"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 21 de maio de 2015

A comunicação a serviço da verdade

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger

A comunicação a serviço da verdade

  Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil


A Igreja escolheu o dia da Ascensão do Senhor – solenidade que neste 2015 se celebra hoje –, como o Dia Mundial das Comunicações. Essa escolha se deve à ordem que Jesus deu enquanto partia: "Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos (...), ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei" (Mt 28,19-20).

"Ide... ensinando-os". Nós, discípulos de Jesus, recebemos, pois, uma ordem que exige espírito de iniciativa, criatividade, dedicação ("Ide"); somos portadores de uma mensagem (o Evangelho) que deve chegar a todas as pessoas, em qualquer lugar ou situação. Temos consciência de que o principal instrumento de evangelização é o amor; que a conversão das pessoas é obra do Espírito Santo. Mas sabemos, também, que os jornais, as emissoras de rádio, os canais de televisão, as redes sociais etc. são meios modernos que podem e devem ser usados para comunicar a Boa Nova que Jesus Cristo nos deixou.
Os meios de comunicação são capazes de transformar  nosso mundo numa  pequena aldeia, num bairro, numa pequena cidade. Rostos de argentinos e russos, de norte-americanos e chineses entram diariamente em nossa casa pela televisão. Vozes de políticos e de cantores fazem parte de nosso dia a dia, graças às emissoras de rádio. O pensamento de um jornalista ou  as ideias de um comentarista de futebol podem ser lidos por nós num dos tantos jornais que  temos à nossa disposição.
Para este 49º Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco escreveu uma Mensagem que tem como tema a Família. Sua intenção é ressaltar que é na família que aprendemos a nos comunicar e a conviver na diferença; é nela que aprendemos a forma fundamental de comunicação, que é a oração.
Os meios de comunicação tanto podem ajudar como dificultar a comunhão entre as pessoas. Favorecem, se colaboram para a construção de pontes entre elas; dificultam, se ocupam tanto tempo na vida de uma pessoa que a leva a se fechar em si mesma. (Se ao ler isso você se lembrou logo do que se vê por toda a parte – crianças, jovens e adultos teclando continuamente, indiferentes ao que acontece ao seu redor –, entendeu o que quero expressar...)
Os meios de comunicação enquanto tal são neutros, isto é, não têm partido político, religião ou preferência por um determinado clube. Mas, por trás deles,  encontram-se pessoas com sua visão de mundo, seus interesses e suas propostas. Sonhar com uma comunicação cem por cento objetiva é pensar num mundo irreal. Comunicar é escolher; é dar prioridade a determinados assuntos, em detrimento de outros; é destacar valores. Reconheço, por exemplo, que quando uso os meios de comunicação sou conduzido por algumas convicções:
1ª - A comunicação nasceu no coração de Deus. Ele nos criou para nos comunicar seu amor. Enviou–nos o seu Filho como sua Palavra, como "a" Palavra, para nos revelar o que espera de nós, seus filhos e filhas.
2ª - A comunicação deve estar a serviço da verdade. Só ela nos torna livres. A mentira pode ser apresentada sob formas tão belas que acaba sendo confundida com a própria verdade, o que torna mais grave a responsabilidade dos que usam os meios de comunicação.
3ª - A paz é o grande sonho da humanidade. Quantas pessoas vivem, lutam e morrem pela paz! Nesse campo, os comunicadores têm uma importante missão a desempenhar. Podem não só educar as pessoas, para valorizarem causas nobres, como chamar a atenção da sociedade para injustiças e arbitrariedades. Quantas campanhas em benefício dos mais necessitados alcançaram seus objetivos, graças ao bom uso dos meios de comunicação!
Neste seu dia, comunicadores, meu apelo: estejam a serviço da verdade, valorizem a família e sejam construtores da paz!
           http://www.cnbb.org.br/outros/dom-murilo-sebastiao-ramos-krieger/16548-a-comunicacao-a-servico-da-verdade

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.