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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Liturgia Diária Comentada 17/10/2012


Memória: SANTO INÁCIO DE ANTIÓQUIA – Bispo e Mártir

Primeira Leitura: Gl 5,18-25
Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões
Irmãos, se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.

Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente. - Palavra do Senhor.

Salmo: 1,1-2. 3. 4.6 (R. Cf. Jo 8,12)
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!
Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz via prosperar.

Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho: Lc 11,42-46
Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei.
Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos dissimulados, sobre os quais os homens andam sem saber”.

Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica Nova Aliança): Neste Evangelho, ao invectivar os fariseus de seu tempo, Jesus usa de tintas fortes para realçar o contraste (e a neurose!) entre uma aparência de piedade e um coração impiedoso. Como diz o povo mineiro, “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”...

A imagem utilizada pelo Rabi da Galileia – como de costume, extraída do cotidiano da Palestina – refere-se ao antigo hábito de caiar os túmulos para deixá-los bem visíveis. Assim, buscava-se evitar que alguém, inadvertidamente, viesse a se encostar em um deles e, em consequência, tornar-se ritualmente impuro, o que obrigaria o infrator a longos ritos de abluções e purificação por um período de sete dias (cf. Nm 19, 16). Claro que, mesmo caiados e muito alvos por fora, o interior dos túmulos conservava a mesma podridão...

A intenção de Jesus é deixar bem claro que a religião de alguém não deve ser medida por gestos exteriores e picuinhas devocionais, que de nada hão de valer se o interior do homem não corresponder às atitudes externas. Ora, os fariseus da época costumavam gabar-se da mais estrita observância da Lei mosaica e dos 613 preceitos rabínicos, chegando a hipervalorizar pequenos detalhes legais, como o dízimo sobre as ervas e os temperos, muito além da exigência escrita. Ao mesmo tempo, esses homens “religiosos” eram capazes de explorar os mais pobres, como as viúvas sem proteção. É bem verdade que nossa época também conserva os seus fariseus...

Em resumo, Deus vê o coração, as intenções mais profundas do espírito humano. Simular alguma devoção enquanto se alimenta um vício oculto merecerá a um de nós o mesmo rótulo citado por Jesus Cristo: sepulcros caiados. Uma pequena esmola não esconde nossa avareza. Atitudes polidas podem ocultar o ódio mais cego. Promessas de amor ocultam intenções devassas.

Pior ainda, quando o nome de Deus é usado como fonte de lucro e de espoliação dos mais pobres! Ou quando algum conhecimento teológico é utilizado para zombar da fé dos mais simples, tantas vezes feita a canivete, sem maior polimento!

Sem dúvida, Deus aprecia o homem virtuoso. Mas sabe muito bem que toda virtude é dom. Não é nosso esforço atlético que nos aproxima de Deus... Apenas buscamos corresponder a um amor infinito, derramado sobre todos, sem distinção.

LITURGIA COMPLEMENTAR

28ª Semana do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério
Prefácio comum ou dos santos - Ofício da Memória
Cor: Vermelho - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Gálatas 2,19-20 Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Oração do Dia: Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda continua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Cor Litúrgica: VERMELHO - Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e santos mártires.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento NALC 44.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE OUTUBRO

Geral – Nova Evangelização: Para que a nova evangelização se desenvolva e progrida nos países de antiga cristandade.

Missionária – Jornada Mundial Missionária: Para que a celebração da Jornada Mundial Missionária seja ocasião de um renovado empenho missionário.

Acesse através do link:

Nós do “Católicos com Jesus” preparamos em estudo que está sendo postado um capitulo por semana, sempre na quarta-feira.

Adaptação: Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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