Vilson.
Dia 06/03 – Terça-feira: Reunião de Bispos e Formadores, às 9h, na PUC Campinas.
Dia 08/03 – Quinta-feira: Reunião do Conselho Episcopal, às 09h00, na residência episcopal em Limeira.
Dia 09/03 – Sexta-feira: Gravação de Programa de Rádio, Rádio Vera Cruz, às 15h00, em Cordeirópolis, SP; e Missa e Posse de Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Pe. Helton de Oliveira, às 19h30, em Limeira, SP.
Dia 10/03 – Sábado: Missa e apresentação de Vigário Paroquial do Pe. José Avelino, às 19h00, Basílica N. Sra. do Patrocínio, em Araras, SP.
Dia 11/03 – Domingo: Missa e Posse de Pároco na Paróquia São Sebastião, Pe. Jhonatan Kaio de Melo, às 09h00, em Leme, SP e Missa de São José, 2º dia da Novena, na Paróquia São José, Pe. Alan, às 19h30, em Araraquara, SP.
Dia 15/03 – Quinta-feira: reunião geral dos presbíteros, a partir das 09h00, CDL.
Dia 16/03 – Sexta-feira: Missa e Inauguração da Capela Nossa Senhora dos Peregrinos Romeiros, às 20h00, em Limeira, SP (Território: Par. Sta. Luzia Limeira).
Dia 17/03 – Sábado: Missa e Posse de Administrador Paroquial na Quase-Paróquia Santo André, Pe. Alexander José da Silva, às 19h30, em Limeira, SP.
Dia 18/03 – Domingo: Missa de abertura Escola Diaconal, às 10h00, na Catedral N. Sra. das Dores, em Limeira, SP; e Missa e Posse de Pároco na Paróquia São Paulo Apóstolo, Pe. Vitor Tomé Minuti, às 19h00, em Limeira, SP.
Dia 19/03 – Segunda-feira: Missa do 1º. Aniversário de instalação da Paróquia São José, Pe. Evandro Lopes, às 19h30, na cidade de Americana, SP.
Dia 21/03 – Quarta-feira: Reunião dos Bispos da Província, às 9h00, em Amparo, SP; Missa de envio, às 20h, na Capela dos Romeiros – Valdevino (Território: Par. Sta. Luzia Limeira).
Dia 22/03 – Quinta-feira: Reunião com o auditor da Pastoral da Criança, às 10h, Residência Episcopal.
Dia 23/03 – Sexta-feira: Missa e Posse de Administrador Paroquial, Quase-Paróquia Santa Marta e Santa Paula, Pe. Isaías Daniel, às 19h00, em Leme, SP.
Dia 25/03 – Domingo: Missa de Ramos: em local mais proximamente definido pelo bispo.
Dia 29/03 – Quinta-feira: Missa do Crisma e Renovação das Promessas Sacerdotais às 9h00, Catedral, em Limeira, SP; Missa do Lava-pés em local mais proximamente definido pelo bispo.
Dia 30/03 – Sexta-feira Santa: Celebração da Paixão do Senhor: em local mais proximamente definido pelo bispo.
Dia 31/03 – Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal às 20h00, na Catedral N. Sra. das Dores, em Limeira, SP.
Dia 01/04 – Domingo de Páscoa: (manhã) Missa da Páscoa da Ressurreição em local mais proximamente definido pelo bispo.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.