"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jesus Cristo, Deus e Homem


Tema: 
         Após ter conhecido partes do Antigo Testamento, vamos agora conhecer o Novo Testamento, ou seja, a Nova e Eterna Aliança, Que é Jesus Cristo, Ontem, Hoje e Sempre.
Já vimos como Deus fez a Aliança com seu povo. Libertou o povo da escravidão e levou de volta à terra de Canaã. Deus deu sua lei e esperou do seu Povo amor e fidelidade.

Mas nem sempre essa resposta foi dada. O povo se afastava de Deus. Então surgiam os Profetas que lembravam ao Povo de seu compromisso.
Jesus é o Novo Profeta.
Depois de ter falado pelos Profetas, Deus quer falar ainda mais de perto. Quer revelar-se ainda melhor. Ele o faz através do Filho Jesus.
Jesus é o Profeta por excelência, o grande enviado de Deus, o seu grande mensageiro, o Filho. Muito mais do que os Profetas, ele pode falar de Deus, mostrar quem é Deus.
Jesus mostra o Deus da Aliança, o Deus de amor que se dá até o fim. A bondade de Jesus, a sua misericórdia, a sua exigência, a sua doação até a morte, mostram o amor do seu Pai.
Jesus, por seu modo de viver e pregar entra em choque com as autoridades do seu tempo. Jesus prega um Deus diferente, que eles não podem aceitar. Por isto o eliminam. Jesus é condenado à morte pela cruz, a morte mais humilhante e escandalosa que um judeu podia imaginar.
A Boa Nova se espalha.
Mas, depois do aparente fracasso, os apóstolos de Jesus testemunham:
“JESUS ESTÁ VIVO. JESUS RESSUSCITOU!
Verdadeiramente, ele é o messias, o Cristo, o Senhor!”
Fortificados pelo poder do Espírito Santo, vão anunciar esta mensagem a todos que a querem ouvir. Surgem as primeiras comunidades cristãs e a Igreja se espalha rapidamente no mundo daquele tempo.
O Antigo Testamento fala de Jesus.
Os primeiros seguidores de Jesus foram os judeus. Segundo seu costume, reúnem-se para ouvir as Escrituras que são, então, somente o Antigo Testamento. Mas eles começam a ler aqueles escritos com olhos novos. Tudo se ilumina com nova luz, com novo entendimento. Eles descobrem que o Antigo Testamento fala de Jesus, veladamente, e que o anuncia como aquele que vai completar a obra de Deus, como o messias esperado.
No evangelho de João (5,39) Jesus diz:
“Vocês examinam as Escrituras, porque pensam encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam a respeito de mim”.
Quando Jesus aparece aos seus discípulos depois da ressurreição, Ele lhes diz:
“Enquanto ainda estava com vocês, eu falei que tinha de acontecer tudo o que estava escrito ao meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos”.
Então abriu as mentes deles para entenderem as Escrituras Sagradas
(Lc 24,44-45).
Para o cristão, a Bíblia toda é o livro de Jesus Cristo. Sua vinda é o acontecimento que divide em duas partes a história humana. Tudo pode ser visto como preparação para sua vinda ou conseqüência dela.
Toda Sagrada Escritura fala de Cristo, e encontra sua plenitude cm Cristo, porque forma um único livro, o livro da VIDA, que éCristo.
(Hugo de São Vítor)


Com Jesus tudo se torna novo

Com Jesus inicia um novo reino: um reino de justiça e amor.
Cristo é o novo Rei, o novo Davi.
Surge um novo Povo: todos que seguem a Jesus Cristo e se unem na Igreja de Jesus.
A antiga Lei tem sua plenitude na nova Lei do Amor. Jesus é o novo      Moisés que liberta seu povo do pecado e que caminha com ele rumo a uma nova terra de justiça e de paz. A história do povo de Deus, o novo Israel, continua. Cristo veio renovar, aperfeiçoar e levar tudo à sua plenitude.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.