"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

sábado, 2 de outubro de 2010

ORAÇÃ0

"Orai e vigiai para não cair em tentação"

O Significado da Oração:

- É o grande mistério da fé. Para aqueles que crêem é uma relação pessoal com o Deus Presente e verdadeiro.

- A oração não pode ser considerada, uma missão ou coisa a ser efetuada, mas como um prazer , algo que brota de dentro de seu coração. É a relação íntima com Deus.

- Quando se está orando não é você que procura Deus, mas é Ele que o procura. O essencial na oração é a relação de amizade entre Deus e o homem. A exigência fundamental da oração é o AMOR, é dizer sempre SIM a Deus, como Maria, devemos nos despojar de todo sentimento humano e nos intronizar no íntimo que nos leva a Deus.

MEIOS E EXPRESSÕES:

Podemos orar das seguintes maneiras:

A oração vocal- por meio de palavras usando o som

Meditando por meio de pensamento

A contemplação- relação íntima com Deus

A EDUCAÇÃO NA ORAÇÃO:

Em primeiro lugar é preciso o " querer " e também aprender a orar. Temos que pedir ao Espírito Santo que nos ensine a orar

Quando você começa a orar você entra em conflito com aquilo que está a sua volta, seus pensamentos e distrações, isto é um combate espiritual entre sua vontade de sintonia com Deus e o tentador que faz de tudo para desviá-lo de seu objetivo. Para que isso não ocorra e se acontecer você ter forças para vencer, antes de qualquer oração invoque o Espírito Santo.

- Nos Grupos de Orações existe um grupo que é chamado de intercessores, esse grupo é que entra com as orações em combate espiritual com o tentador para que o grupo principal não se desvie de seus caminhos.

A oração Principal do Cristão:



"Senhor ensina-nos a rezar" "Quando orardes dizei assim... Pai-Nosso que estais no céu......"

O "Significado "

Jesus nos ensina com essa oração em primeiro lugar que Deus é nosso Pai e Criador e que nos ama imensamente.

Os Setes pedidos e bênçãos do Pai-Nosso

1- Santificado Seja Vosso Nome:

Devemos reconhecer Deus e suas obras como Santa e sempre santificá-lo. O Deus Era que É e que Será, O Alfa e o Ômega.

2- Venha a nós o vosso Reino:

Jesus é o reino de Deus; só aquele que realmente acredita e aceita Jesus e o Evangélio como seu salvador é que poderá recitar esse pedido. Pois o único modo de nos salvarmos é seguindo os passos de Jesus. Através do amor a Deus Uno e Trino e ao seu próximo como ele próprio amou. Pela caridade e fraternidade aos mais humildes e necessitados.

3- Seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu:

A vontade de Deus é que todos os homens se salvem e nós temos que pedir essa graça ao Pai. No céu isso já se realizou, mas aqui na terra está muito longe de acontecer, cometemos muitos erros e pecados, mas através de Jesus isso é possível, pois ele é o único Salvador. Pois sozinho os homens não são capazes de se salvar.

4- O Pão Nosso de Cada Dia nos dai hoje:

Podemos interpretar esse pedido de várias formas, mas pelos ensinamentos de Jesus, devemos nos ater a duas idéias principais sobre o significado da expressão - Pão de Cada Dia- nos lembra alimento necessidades materiais etc.., (o menos importante) mas também o alimento necessário para a alma, o espírito...a palavra de Deus através das sagradas escrituras e também o pão vivo dos céus que nos é ofertado na Eucaristia.

"Nem só de pão vive o homem , mas de toda palavra de Deus"

5- Perdoai as nossas ofensas , assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido:

Quando nos arrependemos verdadeiramente de nossos erros(pecados), por pior que seja, e através da penitência e do sacramento da reconciliação , somos novamente aceitos e perdoados por Deus que é Pai e nos ama imensamente. O nosso advogado junto a Ele é Jesus.

Para nos mostrar essa bondade de Deus , nos ensinou a parábola da volta do filho pródigo(Lc 15,11-32), mas para que tenhamos o perdão de Deus, não podemos ter rancor, raiva ou ódio dentro de nossos corações por quem quer que seja, devemos nos libertar de tais sentimentos só assim estaremos aptos a receber o perdão . O amor e compaixão são fontes da vida plena , o rancor a mágoa e o ódio são engrenagens da morte.

6- E nos deixeis cair em tentação:

"Não há tentação maior que a resistência humana " Quando o homem se deixa levar pela tentação e se entrega ao consentimento Ele está em pecado. Temos que resistir com toda força a ela, e essa força nos é dada pelo Espírito Santo, que nos dá a graça de sabermos o que é o Bem verdadeiro e o Bem aparente.

7- Mas livrai-nos do mal

Assim como Deus tem poder sobre todas as criaturas, principalmente o homem o demônio também tem poder. Deus quer nosso bem nossa salvação. Mas como o diabo é inimigo de Deus e seu anseio é dominar as coisas criadas por Nosso Pai, ele ataca e tenta atrair os homens para si . Ele está no mundo para que através da mentira ilusões, violência, disputas etc.. perder os homens e destruir a Igreja de Jesus.

Por isso temos que estar sempre atentos e orando em sintonia e comunhão com a Igreja pela nossa libertação e de todas as famílias. Com a proteção de Nossa Mãe Maria e a legião de seus anjos possa nos proteger da ciladas do malígno.


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.