"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Festa de Corpus Christi

O Dia de Corpus Christi festeja a presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada (o sacramento da Eucaristia), o que Ele instituiu na quinta-feira Santa, durante a Última Ceia com os 12 Apóstolos. A comemoração do fato ganhou esta segunda festa – pois também é celebrado na própria quinta-feira Santa – em razão de a primeira data acontecer em tempo de penitência, véspera da memória da Paixão e Morte de Cristo, o que não dá margem a expressões muito alegres. O dia de Corpus Christi é uma festa móvel (a cada ano tem uma data diferente) e cai sempre na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Jesus havia permanecido três anos com seus Apóstolos e chegara a hora de voltar ao Pai que o enviara. Ia desaparecer visivelmente dos olhos de seus amigos. Como fazer para ficar sempre presente com eles e seus seguidores? Ele ia dar sua maior prova de amor na cruz, para salvar a humanidade, mas de que forma perpetuar gesto de amor tão profundo? Instituiu, então, o sacrifício Eucarístico de seu corpo e sangue, e o confiou à sua Igreja. A presença dele neste sacramento não é um sinal apenas: é a presença real do próprio Cristo, no pão e vinho transubstanciados.

A origem da celebração

Conta a tradição que esta festa originou-se na Bélgica, no século XIII, quando a Irmã Juliana de Cornillon (que depois viria a ser beatificada) teria tido visões de Jesus Cristo, o qual demonstrou-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festividade para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos, até hoje utilizados durante a celebração.

A vidente

Juliana de Liege era monja e viveu entre os anos 1192 e 1258. Nasceu em Retinne, próximo de Liege, província belga. Aos 5 anos tornou-se órfã, passando a ser criada no Mosteiro de Monte Cornillon. Ela estava decidida a fazer os votos de uma vida totalmente entregue a Deus e vestiu o hábito das monjas agostinianas neste mesmo mosteiro, em 1207.

Suas virtudes e dons se evidenciavam e passou a descrever suas revelações, obtidas durante suas orações contemplativas. Em uma delas, Juliana descreveu uma lua atravessada por uma faixa escura. Segundo sua interpretação, esta lua incompleta significava a liturgia que, embora em seu esplendor, lhe faltava uma festa em honra do Corpo Sagrado de Cristo, sacrificado pela humanidade. Confidenciava as revelações apenas à Irmã Eva e a uma enfermeira, Isabela. A aliança e cumplicidade entre as três mulheres frutificaram na propagação desse culto.

Mais tarde, o bispo de Liege instituiu, embora com relutância, a festa tão desejada pelas Irmãs e pela comunidade, dando-lhe o nome de Corpus Domini (“Corpo de Deus”). Porém, muitos se mostraram contrários à festa e ao culto. O bispo hesitava, mas Juliana já tinha preparado o ofício (a pregação), as leituras e os cantos para a nova celebração. Seu texto acabou sendo lido, explicado e cantado. Apaziguados os ânimos, o bispo decidiu instituir de vez, em 1246, a festa diocesana do Corpus Domini.
Outro acréscimo à história, conforme a tradição, é que um sacerdote chamado Pedro de Praga tinha dúvidas sobre a real presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu, então, peregrinar ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, para pedir a fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da consagração (momento da transubstanciação da hóstia e do vinho em corpo e sangue de Cristo) veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia transformou-se em carne, respingando sangue e manchando as toalhas litúrgicas do altar, mas sem molhar as mãos do padre, pois a parte que estava com ele conservou-se como pão ázimo.

Um dos religiosos que haviam apoiado Juliana em sua iniciativa foi Jacinto Pantaleão, arquidiácono de Trois, que acabaria sendo eleito Papa em 1261, adotando o nome de Urbano IV. Pois por solicitação dele, esses objetos milagrosos foram para Orvieto em grande procissão, sendo recebidos solenemente pelo próprio Papa e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta teria sido a primeira procissão do Corpo Eucarístico. Em 11 de agosto de 1264, através da bula papal Transiturus, Urbano IV instituiu a festividade do Corpus Domini (“Corpo de Deus”) para toda a Igreja.

Infelizmente, Juliana de Liege não viveu para ver este acontecimento. Tornara-se priora do Mosteiro de Monte Cornillon, em 1230, trabalhando pela manutenção de uma disciplina rigorosa, que não agradou a muita gente. Em 1248 ela decidiu deixar o cargo e ingressou na clausura em Fosses, também na Bélgica, onde viveu até morrer, a 5 de abril de 1258. Seu corpo foi sepultado na Abadia Cistercense de Villers. Mas ela teve tempo de saber que a festa de Corpus Domini já era comemorada em toda a Bélgica, França e Alemanha. O Papa Pio IX beatificou Juliana de Liege em 1869 e confirmou seu culto litúrgico para o dia 6 de abril.


Arquidiocese de Niterói
Publicado no Veritas, edição 26 - Junho/2004

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.