"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bispos aprofundam reflexão sobre conjuntura social e política


E-mailImprimirPDF
Consepnovembro20123



Os membros do Consep que têm por definição estatutária da CNBB a missão de acompanhar a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil se dedicaram, na última parte da manhã desta terça-feira, 27 de novembro, ao da conjuntura mundial e nacional. A assessoria de política e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) ofereceram contribuições para uma análise dos principais movimentos econômicos, políticos e culturais no mundo e no país.

Essa análise é sistematicamente feita nas reuniões dos conselhos da CNBB e na assembleia geral dos bispos e é sempre disponibilizada no site da Conferência mesmo não se tratando de documento oficial. Entre os assuntos colocados em relevo na análise da situação brasileira está a questão da Copa do Mundo de futebol e das Olimpíadas com questionamentos sobre as obras, sobre os riscos que esses eventos podem trazer para a população e os ganhos reais que deixarão para o país. Há deslocamento de populações que ocupavam áreas que agora são usadas para a construção de arenas de esporte e uma nuvem de preocupação está representada pelo risco de aumento de turismo sexual por ocasião desses eventos.
Outro assunto destacado, referindo-se a recente celebração do Dia da Consciência Negra, foram os avanços da luta pela igualdade racial com especial atenção aos estudantes negros por meio das cotas e pela demarcação, ainda que mínima, de terras de populações quilombolas. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, reforçou a importância da eleição do ministro Joaquim Barbosa para a presidência do Supremo Tribunal Federal como afirmação da força dos negros e da população mais pobre do país. Os grandes desafios que exigem mudanças e que permanecem na área da violência doméstica, por exemplo.
Padre Geraldo Martins, assessor de política da CNBB, fez um rápido relato de notícias do Congresso. Ele destacou seis temas. Primeiro: a CPMI do Cachoeira. A dificuldade em ler o relatório está na falta de acordo entre os parlamentares da Comissão que deve Indiciar 34 pessoas, incluindo o Carlos Cachoeira. A CPMI termina os trabalhos em 03 de dezembro. Segundo: CPI da pedofilia. Predomina o encaminhamento do aumento do rigor na pena sobre os agressores. Terceiro: Comissão da Verdade. Tratam de investigar assuntos relacionados a participação das religiões nos eventos analisados pela Comissão. Quarto: Plebiscito da redução da maioridade penal. Esse projeto está no Senado aguardando relator e preocupa, especialmente a Pastoral do Menor e outras. Quinto: Marco civil da internet. O tema não tem consenso, por enquanto. E o grande medo é o do censu ra. Sexto: PEC das empregadas domésticas. Mesmo com algumas discussões problemáticas a respeito do assunto, é preciso registrar que foi um avanço na luta pela valorização das trabalhadoras.
Os bispos receberam informações mais detalhadas de como foi realizado e o sentido do Seminário sobre o Marco Regulatório realizado pela CNBB no início do mês, em Brasília e que contou com a participação do ministro chefe da secretaria geral da presidência da República, Gilberto Carvalho. Entre as importantes contribuições do Seminário está a de “reconhecer explicitamente a existência e o papel das organizações religiosas, e de outras organizações vinculadas às Igrejas, como atores de participação ativa na sociedade por seu poder de organização, mobilização e autonomia nos processos de desenvolvimento social e democrático no país”.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.