"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bento XVI escreve mensagem para a Jornada Mundial da Juventude

Sex, 03 de Setembro de 2010 17:55 cnbb

papa-escrevendoNa manhã desta sexta-feira, 3, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou a mensagem do papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Madri, entre os dias 6 e 21 de agosto do próximo ano. O tema da jornada mundial é "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé".
“Gostaria que todos os jovens tanto os que partilham a nossa fé em Jesus Cristo quanto os que hesitam, estão em dúvidas ou não acreditam Nele, a viverem esta experiência que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e de seu amor por cada um de nós", frisa o papa na mensagem.
No texto, o pontífice faz um convite aos jovens para este importante evento para a Igreja na Europa e toda a Igreja Católica no mundo. "Muitos manifestam o desejo de construir relações autênticas de amizade, de conhecer o verdadeiro amor, fundar uma família unida, atingir uma estabilidade pessoal e uma real segurança que possa garantir um futuro sereno e feliz", disse em outro trecho da mensagem.

O evento, para Bento XVI, é um ponto de referência para a juventude da atualidade. Ele diz que muitos jovens não têm uma referência e por isso são “inseguros”. "Vocês são o futuro da sociedade e da Igreja. É fundamental ter raízes, bases sólidas [...]”, sublinhou Bento XVI.
O pontífice encerra a mensagem ressaltando os jovens têm o direito de receber das gerações passadas pontos firmes de referência a fim de que possam fazer escolhas e construir a própria vida, como uma planta jovem que precisa de uma sólida base para que cresçam suas raízes, e se tornar no futuro, uma árvore robusta, capaz de dar fruto.

Leia abaixo mensagem na Integra:


MENSAGEM DE SUA SANTIDADE 
BENTO XVI 
PARA XXVI Jornada Mundial da Juventude 
2011
"Enraizados e edificados em Cristo, 
firmes na fé "
(cf. Col 2, 7)

Queridos amigos
Eu sempre penso da Jornada Mundial da Juventude em Sydney, em 2008. Nós vivemos uma grande festa da fé, o Espírito de Deus agiu com força, criando uma intensa comunhão entre os participantes que vieram de todo o mundo. Essa reunião, como as anteriores, deu os seus frutos muito na vida de muitos jovens e toda a Igreja. Nossa atenção agora se volta para a próxima Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Madrid em agosto de 2011 . Já em 1989, vários meses antes da queda histórica do muro de Berlim, a peregrinação dos jovens fez uma parada em Espanha, em Santiago de Compostela. Agora, num momento em que a Europa precisa de reencontrar as suas raízes cristãs, temos que definir nossa reunião em Madrid, com o lema:"Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Col 2, 7). Convido-vos a este importante evento para a Igreja na Europa e da Igreja universal. Desejo também que todos os jovens de ambos aqueles que compartilham de nossa fé como aqueles que hesitam, dúvida ou acredite, pode viver esta experiência, que pode ser a chave para a vida, a experiência do Ressuscitado e vivendo Senhor Jesus, e seus amor para cada um de nós.
1. Nas fontes de suas maiores aspirações
Em todas as épocas, mesmo hoje em dia, muitos jovens sentem o desejo profundo de relações interpessoais viver na verdade e na solidariedade. Muitos expressaram o desejo de construir relações de amizade autêntica, para conhecer o amor verdadeiro, para fundar uma família, comprar uma estabilidade e segurança pessoal real que pode garantir um futuro pacífico e feliz. Lembrando a minha juventude, vejo que, na realidade, a estabilidade ea segurança são as questões que mais ocupam as mentes dos jovens. Sim, a questão do trabalho e, assim, ter assegurado o futuro é um grande problema e pressionando, mas, ao mesmo tempo, a juventude ainda é a idade em que eles estão buscando uma vida melhor. Ao pensar sobre os meus anos na época simplesmente não quero perder na mediocridade da vida burguesa. Queríamos que era grande, mais uma vez. Queríamos encontrar a própria vida em sua imensidão e beleza. Certamente, isso depende, também, a nossa situação. Durante a ditadura nazista e da guerra, foram, por assim dizer, "travado" pelo poder dominante. Por isso, quisemos ir lá fora para entrar na riqueza de possibilidades do ser humano.Mas penso que, num certo sentido, essa ânsia de ir além do usual em todas as gerações. Quer algo mais do que seguro o uso diário regular e sentir o desejo para aquilo que é realmente grande parte de ser jovem. "É apenas um sonho vazio que desaparece quando uma pessoa se torna um adulto?Não, o homem é realmente criado para que seja grande para o infinito. Tudo o resto é insuficiente.Santo Agostinho estava certo: o nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Vós. O desejo de uma maior vida é um sinal de que Ele nos criou, que levamos a sua marca ". Deus é a vida, e cada criatura tende a vida de uma forma única e especial, a pessoa humana, feita à imagem de Deus, quer amor, paz e alegria. Então eu percebo que é uma contradição para tentar eliminar Deus para o homem vivo. Deus é a fonte da vida é equivalente a eliminar essa fonte de separados e, inevitavelmente, ser privados da plenitude e da alegria: "Sem o Criador, a criatura não subsiste" (Con Ecumênico Vaticano. II, Const. Gaudium et Spes, 36). A cultura atual, em algumas partes do mundo, especialmente no Ocidente, tende a excluir Deus, ou de considerar a fé como um assunto privado, sem qualquer relevância para a vida social. Embora o conjunto de valores que são a base da sociedade, vem do evangelho como o sentido da dignidade, solidariedade, trabalho e família ", há um tipo de" eclipse de Deus "alguma amnésia, por outro lado, a rejeição do cristianismo real e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de perder aquilo que mais profundamente nos caracteriza.
Portanto, queridos amigos, convido-vos a melhorar a sua jornada de fé em Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Você é o futuro da Sociedade e da Igreja. Como o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Colossos, é vital ter raízes e bases sólidas. Isto é especialmente verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estável para construir suas vidas, e sentindo profundamente inseguro. O relativismo, que se espalhou, e para que todos dão o mesmo e não há nenhuma verdade, nenhum ponto de referência absoluta, não gera a verdadeira liberdade, mas a instabilidade, confusão e de conformidade com as modas do momento. Vós, jovens você tem o direito de receber as gerações que precederão pontos fortes para fazer suas escolhas e construir sua vida, assim como uma pequena planta que precisa de um apoio sólido às suas raízes crescem para se tornar uma árvore resistentes, capazes de dar frutos .
2. Arraigados e edificados em Cristo
Para destacar a importância da fé na vida dos crentes, gostaria de focar três termos que Paulo usou em: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Col 2, 7). Aqui podemos distinguir três imagens: "estabelecidos" evocar a árvore e as raízes que alimentam-lo, "construída" se refere à construção, "forte", refere-se ao crescimento da força física ou moral. Estas imagens falam por si. Antes de comentar, deve-se notar que no texto original das três expressões, a partir do ponto de vista gramatical, são passivos: média, que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de se enraizar, construir e firmar os fiéis.
A primeira imagem é a da árvore, firmemente plantados no solo pelas raízes, que dão estabilidade e nutrição. Sem as raízes, seria levado pelo vento, e morrem. Quais são as nossas raízes?Naturalmente, os pais, família e cultura de nosso país são um importante componente da nossa identidade. A Bíblia nos mostra um outro. O profeta Jeremias escreve: "Bem-aventurados são aqueles que confiam no Senhor e depositar a sua confiança no Senhor, ser uma árvore plantada junto às águas, que, juntamente com o atual se enraíza, em que o Verão não vai se arrepender, suas folhas sempre verdes ano de seca está em causa, dá frutos "(Jer 17, 7-8). Roots ao profeta, significa voltar a colocar a sua confiança em Deus. Dele é a nossa vida sem ele não poderia viver."Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho" (1 Jo 5:11). O próprio Jesus é apresentado como a nossa vida (cf. João 14, 6). Portanto, a fé cristã não é apenas acreditar na verdade, mas acima de tudo uma relação pessoal com Jesus Cristo. O encontro com o Filho de Deus oferece um novo dinamismo a toda a existência. Quando começamos a ter um relacionamento pessoal com Ele, Cristo nos revela a nossa identidade e, com a amizade, a vida cresce e é feito na totalidade. Há um momento na juventude, quando cada um pergunta, qual o sentido da minha vida, o propósito, que curso eu devo dar? É um passo fundamental que pode perturbar a mente, às vezes por um longo tempo. Que é pensado para ser o nosso trabalho, as relações sociais a ser estabelecida, afetando a ser desenvolvido ... Neste contexto, acho que voltar à minha juventude. De certa forma, muito em breve, percebi que o Senhor queria me padre. Mas mais tarde, depois da guerra, quando o seminário e na faculdade eu estava indo em direção a esse objetivo, eu tinha que recuperar essa certeza. Eu tive que perguntar: É realmente o meu caminho? É realmente vontade de Deus para mim? Serei capaz de ser fiel e estar totalmente disponível para ele, em seu serviço? Tal decisão também causam sofrimento. Não pode ser de outra forma. Mas depois que eu estava certa: o que é certo! Sim, o Senhor quer de mim, então eu também dará força. Ouvir, estar com ele, eu consigo ser eu mesmo. Sem conta da realização dos meus próprios desejos, mas a sua vontade. Assim, a vida torna-se real.
Como raízes de árvores mantê-lo firmemente plantados no chão, de modo a fundação da casa dá uma estabilidade duradoura. Pela fé, nós estamos enraizados em Cristo (cf. Col 2, 7) e uma casa é construída sobre a fundação. Na história sagrada, temos muitos exemplos de santos que construíram suas vidas na Palavra de Deus. A primeira Abraão. Nosso pai na fé obedeceu a Deus, pedindo-lhe sair de casa para se mudar para um país desconhecido. "Abraão creu em Deus e disse-lhe seu crédito. E mais uma vez é chamado de "amigo de Deus" (S. 2, 23). Estar enraizada em Cristo significa para responder especificamente ao chamado de Deus, confiando nele e colocar em prática a Sua Palavra. Jesus repreende os discípulos: "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não o que eu digo?" (Lc 6, 46). E virando-se para a imagem da construção da casa, acrescentou: "Quem vem a mim, ouve as minhas palavras e um fazedor ... parece que estava construindo uma casa, cavou, aprofundou e lançou os alicerces sobre a rocha; veio uma enchente, o rio correu contra aquela casa, e não podia vacilar, porque era solidamente construída "(Lc 6, 47-48).
Caros amigos, construir a sua casa sobre a rocha, como o homem que "cavou fundo". Tente a cada dia você também receber a Palavra de Cristo. Ouça como o verdadeiro amigo com quem partilhar o caminho de sua vida. Com ele ao seu lado você será capaz de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas também decepções e fracassos. Continuamente propostas são-lhe mais fácil, mas vós que você vai perceber que se revelam enganosas, não dê serenidade nenhuma alegria. Somente a Palavra de Deus nos mostra o caminho da verdade, somente a fé que tem sido passado é a luz que ilumina o caminho. Estão profundamente agradecidos deste dom espiritual que você recebeu de seus familiares e comprometer-se a responder de forma responsável para a chamada de Deus, convirtiéndoos em adultos na fé. Não acredito que aqueles que dizem que você não precisa de outros para construir sua vida. Apoyaos, no entanto, a fé de seus entes queridos na fé da Igreja, e agradeço a Deus pela recepção e fizeram-lhe seu.
3. Forte na fé
Ser "arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Col 2, 7). A carta que o convite foi tomada, foi escrita por São Paulo para atender a uma necessidade específica para os cristãos na cidade de Colossos. Essa comunidade, de fato, foi ameaçado pela influência de algumas tendências culturais da época, que anule os fiéis ao Evangelho. Nosso contexto cultural, os jovens caro, tem muitas semelhanças com o de Colossenses que o tempo. Na verdade, existe uma secular forte corrente de pensamento que pretende afastar Deus da vida dos indivíduos e da sociedade, levantando e tentando criar um "paraíso" sem Ele. Mas a experiência ensina que o mundo sem Deus se torna um " Inferno, onde o egoísmo predominante, as divisões nas famílias, o ódio entre pessoas e povos, a falta de amor, alegria e esperança. Em contraste, quando os povos e das pessoas com a presença de Deus, adorá-Lo de verdade e ouvir a sua voz, é construída especificamente civilização do amor, onde todos são respeitados em sua dignidade e comunhão crescente com os frutos que esta implica. Há cristãos que são seduzidos pela mentalidade secular, ou são atraídos por correntes religiosas longe de sua fé em Jesus Cristo. Outros, sem ser seduzido por elas, simplesmente deixou arrefecer a sua fé, com inevitáveis consequências negativas em termos morais.
O apóstolo Paulo lembra aos irmãos, infectado por idéias contrárias ao Evangelho, o poder de Cristo crucificado e ressuscitado. Esse mistério é o alicerce da nossa vida, o centro da fé cristã.Todas as filosofias que ignorá-lo, considerando-a "loucura" (1 Cor 1, 23), mostram seus limites para as grandes questões presentes no coração humano. Assim, também eu, como Sucessor do Apóstolo Pedro, eu vos confirmar na fé (cf. Lc 22, 32). Acreditamos firmemente que Jesus Cristo deu na cruz para oferecer o seu amor a sua paixão, suportou nossas dores, levou os nossos pecados, nos deu perdão e nos reconciliou com Deus Pai, abrindo o caminho para a vida eterna.Assim, foram libertados mais que envolvente de nossas vidas: a escravidão do pecado, e amar a todos, até mesmo os inimigos, e compartilhar esse amor com os irmãos mais pobres e dificuldade.
Queridos amigos, a cruz, muitas vezes nos assusta, porque parece ser a negação da vida. É realmente o contrário. É o "sim" de Deus para o homem, a expressão suprema do amor e da origem dos fluxos de vida eterna. Na verdade, de coração aberto, de Jesus na cruz quebrou a vida divina, sempre disponível para aqueles que concordam em olhar para o Crucificado. Assim, convido-vos a abraçar a cruz de Jesus, sinal do amor de Deus como fonte de vida nova. Sem Cristo, a morte e ressurreição, não há salvação. Só ele pode libertar o mundo do mal e fazer crescer o Reino de justiça, paz e amor, à qual todos aspiram.
4. Acreditar em Cristo Jesus, sem ele
No Evangelho que descreve a experiência de fé do apóstolo Tomé ao receber o mistério da cruz e da ressurreição de Cristo. Thomas, um dos doze apóstolos seguiram Jesus, foi um testemunho direto para a sua cura e milagres, as suas palavras, ele viveu a confusão antes de sua morte. Na noite de Páscoa, o Senhor apareceu aos discípulos, mas Thomas não está presente, e quando eu digo que Jesus está vivo e que apareceu, disse: "Se eu ver em suas mãos o sinal dos cravos, se não colocar o dedo no buraco dos pregos, e colocar minha mão no seu lado, não acreditam (Jo 20, 25).
Também gostaríamos de ver Jesus, falando com ele, sentir a sua presença ainda mais intensa.Muitas pessoas hoje têm dificuldade em chegar a Jesus. Muitas das fotos que circulam de Jesus, e pretende ser científica, tirar-lhe a grandeza e singularidade de sua pessoa. Portanto, ao longo de meus anos de estudo e meditação, eu estava desenvolvendo a idéia de transmitir um livro alguns dos meus encontro pessoal com Jesus, para ajudar de alguma maneira de ver, ouvir e tocar no Senhor, em quem Deus veio ao nosso encontro para ficar conhecido. Na verdade, o próprio Jesus, aparecendo aos discípulos novamente depois de oito dias, diz Tomé: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos a tua mão e colocá-lo em meu lado e não sejas incrédulo, mas crente" (Jo 20 , 27).Também para nós, é possível ter uma sensível ao toque com Jesus, o metro, por assim dizer, os sinais da mão de sua paixão, amor sinais dele. Nos sacramentos, Ele vem até nós de uma forma particular, dá-nos. Queridos jovens, aprender a "ver" para "encontrar" Jesus na Eucaristia, que está presente e entregue a comida perto de nossa jornada, no sacramento da Penitência, onde o Senhor manifesta a Sua misericórdia sempre oferece o seu perdão. Reconhecer e servir a Jesus também aos pobres e doentes, os irmãos que estão em dificuldade e precisam de ajuda.
Estabelecer e cultivar um diálogo pessoal com Cristo, na fé. Conocedle lendo os Evangelhos e no Catecismo da Igreja Católica falam com ele em oração, confiar nEle nunca traí-lo. "A fé é, sobretudo, uma adesão pessoal do homem com Deus é ao mesmo tempo e inseparavelmente livre assentimento à verdade revelada por Deus " (Catecismo da Igreja Católica, 150). Então, você poderia comprar uma fé madura forte, que não se baseia apenas em um sentimento religioso ou uma vaga lembrança do seu catecismo da infância. Você pode conhecer a Deus e viver autenticamente a partir dele, como o apóstolo Tomé, quando professou abertamente sua fé em Jesus: "Meu Senhor e meu Deus".
5. Apoiado pela fé da Igreja a ser testemunhas
Naquele tempo, Jesus exclamou: "Por que você acha que já viu? Bem-aventurados os que crêem sem ver "(Jn 20, 29). Eu pensei no caminho da Igreja, fundada na fé de testemunhas oculares: os apóstolos. Sabemos agora que a nossa fé pessoal em Cristo, nascido de dialogar com ele, está ligada à fé da Igreja, os crentes não são isolados, mas que, pelo Baptismo, somos membros desta grande família, e é a fé professada pela Igreja, que garante a nossa fé pessoal. Creedproclamamos a cada domingo na Eucaristia, precisamente nos protege do perigo de acreditar em um Deus que não é o que Jesus nos revelou: "Cada crente é como um elo na grande cadeia dos crentes. Eu não posso acreditar, sem ser sustentada pela fé dos outros, e pela minha fé eu ajudar no sustento da fé dos outros "(Catecismo da Igreja Católica, 166). Sempre agradeço a Deus pelo dom da Igreja, que certamente nos faz avançar na fé, dando-nos a verdadeira vida (cf. Jo 20, 31).
Na história da Igreja, os santos e mártires da cruz gloriosa força para ser fiel a Deus até a entrega de si mesmo na fé, encontraram a força necessária para superar suas fraquezas e vencer qualquer adversidade. De fato, como o apóstolo João: "Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 Jo 5, 5). A vitória da fé nasce do amor. Quantos cristãos foram e são um testemunho vivo do poder da fé expressa no amor. Eles têm sido os construtores da paz, defensores da justiça, os líderes de um mundo mais humano, um mundo de acordo com Deus são cometidos em diferentes áreas da vida social, com competência e profissionalismo, contribuindo efetivamente para o benefício de todos. A caridade que brota fé que os levou a dar um testemunho muito específico, com as palavras e ações. Cristo não é boa apenas para nós mesmos, mas é a coisa mais precioso que temos para compartilhar com os outros. Na era da globalização e ser testemunhas da esperança cristã no mundo: há muitos que querem receber essa esperança. No túmulo de seu amigo Lázaro, morto há quatro dias, Jesus, antes de chamar novamente à vida, à sua irmã Martha diz: "Se você acha que veria a glória de Deus" (Jo 11, 40). Você também, se você acreditar, se você sabe que a cada dia viver e dar testemunho de sua fé, você é uma ferramenta que irá ajudar outros jovens como você encontrar o sentido ea alegria da vida, nasce do encontro com Cristo.
6. Em torno do Dia Mundial de Madrid
Caros amigos, reitero o convite para participar da Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Com profunda alegria, espero que cada um pessoalmente. Cristo quer afianzaros na fé através da Igreja.A escolha de acreditar em Cristo e segui-lo não é fácil. É dificultada por nossas infidelidades e muitas vozes que sugerem formas mais fáceis. Não desanime, sim, buscar o apoio da comunidade cristã, o apoio da Igreja. Durante este ano, prepare difícil para a nomeação de Madrid, com seus bispos, padres e líderes da pastoral juvenil na diocese, comunidades paroquiais, associações e movimentos. A qualidade de nossa reunião dependerá, sobretudo, a preparação espiritual, oração, ouvir juntos a Palavra de Deus eo apoio mútuo.
Queridos jovens, a Igreja está contando com você. Você precisa da sua fé viva, a sua dinâmica e caridade criativa de sua esperança. Sua presença a Igreja renova, rejuvenesce e dá um novo impulso. Portanto, o Dia Mundial da Juventude são um benefício não só para si mesmos, mas para todo o Povo de Deus. A Igreja na Espanha se prepara para acolher e viver intensamente a maravilhosa experiência de fé. Agradeço a todas as dioceses, paróquias, santuários, comunidades religiosas, movimentos eclesiais e associações que trabalham com generosidade na preparação deste evento. O Senhor não deixará de abençoar. Que a Virgem Maria acompanha esta forma de preparação. Ela, a mensagem de um anjo, congratulou-se com fé a Palavra de Deus, com fé concordaram que a obra de Deus foi cumprido na mesma. Pronunciar o seu "fiat", seu" sim "recebeu o dom de uma grande caridade, que a levou a dedicar-se inteiramente a Deus. Que Ela interceda por todos vós, para que no próximo Dia Mundial você pode crescer na fé e no amor.Asseguro-vos a memória do meu pai em oração e abençoar o coração.
Vaticano, 06 de agosto de 2010, festa da Transfiguração do Senhor.
BENEDICTUS PP. XVI

© Copyright 2010 - Libreria Editrice Vaticana

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.