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segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um padre pode deixar de ser sacerdote?

Há padres que, por diversos motivos, se secularizam, se casam, deixam o ministério. Mas eles deixam de ser sacerdotes?

Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre Cristo sacerdote, o sacerdócio ministerial e o sacerdócio comum dos fiéis (para isso, leia este texto). Agora vamos aprofundar em outra ideia: o "caráter" sacramental – concretamente, o caráter que o sacramento da Ordem imprime.


Aqueles a quem é confiada ministerialmente esta "repetição" do único sacrifício de Cristo, recebem esta tarefa pela imposição das mãos, no sacramento da Ordem Sacerdotal, que faz que aquele o que recebe se configure com Cristo-Cabeça do Corpo dos "santificados".
Por isso, o sacerdócio ministerial, ao configurar o ministro ordenado com Cristo sacerdote para sempre, faz que tal padre receba seu sacerdócio para sempre; ele fica marcado para sempre, selado, "in aeternum", segundo a ordem de Melquisedeque, como diz a Carta aos Hebreus.
Então, um padre pode deixar de ser sacerdote?
A resposta é a conclusão do que foi dito anteriormente. Um sacerdote numa deixa de sê-lo. Um padre validamente ordenado jamais perderá seu "caráter" sacerdotal, seu sacerdócio para sempre.
Mas... e o padre que abandona o sacerdócio?
A resposta é clara: ele continua sendo sacerdote. Mas a Igreja, que lhe impôs algumas obrigações para exercer seu sacerdócio, pode dispensá-lo de tais deveres se o sacerdote pedir, por lhe ser impossível ou extremamente difícil cumpri-los (recitação do breviário, celibato, serviço a uma paróquia etc.); ao mesmo tempo que em que lhes é concedida a dispensa, lhes é pedido também que não exerçam o sacerdócio.
Esta dispensa das obrigações e o consequente não exercício do ministério sacerdotal (não ouvir confissões – salvo em perigo de morte –, não celebrar a Eucaristia, não ter trabalhos pastorais à frente de uma comunidade de fiéis etc.) é concedida mediante um expediente minuciosamente regulado, por petição expressa ao Santo Padre e concessão deste; ou seja, solicita-se a dispensa, que pode ser concedida ou não, mas não se "exige um direito" por parte do solicitante.
É necessário concluir, mas não com esta afirmação, que pode ser dura. A Igreja é sempre Mãe e, antes de conceder tal dispensa, aconselha o sacerdote a refletir seriamente na grandeza do presente que Deus lhe deu, ao configurá-lo com Cristo, de maneira tão marcada e selada; trata-se de um homem, tão indigno quanto outro qualquer, a quem foi dado o poder dizer com os lábios e o coração do próprio Cristo: eu te perdoo dos teus pecados; isto é o meu corpo; este é o meu sangue.
Agradeçamos a Deus pelo dom do sacerdócio à sua Igreja: graças aos padres, temos a Eucaristia, o perdão dos pecados e o Pão da Palavra.
Referências



E. Arnau: Orden y Ministerio. BAC1995
Congregación para el clero: Directorio para el ministerio y vida de los presbíteros. Editrice Vaticana1994
Conf. Ep. Española. Com. Ep. del clero. Espiritualidad sacerdotal. Congreso. Edice 1989
Congregario de cultu divino… Colectanea. Ad causas pro dispensatione a lege sacri coelibatus obtinenda. Editrice vatican2004.





Fonte: http://www.aleteia.org/pt/estilo-de-vida/q&a/um-padre-pode-deixar-de-ser-sacerdote-882002

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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