"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 28 de julho de 2012

Liturgia Diária Comentada 27/07/2012


Santo do Dia: CELESTINO I – Papa e Santo

Primeira Leitura: Livro do Profeta Jeremias 3,14-17
Eu vos darei pastores segundo o meu coração; e em torno de Jerusalém se reunirão todos os povos.
”Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor, pois eu sou vosso Senhor; vou tomar-vos, um de uma cidade e dois de uma família, e vos reconduzirei a Sião; eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria.

Quando vos tiverdes multiplicado e crescerdes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, não se falará mais da ‘arca da aliança do Senhor’; ela não virá à memória de ninguém, não se lembrarão dela, não a procurarão nem fabricarão outra. Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau”. - Palavra do Senhor.

Salmo: Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R. Cf. 10d)
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho
Ouvi, nações, a palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: /'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, / e o guardará qual pastor a seu rebanho!'

Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. / Voltarão para o monte de Sião, / entre brados e cantos de alegria / afluirão para as bênçãos do Senhor:

Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho segundo Mateus 13,18-23
Aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.

A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança)Uma parábola, quatro terrenos. No Brasil Colônia, Pe. Vieira escreveu um famoso sermão sobre o tema. A semente é a mesma: a Palavra de Deus. A Boa Nova da salvação. O semeador é o mesmo: o próprio Senhor. O que muda é a terra... E a terra é imagem do coração humano, que acolhe de várias maneiras a semente que Deus vem plantar amorosamente. Sendo uma das raras parábolas que o próprio Mestre interpretou (cf. Mt 13, 18-ss), fica fácil extrair sua mensagem.

Na terra batida do caminho, o Maligno arrebata a semente antes que possa penetrar e germinar. Quem cede às tentações e sugestões do Inimigo encarna bem este terreno. Os mestres da ascética e da mística sempre nos alertam para a necessidade de vigilância para fugir até mesmo das ocasiões de pecado. Quem brinca com o fogo...

O terreno pedregoso simboliza a volubilidade humana: à primeira dificuldade, obstáculo ou perseguição, logo brotam reclamações, amarguras e azedumes. Vêm à tona os sentimentos de desânimo, de impaciência, que geram o comportamento de vítima. E não demora a secar a plantinha que havia brotado...

E os espinhos que sufocam a planta? São as luzes do mundo, seduções do paganismo, saudade dos prazeres mundanos. No coração, apesar da experiência de Deus, permanecia algum apego às “delícias” da sociedade sem Deus, onde se vive de lucro e prazer e – acima de tudo – onde há notável alergia a todo tipo de cruz...

Enfim, temos a “terra boa”. Ouvir a Palavra, acolher com amor e permitir que ela dê frutos... Se, por um lado, tudo é graça, pois é Deus quem semeia, por outro lado tudo é cooperação com a graça, pois o Senhor respeita a liberdade de cada um. A seara viçosa e a fértil colheita dependem do jogo desses dois amores: um Deus que ama e alguém que se deixa amar.

Não podemos reclamar: Deus tem insistido em sua sementeira. Geração após geração, século após século, Deus tem sido fiel. Não nos faltou a sua Palavra. Não nos faltou a sua Igreja. Não nos faltaram os seus santos.

Bem, devo confessar. Não sabemos ser terra boa. Mas podemos pedir a Deus que adube nossa terra. E ele o fará. Ainda que seu adubo sejam provações, sofrimentos e cruzes. Tudo por amor...

LITURGIA COMPLEMENTAR

16ª Semana do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério
Prefácio Comum - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Salmo 53,6.8 - É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom.

Oração do Dia: Ó Deus, sede generoso para com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE JULHO

Geral – Segurança no trabalho: Para que todos tenham trabalho e possam desempenhar suas tarefas em condições de estabilidade e segurança.

Missionária – Voluntários cristãos: Para que os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.

Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.