"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exame de Consciência para Antes da Confissão

Exame de Consciência para Antes da Confissão
Examinemos cuidadosamente a nossa consciência, sem ansiedade nem escrúpulo, procurando conhecer a espécie e o número dos pecados cometidos.
Sobre a Confissão precedente:
* Quando foi minha última Confissão?
* Esqueci ou escondi alguma falta grave?
* Deixei de cumprir a penitência imposta?
Mandamentos da Lei de Deus:
1° Mandamento:
* Falei com desprezo ou leviandade de Deus, das coisas santas ou das pessoas consagradas a Deus?
* Li escritos, livros e jornais contrários à religião?
* Tive vergonha de minha fé ou omiti os meus deveres por simples respeito humano?
* Faltei com o devido respeito na igreja, comportando-me mal, conversando sem necessidade, rindo, olhando para todos os lados?
* Comunguei sabendo que estava em pecado mortal?
* Murmurei contra a Divina Providência?
* Assisti a alguma sessão espírita ou reunião herética?
* Consultei cartomantes, feiticeiras ou astrólogos?
2° Mandamento:
* Pronunciei o nome de Deus irreverentemente?
* Blasfemei, isto é, disse palavras injuriosas contra Deus ou os Seus Santos?
* Jurei falso ou sem necessidade?
* Fiz promessas ou votos que não cumpri?
3° Mandamento (1° e 2° da Igreja):
* Deixei de assistir a Missa inteira em Domingo ou festa de guarda?
* Cheguei atrasado à Missa?
* Em que ponto?
* Saí da igreja antes do fim da Missa?
* Em que momento?
* Trabalhei em dia de Domingo ou santificado?
* Por quanto tempo?
4° Mandamento:
* Deveres dos pais:
* Tenho faltado com a atenção e solicitude devida aos meus filhos?
* Deixei de corrigi-los?
* Corrigi-los em excesso ou injustamente?
* Negligenciei dar a eles uma boa educação cristã, ensinando-os a rezar e conhecer os elementos da religião e mandando-os para uma boa escola?
* Confiei-os a pessoa cuja influência possa ser prejudicial?
* Opus-me injustamente a que seguissem sua vocação?
* Dei a eles mau exemplo?
* Deixei de vigiar suas leituras (maus livros, maus jornais e revistas) ou programas assistidos (contrários à Fé e à Moral)?
* Deixei que frequentassem locais (casas, oficinas, teatros, cinemas, reuniões, festas...) onde corresse perigo sua fé e virtude?
Deveres dos filhos:
* Faltei com o respeito e a veneração devidos aos meus pais e avós?
* Desejei-lhes mal?
* Fui causa de tristeza para eles?
* Quis ameaçá-los?
* Quis bater neles?
* Maltratei meus irmãos e irmãs?
* Tenho ciúmes deles?
* Fiz queixa deles para que fossem castigados?
* Faltei com o respeito a meus pais, por palavras, ares de pouco caso, injúrias ou envergonhando-me deles?
* Desobedeci a eles?
* Deixei-os zangados?
* Deixei de assistir a suas necessidades, de rezar ou mandar rezar em sua intenção, tanto em vida quanto depois da morte?
* Fui respeitoso e obediente com os meus professores?
* Fui educado para com meus empregados?
Deveres dos superiores (patrões, oficiais das Forças Armadas, executivos, etc.):
* Faltei com a justiça, não pagando o salário devido ou castigando injustamente?
* Recusei a meus subalternos a liberdade de cumprirem seus deveres com a Igreja Católica Apostólica Romana?
* Deixei de instruí-los na verdadeira Fé?
* Deixei de vigiar a fé e os costumes de meus subalternos?
* Dei a eles maus exemplos?
* Fui áspero, desconfiado, caprichoso, altivo, desdenhoso?
Deveres dos inferiores (empregados, operários, soldados):
* Faltei com a justiça, não cumprindo as obrigações de meu ofício?
* Faltei com o respeito a meus superiores?
* Causei-lhes dano com críticas injustas?
* Abusei da confiança deles?
5° Mandamento:
* Tive ódio do meu próximo ou desprezei-o?
* Desejei-lhe mal?
* Que mal?
* Fui áspero com os infelizes, os fracos, os pequenos?
* Recusei o perdão das injúrias, dos danos e dos aborrecimentos que me causaram?
* Existe alguém a quem, por ódio ou por rancor, eu recuse a palavra ou o serviço?
* Maltratei alguém ou lhe causei dano na vida ou na saúde?
* Semeei discórdias, espalhando boatos falsos ou verdadeiros?
* Induzi o próximo ao mal?
* De que maneira?
* Escandalizei alguém com maus conselhos e maus exemplos?
* Desviei alguém dos seus deveres?
* Emprestei maus livros, maus jornais ou revistas, más fitas de vídeo, que facilitem e induzam ao pecado?
* Deixei de impedir o mal, podendo fazê-lo?
* Expus a minha vida por imprudência, vaidade ou falta dos devidos cuidados?
6° e 9° Mandamentos:
* Consenti em pensamentos ou desejos contrários à pureza?
* Falei, li, vi ou escutei, de propósito, indecências?
* Cantei ou ouvi cantar músicas obscenas?
* Consenti em olhares ou ações indecentes?
* Usei roupas indecentes?
* Fiz leituras ou assisti a filmes indecentes, levianos ou maus?
* Expus-me a ocasiões das quais deveria fugir?
* Frequentei festas, bailes, espetáculos ou cinemas perigosos ou imorais?
* Pratiquei atos que não devem ser praticados fora do casamento?
* "Fiquei" com alguém, sem vistas ao casamento?
* Me masturbei?
7° e 10° Mandamentos:
* Causei dano aos bens do próximo?
* Retive o que não me pertencia ou aproveitei-me disso?
* Deixei de reparar o dano causado aos bens do próximo?
* Negligenciei pagar minhas dívidas?
* Guardei objetos encontrados, sem procurar o legítimo dono?
* Desejei apossar-me injustamente dos bens alheios?
8° Mandamento:
* Suspeitei ou pensei mal do próximo sem motivo?
* Falei mal do próximo, tendo ou não razão, de modo a causar-lhe dano à reputação ou aos bens?
* Induzi os outros à calúnia (dizer que alguém cometeu um mal que na verdade não cometeu) ou à maledicência (dizer que alguém cometeu um mal realmente cometido)?
* Ultrajei o meu próximo com injúrias, ares desdenhosos ou zombarias?
* Menti e com isso causei dano?
* Fui indiscreto, descobrindo coisas que devia calar, lendo ou abusando de cartas dirigidas aos outros?
* Reparei o dano causado?
Mandamentos da Santa Igreja:
* Deixei de me confessar ou de comungar na Páscoa?
* Deixei de jejuar conforme manda a Igreja?
Pecados capitais:
Orgulho:
* Desprezei gravemente meu próximo por orgulho?
* Fiquei ofendido por pouca coisa ou me deixei dominar pelo mau humor?
* Tive pensamentos vaidosos?
* Afastei o próximo, os pobres, os indefesos, falando com eles de cima para baixo e sem consideração?
* Passei tempo demais escolhendo roupas, penteados ou maquiagens?
* Me preocupei demais com o que os outros pensariam de minha aparência?
Avareza:
* Tenho muito apego ao dinheiro?
* Deixei de dar uma esmola que eu tinha condições de dar?
Inveja:
* Fiquei feliz com a desgraça dos outros?
* Fiquei triste ao ver o bem que acontece aos outros?
* Invejei o meu próximo?
Gula:
* Comi ou bebi mais que a minha fome real?
Cólera:
* Fui impaciente ou violento?
* Encolerizei-me?
* Guardo rancor?
Preguiça:
* Deixei de cumprir os meus deveres religiosos?
* Deixei de cumprir as minhas obrigações de estudo ou trabalho?
* Deixei de ajudar a quem me pediu, por preguiça apenas?
* Tenho sido vadio ou desocupado?
Ato de Contrição:
Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de Vos Ter ofendido e merecido o Inferno; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de Vossa Divina Graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; e espero alcançar o perdão de minhas culpas por Vossa infinita misericórdia.
Amém.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.