"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 6 de novembro de 2010

Outras Religiões

O Pai revelado pelo Filho
A invocação de Deus como “Pai” é conhecida em muitas religiões. A divindade é muitas vezes considerada “pai dos deuses e dos homens”. Em Israel, por exemplo, Deus é chamado de Pai enquanto Criador do mundo. Deus é Pai, mais ainda, em razão da Aliança e do dom da Lei a Israel, seu “filho primogênito” (Ex 4,22).


A Igreja e os não-cristãos

“Os que ainda não receberam o Evangelho também se ordenam por diversos modos ao Povo de Deus”.
A relação da Igreja com o Povo Hebreu. A Igreja, Povo de Deus na Nova Aliança, descobre, ao perscutar seu próprio mistério, seus vínculos com o Povo Hebreu, “a quem Deus falou em primeiro lugar”. Ao contrário das outras religiões não-cristãs, a fé hebraica já é resposta à revelação de Deus na Antiga Aliança.
De resto, quando se considera o futuro, o povo de Deus da Antiga Aliança e o novo Povo de Deus tendem para fins análogos: a espera da vinda (ou da volta) do Messias. Mas o que se espera é, do lado dos cristãos, a volta do Messias, morto e ressuscitado, reconhecido como Senhor e Filho de Deus, e do lado dos hebreus, a vinda do Messias - cujos traços permanecem encobertos – no fim dos tempos, espera esta acompanhada do drama da ignorância ou do desconhecimento de Cristo Jesus.
A relação da Igreja com os muçulmanos. “Mas o plano de salvação abrange também aqueles que reconhecem o Criador. Entre eles, em primeiro lugar, os muçulmanos, que, professando manter a fé de Abraão, adoram conosco o Deus único, misericordioso, juiz dos homens no último dia”.
A relação da Igreja com as religiões não-cristãs. A relação é primeiramente o da origem e do fim, comuns do gênero humano. A Igreja reconhece nas outras religiões a busca, “ainda nas sombras e sob imagens”, do Deus desconhecido, mas próximo, pois é Ele quem dá a todos, vida, respiração e tudo o mais, e porque quer que todos os homens sejam salvos. 
OUTRAS RELIGIÕES
Jesus fundou uma só igreja, a multiplicidade das igrejas cristãs não é obra de Deus, mas dos homens. Esta divisão entre os cristãos é uma vergonha um escândalo diante do mundo. Os culpados desta divisão somos todos nós. O nosso orgulho,  a nossa mediocridade, a nossa falta de fé, a nossa  falta de amor, é  que causaram as divisões  entre nós.
Voltaremos um dia a ver o mundo cristão como um só rebanho e um só Pastor (Jo 10,16).
O caminho é árduo, mas  um dia chegaremos a ver o mundo professar “um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só  Deus  e Pai de todos” (Ef 4, 3-6).

Origens das outras Igrejas Cristãs 

Martinho Lutero é o fundador do protestantismo. Nasceu na Alemanha em 1483, desde criança Lutero, via nos acontecimentos desagradáveis a presença do demônio, tudo atribuindo a ele. Este fato marcou Lutero a vida toda, pois se considerava como objeto da condenação  de Deus.  Aos 21 (vinte e um) anos, exatamente no dia 2 (dois) de julho de 1505, durante uma tempestade, um raio, caindo bem perto dele, quase o fulminou. Na hora, apavorado, fez voto de ser religioso. Os familiares e amigos tentaram dissuadi-lo. De nada adiantou. E Lutero entrou para a ordem dos Agostinianos  e, aos 23 anos, emitiu os votos de obediência, castidade e pobreza. Não tendo vocação, e dada a severidade da regra,  e também considerando sua tendência a ver o demônio em tudo, não se  deu bem no convento, ao invés de encontrar a paz, encontrou motivos para reformar a fé.
Em 1517, afixou 95 teses teológicas à  porta da Igreja de Todos os Santos em Wittemberg (Alemanha), atacando muitas verdades da Igreja.  A Santa Sé, então, interveio. Acontece que muitos príncipes da Alemanha viram em Lutero um bom  motivo para se afastarem do papa e o apoiarem. Dessa forma a polemica  passou  do campo religioso para o campo político,  dando origem ao nacionalismo germânico. Lutero, vendo-se apoiado pelos príncipes, continuou atacando a Igreja, os costumes e a doutrina. Depois de muitas tentativas de dialogo, todas fracassadas  pela recusa de Lutero a qualquer tipo de entendimento, foi excomungado, no ano de 1521.
Em 1529, o imperador Carlos V quis intervir na luta de Lutero com a igreja, para restabelecer a unidade e a paz. O imperador convocou  a Assembléia dos deputados(dieta) em Espira. Ficou decidido  que  era proibido  apoiar o movimento de Lutero e que  tudo devia voltar a ser como antes. Mas alguns principies não aceitaram esta decisão e declararam “Protestamos contra tal decisão”. Daí veio o nome de “protestante”.

Doutrina de Lutero e do Protestantismo

Lutero baseou sua doutrina em alguns princípios estes princípios são os seguintes:

1.      “Somente a fé  salva, sem as obras da  Lei” Lutero se baseou nas palavras de S. Paulo em (Rm 3,28), “ Sustentamos que o homem é justificado (salvo) pela fé, sem  as obras da Lei”. Aqui Lutero comete um erro grosseiro. Nestas palavras: “sem as obras da Lei” Paulo se refere as  Leis dos fariseus que davam importância só as coisas inúteis e se descuidavam das importantes, como amar a Deus e ao próximo. De fato S. Paulo, em 1 Cor. 13,2-3, diz claramente: “... ainda que possua a Plenitude da Fé, ao ponto de transportar montanhas, se não tiver Caridade, nada sou”. Aqui caridade significa “obra, ação, amor”. O mesmo diz S.Tiago “ A fé sem obras é morta”. (Tg 2,17).
2.      “Somente a Bíblia escrita é fonte de fé”. Isto é, devemos  crer somente no que está escrito, sem aceitar o ensino oral da igreja, que é a Tradição. (ora a bíblia e o novo testamento não foram escritos no mesmo instante dos acontecimentos somente anos depois.)
3.      Livre exame da Bíblia. Cada pessoa deve entender e interpretar como quer. O livre exame da bíblia está errado pois de fato a bíblia diz: “Nenhuma profecia da escritura  é de  interpretação pessoal”(2Pd. 1,20)

Os Batistas  ( Amsterdam – 1600)
Thomaz Munzer aceitou tudo o que Lutero ensinou e foi mais longe ainda. Começou a ensinar  que todas as pessoas  batizadas em criança não eram validamente batizadas. E que era preciso então batizar-se novamente e estas pessoas ficaram conhecidas como Rebatizantes ou Anabatistas. O fanatismo exagerado destes Anabatistas chegou a tal ponto que caíram no descredito de todos.
O verdadeiro fundador da igreja Batista é John Smyth. Era um clérigo anglicano, que, não aceitando a doutrina da igreja anglicana, fugiu da Inglaterra para a Holanda. Em Amsterdam, influenciado pelos anabatistas, aceitou suas idéias e rebatizou-se, mais tarde teve dúvidas sobre a validade do batismo administrado por si mesmo e se fez rebatizar outra vez, mas não por imersão. Aqui teve inicio a igreja Batista.
Em 1650 havia duas grandes divisões: os batistas gerais e os batistas particulares. Estes últimos se chamavam assim porque ensinavam que Cristo morreu, não por todos os homens, mas só pelos eleitos, isto é só por eles. Hoje no mundo inteiro temos uma divisão enorme de batistas, cada qual com um credo diferente: Batistas do Sétimo Dia, Batistas dos Seis Princípios, Batistas do livre-arbítrio, Igreja Batista de Cristo, Batistas unidos, etc.
A primeira igreja batista no brasil foi constituída em 1871, em Santa Barbara do Oeste (SP), por alguns americanos fugidos por causa da guerra entre o norte e o Sul dos EUA. Porem a primeira igreja Batista, com fins de conquistar os brasileiros à sua fé, foi fundada na Bahia em 1882. Hoje existem diversas organizações batistas e cada qual seguir uma linha diferente. Pode-se dizer que cada pastor na sua igreja é independente.

Doutrina e princípios dos Batistas


a)      Batismo administrado só aos adultos e por imersão.
b)      Independência da igreja local. Cada igreja é autônoma e independente de qualquer outra congregação. ( por causa desta autonomia alguns pastores introduzem novas formulas na administração do batismo.)
c)      Ausência absoluta da missão sacerdotal. A Assembléia elege seus pastores para o serviço.
d)      Separação da igreja e do Estado.
e)      Exclusão total do culto a Maria.

Presbiterianos : Escócia – 1560

Oficialmente o fundador da seita presbiteriana foi John Knox. Nasceu em 1505, estudou em Glascow para ser sacerdote católico e foi ordenado em 1530, mas alguns anos mais tarde começou a aceitar a doutrina de Calvino e de Lutero. Chegou a ser capelão real anglicano. Lutou muito para tornar o anglicanismo mais Luterano e calvinista, recusou-se ao celibato e casou-se com uma calvinista. Em 1560 o Parlamento escocês aboliu a autoridade do Papa na Escócia, proibiu a celebração da santa Missa e adotou a “Confissão de Fé” calvinista, codificada por John Knox.
Knox morreu em 1572, seu sucessor, André Melville, aperfeiçoou o presbiterianismo na Escócia, escrevendo o “Segundo Livro de Disciplina”. Neste livro expõe todo o sistema de governo da igreja presbiteriana. Depois de muitas lutas, guerras e divisões, chegou-se à religião estável da Escócia.

Doutrina

a)      A bíblia é reconhecida como única autoridade em que se baseia a religião. Hoje, porém, muitos presbiterianos inteligentes reconhecem um certo valor na tradição. Há muitos porém que não reconhecem a Bíblia como inspirada e logicamente são levados a negar a divindade de Jesus Cristo.
b)      Negam que Cristo tenha fundado uma igreja, para eles a igreja é uma simples associação de gente com a mesma finalidade em a mesma fé. Esta associação é voluntária. Ensinam, porém que para se salvar é preciso ser presbiteriano.
c)      O ministério: há uma Igreja Baixa Presbiteriana, que ensina que “os mais velhos” e presbíteros” são declarados tais por imposição das mãos e devem dirigir o culto, pregar o Evangelho e administrar os sacramentos. Porém, entre os leigos e estes presbíteros, não há nenhuma diferença. Os presbíteros são apenas encarregados pelos outros de trabalhar em favor dos fiéis.
d)      A igreja Alta Presbiteriana sustenta que Jesus instituiu uma classe de presbíteros para pregar a palavra e administrar os sacramentos.
e)      A confissão de fé de Knox é o fundamento do Presbiterianismo. Esta confissão é continuamente modificada.
f)        Os sacramentos : aceitam só o batismo e a ceia do Senhor.

CONGREGACIONALISTAS : Inglaterra – 1600

Robert Browne é seu fundador. Era clérigo anglicano, nascido na Inglaterra em 1550. Ao conhecer as doutrinas de Calvino e Lutero, aos poucos não aceitou mais nenhuma idéia de reforma e fundou uma igreja por sua conta, independente de todas as autoridades civis e eclesiásticas.
Foi em Norwich que começou a pregar sua nova doutrina. Fundou uma comunidade toda sua na Holanda, conforme suas idéias. Por causa de seu caráter violento e de muitas fraquezas, sua comunidade se dividiu em muitas frações. Em 1584 foi para a Escócia, onde os presbiterianos o colocaram na cadeia. Libertado, voltou para a Inglaterra, renunciou aos seus ensinamentos e foi reintegrado no clero anglicano, morreu em 1633.
Seus simpatizantes continuaram sua obra. John Greenwood e Henry Barrowe fundaram em Londres, em 1592, uma igreja desse tipo. Francis Johnson foi escolhido como ministro. Os dois primeiros, dois anos ais tarde, foram executados. Da Holanda e da Inglaterra os congregacionalistas passaram para a América do Norte e ai encontraram terreno fértil para seu desenvolvimento.

Doutrina

Para os congregacionalistas a fé é simplesmente confiança em Deus, confiança experimentada pessoalmente e com uma vontade pessoal de servi-lo. por conseguinte, negam qualquer verdade dogmática para ser acreditada por todos.
O pacto com Deus e com os outros é a base de todas as Igrejas congregacionalistas.
Eis o Texto do “pacto”:
“Pactuamos com o Senhor e uns com os outros; e na sua presença nos obrigamos a trilhar juntos todos os seus caminhos, conforme lhe aprouve revelar-se a nós na sua bendita Palavra de Verdade.”
Sacramentos: aceitam o batismo e a ceia do Senhor, mas cada um dá o valor que acha melhor a estes sacramentos.
Cada congregacionalista pode crer e praticar livremente o que desejar, o que importa é não aceitar nenhum dogma verdade codificada ou credo.
Os Metodistas : Inglaterra - 1739
John Wesley foi o fundador, nasceu em 1703 na Inglaterra. Foi aluno do Lincoln College, em Oxford, ali junto com seu irmão charles e outros, formou o "clube Santo": um Grupo de jovens que se dedicava à oração, meditação e pratica da caridade. Pelo seu método de funcionamento, esse grupo foi apelidado de "metodista". Em 135 foi admitido na ordem anglicana. No mesmo ano partiu para a América do Norte como missionário, foi um fracasso pois colonos americanos não aceitaram de modo algum suas doutrinas ditatoriais. Em 1739 organizou a Sociedade Metodista Wesleyana. Morreu como anglicano, em 1791, e nunca quis filiar sua Igreja metodista à Igreja da Inglaterra.
Doutrina Metodista
a)      Ele dizia que a Bíblia é a única regra de fé. Porém sempre condenou a interpretação privada.
b)      A salvação : Pregava a nova conversão, que justificava a alma perante Deus imediatamente. Essa nova conversão não era pelo batismo, mas depois. Os modernos metodistas consideram o batismo como simples símbolo de conversão.
c)      Ensinava que a salvação é para todos. Cristo morreu por todos e para salvar todos.
d)      Hoje em dia, entre os metodistas há fortes diferenças, sobretudo em relação àquilo que devem crer. Hoje no mundo inteiro os metodistas são mais de 24 seitas diferentes, com diferentes doutrinas e disciplinas.
Anglicanos e Episcopalianos
Henrique VIII, da Inglaterra, foi o fundador. Em 1421 escreveu um livro para demonstrar a falsidade da doutrina de Lutero. O Papa Leão X proclamou-o "Defensor da fé". Era casado com catarina de Aragão, com a qual teve cinco filhos. Tendo-se apaixonado por Ana Bolena, pediu ao Papa a anulação do casamento com sua primeira mulher, para poder se casar com Ana. O Papa foi irremovível:
"O que Deus uniu, o homem não pode separar"(Mt 19, 3-9). Cego de paixão, rompeu com Roma e se uniu aos protestantes, contra o Papa, casando-se então com Ana Bolena, em 1533.em 1536 o rei condenou Ana e se casou com Joana Seymour, a qual morreu um ano depois. Voltou a se unir com Ana de Cléveris, em 1539, mas alguns dias depois a repudiou e casou-se pela Quinta vez, então com catarina Howard. Essa também foi executada, em 1542. E casou-se pela ultima vez, com Catarina de Parr, o rei morreu primeiro.
A separação da Igreja católica e o inicio da Igreja Anglicana se deram historicamente em 1534, com o "Ato de Supremacia Régia" de Henrique VIII. Dais começou também a grande perseguição aos católicos. Chegou-se a tal ponto, que os católicos eram barbaramente encarcerados pelos simples motivo de não quererem assistir ao culto anglicano. Em 1581 foi feita uma lei pela qual eram enforcados ou esquartejados todos os que se confessavam ou davam absolvição.
Doutrina
A Bíblia contem as coisas necessárias para a salvação. As fontes da doutrina são : a Bíblia, o livro de Oração comum e os três credos: apostólico, niceno e atanasiano. Só dois sacramentos são considerados necessários para a salvação : o batismo e a eucaristia. È a igreja que mais se aproxima da Igreja católica em relação à doutrina e liturgia. Ultimamente há profundos estudos entre teólogos católicos e anglicanos para reunificar a Igreja a Roma. Entendimentos estes que estão bastante adiantados.
Os Adventistas: Estados Unidos - 1831

William Miller é o fundador. Na idade de 34 anos converteu-se aos Batistas. Começou a ler a bíblia, sozinho, sem preparação. O pior é que começou a interpretar o livro mais difícil, que é o Apocalipse de S. João. Descobriu na bíblia que o fim do Mundo estava próximo e através de cálculos infantis, concluiu que o fim do mundo devia ser no dia 21 de março de 1843. Depois de oito anos de pregação, o dia profetizado chegou. Todos os crentes venderam tudo o que tinham e vestiram vestes brancas e foram para o telhado esperar o fim do mundo. Mas como sabemos não aconteceu. Refez os cálculos o verdadeiro fim do mundo seria no dia 22  de outubro de 1844. Nova desilusão. Chamaram matemáticos e profetas da seita e pela terceira vez os cálculos estavam certos. Deveria ser em 1854. Novo fracasso. O mundo continuou.
Doutrina
O primeiro dogma fundamental dos Adventistas é que a Segunda vinda de Cristo está iminente. Segundo dogma fundamental: observância do sétimo dia, o Sábado. Todos os Adventistas devem ser vegetarianos e de forma alguma tomar bebidas alcoólicas nem fumar. Condena a todos, pois quem não pensa como eles irá para o inferno. Sobretudo o seu ódio é manifesto contra o Papa e a Igreja Católica.
Divisões: hoje o adventismo está divido em inúmeras seitas cristã do advento.
Testemunhas de Jeová: Estados Unidos - 1874
a)      Charles Taze Russel é o fundador. Pertencia a Igreja Congregacional. Era , como se diria hoje um doente mental, pois vivia continuamente com a idéia do inferno na cabeça. Em 1869 encontrou-se com um ateu, este, com poucas palavras  destruiu sua fé sobre o inferno. Tornou-se um ateu. Porém, de vez em quando, dava uma olhada na bíblia. Por meio da Bíblia fez outra descoberta, isto é, que podia crer na Bíblia e não crer no inferno.
b)      Com 20 anos começou a pregar esta nova descoberta e gritava a todo canto: "não Há inferno!", fundou uma nova religião e se deu o nome de pastor Russel. Em pouco tempo ficou rico através de seus escritos, inventando profecias, declarando-se infalível na interpretação da Bíblia, extorquindo dinheiro do povo.
c)      A grande mentira: se declarava sempre como grande conhecedor das Escrituras. Era o grande mensageiro de Deus. No Canadá, em pleno tribunal, jurou diante de todos que sabia grego, a língua do Novo Testamento. Foi lhe apresentado um Evangelho escrito em grego. Mas foi obrigado a admitir que não conhecia aquela língua.
d)        Outro grande Pecado: sua mulher se divorciou dele em 1897, por acusação de adultério da parte dele com duas mulheres, e por maus tratos. Foi obrigado a pagamento de pensão mensal a ela, mas imediatamente Russel transferiu a conta de todo seu dinheiro a sociedade Bíblica. E sua mulher morreu de fome. Seus seguidores nem gostam que se recordem certos fatos.
e)      Joseph Franklin Rutheford desenvolveu a obra de Russel Rutheford estava cumprindo sentença na cadeia de Atlanta. Terminada a pena, formou-se em direito. Foi escolhido para ser procurador das testemunhas de Jeová. Aproveitou a oportunidade para lançar outras idéias e sair do anonimato, ele inventou o nome Testemunhas de Jeová e lançou milhões de folhetos no mundo inteiro, inculcando ódio contra todas as religiões. Morreu riquíssimo em 1942.
Doutrina
È a negação do Cristianismo em toda a linha. Um sectarismo domina todo o movimento. Negam a Santíssima Trindade. Negam a divindade de Jesus. Negam a espiritualidade da alma. O mundo é dirigido pelo Diabo. Todas as religiões são obras de Satanás. São animados por um fanatismo doentio que só fabrica doentes mentais.
Assembléia de Deus e sua Divisão (Pentecostais)
Fundação
A Assembléia de Deus foi fundada em 1914 na cidade de Hot Springs, EUA, por um grupo de pastores provenientes de diversas denominações protestantes. Estes pastores conseguiram reunir mais de 100 congregações diferentes em uma só denominação que se chamou Assembléia de Deus.
Orientação
Os pontos doutrinários são tirados das outras igrejas protestantes, aceitando quase todos os princípios destes, como: somente a Bíblia, somente a fé a salva, negação do culto a Maria etc.
Divisão da Assembléia de Deus
Os membros da Assembléia de Deus estão sujeitos a muitas divisões sem controle, pois eles pensam que o espírito Santo age diretamente sobre cada um deles. Quando alguém tem uma visão, ou um sonho, o uma profecia, etc., e alguém discorda ai começa a separação, dando inicio assim a uma nova seita.
Principais Grupos no Brasil.
a)      congregação Cristã do Brasil distingue-se das outras congregações por certas características próprias.
b)      Cruzada "Brasil para Cristo" fundada por pastor Manoel de Melo em 1995, que se desligou da Assembléia de Deus por motivos financeiros.
c)      "Deus é amor" Fundada por Davi Miranda, cunhado do pastor Manoel de Melo, em 1962 também por motivos financeiros. Este pastor responde por processos de curandeirismo.
d)      "Casa da benção", igreja da Graça, igreja Universal do reino de Deus, etc. todos se separaram por motivos de dinheiro. Além destas existem outras seitas : Cruzada Nova Vida, Evangelho Quadrangular, Igreja da Restauração, Reavivamento, Cristo Pentecostal, etc.
Doutrina
Aceitam duas espécies de batismo. Batismo de água e batismo do Espírito santo. Batismo de água é administrado só aos adultos e significa um simples sinal de arrependimento. Batismo do Espirito Santo é sempre acompanhado do Dom das línguas. Curas milagrosas, para eles todo e qualquer tipo de doença  é obra do demônio. Todo seu trabalho consiste em expulsar demônios.
Igreja da Unificação do ver. Moon
Esta seita é especializada em aliciar jovens. Com falsas promessas de coisas mirabolantes, conseguem enganar muitos jovens, afasta-los dos estudos e de seus pais. Fazem lavagem cerebral e os mandam pelas ruas das cidades pedir dinheiro para seu chefe. Enganosamente se apresentam como amigos do Papa, para ludibriar os mais simples. Em todo lugar tiveram problemas com a polícia.

Para responder:
1.      Que  tipo de vida apresenta o mundo pagão?
2.      Qual a missão de Cristo?
3.      Por que a fé é o maior tesouro do mundo?
4.      Que é uma seita?
5.      Qual as coisas mais revoltantes das seitas?





"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.