"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bíblia: comunicação de um Deus amor

Na maioria das Comunidades, o mês de março assinala o início da catequese com as crianças e os adolescentes. E, no início dessa caminhada de fé e discernimento, nada melhor do que esses pequenos conhecerem bem a "ferramenta" de trabalho que usarão durante toda a "viagem" pela história do Povo de Deus: a Bíblia, instrumento de comunicação de um Deus amor.

Porém, quando falamos da Sagrada Escritura para esses iniciantes, a primeira ideia que se tem é que ela nasceu de uma hora para outra. Por isso, é importante ajudá-los a conhecer sua história e como ela foi escrita e por quem foi escrita.

A Bíblia não foi escrita da noite para o dia, tampouco por uma única pessoa, mas por homens e mulheres, sob a inspiração de Deus.

Primeiro, o povo viveu acontecimentos que marcaram suas vidas!

Depois, esses acontecimentos ficaram guardados na memória. Durante muitos séculos, foram sendo contados de viva voz às outras pessoas, até que, num determinado momento em que o povo viveu uma situação semelhante à do passado, esses fatos foram escritos.

Mais tarde, esses escritos foram reunidos e assim se formou a Bíblia. Dizemos que o texto sagrado foi escrito a várias mãos, isto é, por várias pessoas da comunidade.

Lâmpada para os pés

A palavra Bíblia vem do grego e significa "os livros". No entanto, mais do que um livro, ela é uma biblioteca composta de 73 livros que narram a história e os fatos do povo de Israel, o povo escolhido, do qual nós hoje somos descendentes. Ela contém a mensagem de Deus revelada a seu povo. A Palavra de Deus torna-se para nós "lâmpada para os pés, e luz para o caminho" (Salmo 119,105).

Deus sempre se mostrou preocupado com sua criação e, através da Sagrada Escritura, ele se comunica com seu povo, como nos diz um importante documento do Concílio Vaticano II: "Nos livros sagrados, o Pai que está no céu vem amorosamente falar a seus filhos. É tão grande a força e a virtude da Palavra de Deus, que ela sustenta e dá vigor à Igreja, confirma a fé de seus filhos, alimenta a alma, jorra como fonte pura e perene da vida espiritual" (Dei Verbum, 21).

Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio
Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.