"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

domingo, 20 de junho de 2010

A Bíblia católica é diferente da protestante?

Se um católico descobre em casa uma Bíblia publicada pelos protestantes, freqüentemente fica meio cismado e pergunta: “Será que posso ler? Será que não é diferente da Bíblia católica?”
Por outro lado, não entende como pode haver duas Bíblias, uma diferente da outra. A Palavra de DEUS não é uma só?
A questão é a seguinte: na Bíblia protestante faltam alguns livros na parte do Antigo Testamento, livros que existem na edição católica: Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, os dois livros dos Macabeus, pequenos trechos dos livro de Ester (10,4-16,24 e alguns trechos do livro de Daniel. São chamados de livros deuterocanônicos (segunda lista). A Igreja católica os aceitou como sendo inspirados, como sendo Palavra de DEUS, enquanto para os protestantes são chamados apócrifos).
Apócrifos para nós católicos são certos livros antigos, semelhantes a livros bíblicos não inseridos na Bíblia e são considerados apócrifos – palavra grega que significa “escondido” mas neste caso adquiriu o sentido de “falso”. Indicando, portanto, os livros de origem incerta, são eles: Os mais conhecidos o Proto-evangelho de Tiago e o Evangelho secreto da Virgem Maria.
Para entender essa diferença, é preciso conhecer um pouco a história do texto do Antigo Testamento. A Bíblia, inicialmente, só existia em hebraico.
Quando os Judeus se espalharam pelo mundo, sentiram necessidade de traduzi-lo para uma língua mais universal naquela época: o grego.
Acontece que no Antigo Testamento traduzido foram colocados alguns livros que não estavam na Bíblia hebraica e que eram mais recentes. São aqueles que citamos acima.
Os protestantes consideram como Palavra de DEUS só os livros do Antigo Testamento que fazem parte da Bíblia hebraica, enquanto que a Igreja católica considera também alguns que foram acrescentados na tradução grega feita pelos Judeus.
Para organizar a lista dos livros da Bíblia os Fariseus antigos, julgaram que, para serem inspirados por DEUS, os livros deveriam ser:
a) Antigo, isto é, não escritos depois de Esdras e Neemias.
b) Escritos em língua “sagrada” isto é, hebraico e aramaico.
c) Fossem de acordo com a lei de Moisés.
d) Tivessem origem na Palestina e não em terra estrangeira.
Os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiásticos, Baruc, I e II Macabeus, não satisfazem todos esses requisitos e não foram aceitos pelos fariseus na organização e fixação do Cânon, isto é, a lista de livros. Os protestantes adotaram o cânon hebraico, por isso na bíblia deles faltam os 7 livros mencionados acima.
Essa é a diferença entre a Bíblia católica e protestante. O Novo Testamento é igualzinho. Portanto, se você
tem uma Bíblia protestante não precisa rasgá-la ou queimá-la. Basta você estar ciente de que faltam esses
livros, que você poderá ler uma Bíblia católica (explicar o rodapé).
É bom ressaltar também que mesmo entre as bíblias católicas existem algumas diferenças nas traduções.
Por exemplo: Ave Maria é diferente da Bíblia de Jerusalém. Mas por que existe diferença?
As diversas traduções têm o objetivo somente de facilitar a leitura do povo mais simples. Mas esta diferença é apenas no vocabulário usado, o conteúdo é o mesmo.

Pe. Nivaldo Alves dos Anjos Jr – O Pároco
Maria Auxiliadôra
http://www.catequisar.com.br/txt/ad/apostila/ind.htm

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.