"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ENCONTRO SOBRE O RICA E A CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA - CNBB

ENCONTRO SOBRE O RICA E A CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

Nos dias 12 a 18 de agosto de 2002, ocorreu em Santiago (Chile), o Encontro sobre o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos) e a Catequese, promovido pelo DECAT (Departamento de Catequese do CELAM). Participaram  as Comissões Episcopais e os Diretores Nacionais da Catequese, juntamente com os peritos de Catequese do CELAM. Participaram nesse encontro os seguintes países: Argentina, Chile, Paraguay, Uruguay, Colômbia, Venezuela e Brasil. Participaram representando o Brasil: Dom Manoel João Francisco, Bispo Diocesano de Chapecó (SC), representando nesse encontro a Dimensão Litúrgica da CNBB; Pe. Luís Alves de Lima, sdb, Presidente do DECAT-CELAM e Pe. Vilson Dias de Oliveira, DC, Assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB.

OBJETIVOS:

§       Refletir criticamente sobre nossas experiências no âmbito da unidade da Catequese e o RICA.
§         Identificar os desafios  mudanças necessárias para implementar uma nova visão da Catequese em relação ao RICA.
§         Desenvolver estratégias de ação Catequética

TEMAS DE REFLEXÃO
 
1-      Apresentação do Ritual. Relação entre liturgia e catequese de iniciação.  Monsenhor Diego Padrón.
2-      A idade adulta: etapas, características, metodologia e pastoral: Ir. Enrique García Ahumada.
3-      Opções para o itinerário da iniciação cristã de adultos e consequências para o conteúdo.  Padre Roberto Viola S.J

INSTRUMENTO DE TRABAJO

Para tanto pediu-se a cada país de responder as questões a seguir em 5 páginas. Para a exposição da reflexão, cada país teve o espaço de 30 minutos.

1. Que importância se deu no seu país ao RICA e à Catequese de Iniciação de Adultos:
§         Na Conferencia Episcopal
§         Na Secretaria nacional
§         Nas Dioceses e paróquias

2. Enumere as conquistas mais significativas de:
§         Programas ou itinerários
§         Formação de Catequistas de Adultos
§         Materiais, subsídios e textos elaborados

3. Enumere as dificuldades mais sentidas a nível de:
§         Agentes
§         Interlocutores
§         Organização
§         Questões financeiras

4.      Que perspectivas se abrem para a Catequese de Adultos no âmbito do RICA em seu país?

Após a exposição de cada país e de estudar o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) na sua relação com a Catequese, percebemos os seguintes desafios:

DESAFIOS

1.       Buscar uma pastoral adulta para adultos, superando uma catequese centrada nas crianças.

2.       Procurar uma pastoral orgânica que articule melhor a catequese, a liturgia, a família, a ação social e outras, a fim de alcançar uma iniciação cristã integrada..

3.       Articular um processo de iniciação cristã que chegue a formar evangelizadores com profundo sentido de pertença à Igreja.

4.       Adaptar o RICA a partir do seu conhecimento, valorização, experiências e inculturá-lo.

Por isso, sugerimos às Conferências Episcopais, em especial as suas Comissões Nacionais de Catequese e Liturgia, algumas possíveis estratégias:

ESTRATÉGIAS

1.       Promover a análise cultural da situação de crescente descristianização e pluralismo religioso para destacar a necessidade de uma renovação missionária da Igreja.

2.       Estudar as causas do infantilismo religioso que se constata em muitos católicos e definir o perfil do adulto na fé, como referência para todas as etapas da catequese.

3.       Potencializar a formação pastoral do clero, inicial e permanente, que os capacite mais como evangelizadores, celebrantes e formadores, evitando que sejam meros executores de normas e rubricas.

4.       Favorecer a criação de espaços e condições para a iniciação cristã de adultos.

5.       Aproveitar o conteúdo do RICA para estabelecer processos de catequese que conduzam a uma verdadeira iniciação cristã.

6.       Promover uma liturgia humana, celebrativa, pascal, evangelizadora e participativa.

7.       Fomentar o intercâmbio de experiências, reflexões, materiais, utilizando melhor nossas publicações (“Anuário “Catecheticum”, Santiago – Chile, Revista de Catequese, São Paulo, Brasil), os encontros de peritos e de assessores das Conferências Episcopais Nacionais e do CELAM e  através de informações em nossas home page: www.celam.orgwww.isca.org.ar ; www.catecheticum.cl ; www.cnbb.org.br; www.chasque.net/luzalegria.

8.       Socializar as propostas para que cheguem às Conferências Episcopais, bispos, sacerdotes e catequistas.



"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.